quinta-feira, 1 de maio de 2008

Batalha selvagem: leopardos versus hienas versus leão

Vídeo: National Geographic: Leopard vs. Hyena vs. Lion


Hiena: Hyaenidae


Hyaenidae é a família da ordem Carnivora que inclui os vários tipos de hienas e o lobo da terra. O grupo habita as planícies e savanas de África e Oeste da Ásia e nenhum dos seus membros corre actualmente perigo de extinção- apesar da hiena castanha possuir uma distribuição geográfica restrita ao Sul da África. Apesar de se parecerem exteriormente com os canídeos, as hienas têm maior afinidade com a família Viverridae e, juntamente com os membros dessa última e com os membros da família Felidae, têm origem na extinta família Viverravidae.

As hienas são animais carnívoros de médio a grande porte que ocupam lugares cimeiros na cadeia alimentar; a excepção é o lobo da terra que é insectívoro. A sua cabeça é grande em relação ao corpo, com orelhas relativamente grandes de terminação em bico ou arredondada, e músculos maxilares poderosos. As patas traseiras, fortemente musculadas, são mais curtas que as patas da frente, o que dá um aspecto assimétrico ao animal. Apesar de serem caçadores eficientes, grande parte da alimentação das hienas é à base de carcaças que encontram ou que roubam a outros carnívoros. As hienas não são corredoras de velocidade, mas são resistentes e podem perseguir uma presa ao longo de vários quilómetros. A dentição é composta por 32 a 34 dentes fortes e adaptados à mastigação de ossos. O seu sistema digestivo está bastante bem adaptado à digestão de ossos e outras partes mais duras das suas presas. Esta eficiência em aproveitar todos os nutrientes de uma carcaça é uma das razões para o sucesso evolutivo do grupo - no qual as formas meramente corredoras, com uma dentição mais adaptada ao consumo de partes moles, desapareceram pela competição ecológica com os canídeos. À excepção do lobo da terra, que é solitário, as hienas são animais gregários têm hábitos noturnos, embora possam pontualmente estar activas de dia.

As hienas lembram um pouco os cães, mas estão mais relacionadas aos gatos e fuinhas. Suas sociedades são dominadas pelas fêmeas, o que não é comum entre mamíferos, e as fêmeas têm níveis de agressividade muito altos, gerando hormônios masculinos, o que de fato interfere na procriação. Até as crias são muito agressivas e é comum matarem-se umas as outras. As hienas nascem com os olhos abertos e os dentes inteiramente formados.

Vivem em clãs de até quarenta animais. Costumam caçar as presas como os lobos e raramente atacam em emboscada como os leões. A força das mandíbulas da hiena é fabulosa, esmagando e devorando boa parte dos ossos das vítimas.

O grupo surgiu na Eurásia no Miocénico (cerca de 10 milhões de anos), a partir da família Viverridae, tendo a separação dos géneros Crocuta e Hyaena ocorrido no Pliocénico. A máxima diversificação das hienas verificou-se no Plistocénico, com nove espécies que viviam na Europa, Ásia e África. As variedades europeias extinguiram-se no fim da Idade do Gelo, devido à extinção da megafauna de que se alimentavam e às dramáticas alterações climáticas que então ocorreram.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae Géneros

Espécies

* Família Hyaenidae
* Género Proteles
o Lobo da terra (Proteles cristatus)
* Género Hyaena
o Hiena castanha (Hyaena brunnea)
o Hiena riscada (Hyaena hyaena)
* Género Crocuta
o Hiena malhada (Crocuta crocuta)
* Género Euryboas, Hiena caçadora (extinta)

Fonte: trabalhonota10.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...