domingo, 4 de maio de 2008

Sucuri ou anaconda, a cobra gigante da América do Sul

A anaconda ou sucuri, originária da América do Sul, é a maior serpente do mundo.


A anaconda ou sucuri, originária da América do Sul, é a maior serpente do mundo. A python, uma serpente, espécie de prima da anaconda, pode chegar a um comprimento maior, mas a grossura da anaconda a torna quase duas vezes mais pesada.

As anaconda ou sucuris podem chegar a mais de 9 metros, pesar mais de 230 kg, e medir mais de 12 polegadas (30 cm) de diâmetro. As fêmeas são significativamente maiores do que os machos. Há várias espécies de Anacondas, todas da América do Sul.

Vive, em pântanos, rios e riachos de pouca correnteza, principalmente nas florestas tropicais úmidas das bacias do Amazonas e do Orinoco. Elas não têem muita desenvoltura em terra, mas ligeiras e elegantes na água. Os seus olhos e o nariz são bem posicionados em suas cabeças, o que lhes permite fixar em aguardar presa ao mesmo tempo que restante do corpo quase que totalmente submerso.

Como as demais cobras da família, a sucuri não é venenosa, mas sim constritora: vale-se de uma notável força muscular para enroscar-se nas presas, triturar-lhes no aperto até os ossos e assim prepará -las,como alimento,para a deglutição.

Eles atingem um tamanho monumental com uma dieta de porcos selvagens, veados, aves, tartarugas, capivaras, caimans, e até mesmo onças. Anacondas são nonvenomous constrictors, enrolá seus órgãos muscular capturou cerca de rapina e apertar até que o animal asphyxiates. Mandíbulas stretchy ligamentos acompanha a permitir-lhes a engolir toda a sua presa, não importa o tamanho, e eles podem ir semanas ou meses sem alimentos depois de uma grande refeição.

Vivípara, a sucuri gesta seus filhotes por aproximadamente 240 dias, sendo que, geralmente, têm de 20 a 30 filhotes por cria, que nascem no começo da estação das chuvas. Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior.

Também é conhecida por: boiuçu, boiúna, sucurijuba, sucuriú, sucuriúba, sucuriju, sucuruju, sucurujuba.

Vídeo:
Anaconda vs. Mammal



Particularidades

A sucuri pode viver até 30 anos, e é a segunda maior serpente do mundo (dados baseados nas cobras já encontradas pelos seres humanos, não sendo de total afirmação); perdendo apenas para a piton reticulada. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitos contos sobre ataques destas serpentes a seres humanos, no entanto, a maioria dos casos são fictícios, principalmente no que se diz respeito ao seu tamanho real. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. Os registros confirmados das maiores chegam em torno de 8 metros. A maior sucuri da qual se tem registro por fonte confiável, foi a encontrada no início do século XX, pelo marechal Cândido Rondon, que media 11 metros e 60 centímetros.

Quanto aos ataques, existem alguns registros de vítimas fatais humanas, por exemplo, o famoso caso de um índio de 12 anos que foi devorado na década de 1980 por uma sucuri de grande porte, bem como alguns adultos nativos que estavam embriagados a beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná.

Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
POR KARLLA PATRÍCIA –  (diariodebiologia.com)


Quem nunca ouviu falar na anaconda que consegue devorar bois inteiros, sem praticamente nenhum esforço? Segundo a lenda, a sucuri esmaga o animal e depois o engole deixando para fora da boca apenas os chifres!!! Mas será que isso é verdade?

MITO 1 - A ANACONDA PODE ENGOLIR UM BOI INTEIRO? A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos criticamente vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) – ela teria que ser muito maior. Ao que se sabe da literatura científica, não há registros de anacondas que engoliram bois inteiros.

Além disso, outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri: Ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra.

MITO 2 – A ANACONDA É VIOLENTA E CAÇA ANIMAIS INTENCIONALMENTE? Bem, um pequeno bezerro até poderia ser devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado. Mesmo assim, para conseguir engolir um bezerrinho ou animal do mesmo tamanho uma sucuri tem que medir mais de 5 m.

MITO 3 – A ANACONDA ESGUICHA VENENO PELAS PRESAS COMO NOS FILMES? De jeito nenhum, essas cobras não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (se enrolando na presa e a apertando para que ela sufoque) e/ou por afogamento.

MITO 4 - A ANACONDA ESCONDE SEUS OVOS EM BURACOS? De forma alguma. As sucuris são vivíparas (animal que pari filhos) e os filhotes (entre 20 e 70, com comprimento variando entre 15 e 45 cm) nascem na água, após cerca de oito meses de desenvolvimento embrionário.

MITO 5 - AQUELA CENA NO FILME EM QUE A ANACONDA “COSPE” UM ANIMAL QUE JÁ ENGOLIU É MENTIRA. Não é mentira não. Após se alimentar as anacondas ficam mais pesadas e menos ágeis do que o normal. Quando se sentem ameaçadas podem “regurgitar” a presa para ficarem mais leves e poderem fugir da ameaça.

3 comentários:

  1. oLA,ACABO DE VER UM VIDEO NO yOU TUBE MOSTRANDO QUE A SUCURI NAO POE OVOS E SIM PARI OS FILHOTES.
    http://www.youtube.com/watch?v=YiVWuX5jlhk&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Maior anaconda tinha época de 1932 Colombia Rio caimnam, venezuela El rio orinoco, Rio Amazonas súcúriju, Na aqueles tempos sim existis Serpente gigantes

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...