terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Lontra é achada morta em reserva

Vídeo: Lontra


Lontra é achada morta em reserva


A morte de uma lontra dentro da Reserva Ecológica de Jacarenema, em Vila Velha, no último sábado deixou ambientalistas da região preocupados. É o segundo animal da espécie encontrado morto. Para o Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, organização que denunciou o fato aos órgãos ambientais, a morte dos bichos relação com a pesca clandestina na região.

“A lontra é um animal que está presente em todo o Rio Jucu. Vive na terra, mas se alimenta na água. Acreditamos que a morte dele está relacionada à atividade pesqueira, à pesca de camarão“, afirmou o presidente do Instituto, Petrus Lopes Verol Sousa.

Ele denuncia ainda que a organização foi informada por pescadores artesanais que há pessoas pescando dentro da reserva com juquiá, uma armadilha feita de bambu que recolhe grande quantidade de pescado, e que também estaria aprisionando as lontras.

“Em Jacarenema é proibido pescar. Além disso, uma pessoa viu o pescador tirando a lontra de dentro do juquiá. Ele cai na armadilha e não consegue sair“, contou.

O analista ambiental do Ibama, Vinícius de Seixas Queiroz, afirmou que o órgão recebeu a denúncia, mas que a fiscalização da pesca na região cabe primeiro à prefeitura de Vila Velha, responsável pela gestão da reserva.

Ele explica que matar lontras é crime duplo no local. “Se foi dentro da reserva, isso é crime, é muito grave, porque é uma área em que a pesca é proibida. Além disso, esse animal é um predador de topo de cadeia, ou seja, a sua existência é um indicador da qualidade do ambiente. Se for morto, vai desencadear o o desequilíbrio em toda a cadeia abaixo dele“, explicou.

Fiscalização

A Coordenação de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha foi procurada na tarde de ontem para falar sobre a denúncia, mas a partir do horário determinado para a entrevista, a reportagem não conseguiu mais contato a pessoa responsável pelo setor em nenhum dos telefones informados.

O animal

A espécie . A lontra é um animal carnívoro, de hábitos semi-aquáticos, mede cerca de 1 metro e pesa de 5 a 12 quilos

O que come. Se alimenta de peixes, além de crustáceos, anfíbios, mamíferos, insetos e aves

Risco. A espécie é intensamente caçada, tanto para o comércio de sua pele, como pelo alegado prejuízo que causa a criações domésticas. É classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como espécie vulnerável

Onde vive . Ocupa tanto ambientes de água doce quanto salgada, abrigando-se nos costões das margens. São animais de hábitos solitários

Fontes: Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros e Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...