segunda-feira, 12 de maio de 2008

Orca, a baleia que é golfinho e devora até tubarão.

Vídeo: Orca Attack Seal with Waves


Orca

Espécie: Orcinus orça
Família: Delphinidae da ordem cretáceos
Apesar de ser chamada de baleia, ela é da família dos golfinhos.
Características: É um mamífero e respira oxigênio por um orifício na parte superior do animal. É preta com o dorso branco e manchas brancas próximas e atrás dos olhos.
Localização: Estão presentes em todos os oceanos. Mantêm-se em determinada região e outras são migratórias.

Dieta Voraz

Alimenta-se de peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo-se morsas e outras “baleias” como a baleia azul e até o temível tubarão branco.

Má reputação

O nome baleia assassina na verdade vem de “assassina de baleias”, já que ela se alimenta de outros cretáceos, incluindo filhotes da enorme baleia azul.

A orca na verdade é mais aparentada aos golfinhos do que às baleias.

Também não há nenhum registro de ataques deste animal a humanos em ambiente natural.

Na Antigüidade ela chegou a ficar conhecida como a “Baleia que traz a morte” ne “Demônio do inferno”

Sociedade

As orcas mais territoriais podem se agrupar de diversas formas. Algumas vezes são lideradas por uma matriarca, onde todos seus filhos e filhas de suas filhas, netas e bisnetas são agregados. Há grupos maiores que costumam juntar dois grupos de matriarcas, conhecidas como baleiais. Estes se juntados a outros baleiais, formam os chamados clãs que possuem dialetos parecidos e animais aparentados de uma matriarca distante, ainda assim alguns clãs podem juntar-se a outros clãs e formar sociedades, já não aparentadas nem com dialetos parecidos, mas que podem se comunicar uns com outros. Um exemplo é a comunidade setentrional no nordeste do pacífico com 3 clãs, 16 baleiais 214 orcas.

Socialização

Muitas vezes as baleias ficam saltando, batendo suas barbatanas na água e erguendo a cabeça com o pênis ereto. Não se sabe o motivo deste comportamento, se por sua pura diversão ou se para provocar a submissão de outros machos.


Comida Seletiva

As orcas costumam se especializar em um ou outro tipo de comida, por exemplo, uma orca que costuma comer determinado tipo de cardume não se aventura a caçar mamíferos como focas.

Estranha diversão

As orcas costumam lançar focas e filhotes de leão marinho a vários metros de distância antes de matá-lo e comê-los, e em alguns casos, após vários lançamentos, devolvem o animal, com todo cuidado à praia de onde este fora capturado.


longevidade

A orca pode chegar a completar até 90 anos de idade..


Estrategista

Para caçar um filhote da enorme baleia-azul, as orcas perseguem a mãe com sua cria até a exaustão, separando-as, depois pulam por sobre o filho até afogá-lo no oceano e alimentar-se dele.

A maior barbatana

É isso mesmo, a Orca tem a maior barbatana do reino animal, podendo medir até 1,8 metros de altura.


Fonte: Mãe Terra Especial - Animais


Vídeo: baleia orca vs tubarao branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...