domingo, 29 de junho de 2008

Agapornis - O Pássaro do amor

Agapornis ou pássaro do amor são nomeados por seus fortes laços familiares, já que o masculino e feminino passam muito tempo juntos e, muitas vezes têm padrão de linguagem corporal comum uns com outros. Existem nove espécies e todas são curtas, cauda pequena e de corpo sólido . Eles comem sementes, frutos e ramos e é raro que um papagaio é construir seu ninho em vez de colocar os ovos em um buraco aberto. especialistas Criadores preparar uma espécie de ante-sala dentro do ninho, onde dormem as aves primeira embreagem. Eles podem viver até 15 anos.

Eles são originários da África, Tanzânia, Quênia e Madagascar. Pertence à família dos psitacídeos e são pequenos e coloridos. Ter um tamanho variando de 13 a 16 cm, dependendo da espécie. Sua posição, cabeça a cabeça, é característico.

Eles se adaptam bem à vida em cativeiro e são muito populares como animais de estimação, como ainda existe um papagaio em miniatura. Algumas espécies de agapornis são mais adequados para iniciantes criador. O pêssego-rosa ou agapornis roseicollis face é o servo de todos, e há uns lotes de reprodutores.

espécies de Agapornis
- Agapornis canus
- Agapornis pullarius
- Agapornis Taranta
- Agapornis swinderniana
- Agapornis roseicollis
- Agapornis fischeri
- Agapornis personatus
- Agapornis lilianae
- Agapornis nigrigenis


Agapornis roseicollis
Têm um tamanho de cerca de 15 cm, e a cor normal é verde, mas há mutações azul pastel, verde pastel, azul, branco, cara branca, o cara amarelo (Cremin), cinza, branco de cara amarela, etc

A cabeça ém salmão rosa, e as fêmeas diferem do macho por ter a maior cabeça e as cores são geralmente mais claras. No entanto, é muito difícil diferenciar ambos os sexos.

Durante a época de reprodução diferenciar as fêmeas dessa espécie pelo seu comportamento, como as fêmeas só estão entre as penas da garupa (parte inferior das costas, pouco antes do início da cauda), o material de nidificação: folhas palma, jornal picado, ... que são colocados sobre a parte do corpo e parece que vai cair antes de chegar ao ninho, mas isso raramente acontece.


Vídeo: Agapornis naciendo






Origem
Este periquito tem origem nas florestas tropicais de África, podendo ser encontrado desde a costa atlântica até à costa do Índico.

Hábitos
Colorido, divertido e brincalhão são os adjectivos que esta ave mais recebe. No entanto, pode não ser sempre assim.
Estas aves devem viver sempre aos pares (casais). Um elemento apenas torna-se triste e reservado numa primeira fase, e numa fase posterior pode vir a morrer de tristeza.

Essa necessidade de viver aos pares leva a que sejam conhecidos por Inseparáveis ou Aves do Amor. Já o contrário não é verdade, isto é, a presença de outros indivíduos não os incomoda.
Se tiver espaço, pode juntar vários casais, e pode fazê-lo com toda a segurança, que eles vão adorar, já que no estado selvagem vivem em grupos constituídos por muitos casais.

Variedade
Existem nove espécies de Agapornis. No entanto, as mais vulgares são quatro: Fischer, Personata, Nigrigenis e Roseicollis. Esta última é, sem dúvida, a mais popular e a que com mais facilidade encontra no mercado.

A gaiola
Para ter um casal de Agapornis vai precisar de ter uma gaiola com aproximadamente um metro de largura, meio metro de altura e meio metro de profundidade. Pode ter uma gaiola mais pequena, mas esta seria a medida considerada ideal para um casal.

Além do comedouro e bebedouro, deve ter uma banheira no fundo da gaiola, estas aves gostam de tomar banho, faz parte da sua higiene pessoal.

Como todas as aves, o Agapornis gosta de tomar o seu banho de sol ao principio da manhã e ao fim da tarde. Evite o sol directo durante o dia, e tenha sempre presente que as correntes de ar são um risco elevado para as aves.

Alimentação
Para alimentar estas aves, pode comprar a mistura para periquitos grandes, existente nas casas de alimentação para animais, ou mesmo nas grandes superfícies.
Mude todos os dias a comida e a água.
Pode dar, como suplemento, alguns legumes. Estes animais adoram, por exemplo, agrião e espinafre, mas antes de lhos dar, lave-os bem em água corrente. Alguns Agapornis gostam de cenoura, experimente.

Outro alimento que estas aves não dispensam é a fruta, vá variando e tire sempre os caroços, alguns criam dificuldades digestivas desagradáveis, outras podem mesmo tornar-se letais.

Tamanho
Tamanho médio em adulto: 15 cm.
Peso médio em adulto: 50g.

Fonte: bicharada.net

8 comentários:

  1. Amei a vida desses passaros!!!

    ResponderExcluir
  2. como faço pra saber qual é macho e qual é femea?

    ResponderExcluir
  3. Meus pais tem um casal destes passaros, fazem uns 5 anos, não procriaram até agora e não sabemos porque.
    Uma vez ao dia minha mãe fecha as janelas e os solta dentro de casa para voarem, depois de uma tempinho eles gritam na saleira da janela que é a onde minha mãe coloca o potinho com água para eles tomarem banho, faça chuva ou faça sol, o banho tem que ter, quando já ficaram bastante tempo minha mãe os manda para a gaiola novamente sem assustar nem nada os dois entram rapinho, mas o detalhe é que eles obedecem somente minha mãe meu pai eles nçao dão nem bola. É muito engraçado. A gaiola é destruida pois eles roeram tudo o que tinha nela. Eles já fugiram da gaiola por diversas vezes, abrem a portinha, que agora já é fechada com arame, e saem escondido, uma vez o machinho entrou em uma casinhad e passarinho que minha mãe tem e ficou lá quando meus pais chegaram em casa não o acharam e tinham a certeza de que ele havia fugido passado algum tempo meu pai foi na lavanderia e ele estava com a cabeça pra fora na janelinha da casinha de enfeite.
    Eles são uns fofos.

    ResponderExcluir
  4. Eu to querendo muito ter um casal ! Sou fascinada com pássaros, já criei muitos e atualmente tenho apenas um casal de canário belga... O Agapornis deve ser muito legal p/ criar.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo agaporni, mas infelismente o meu abriu a porta da gaiola e o gato matou, ela era especial era linda e eu chorei muito.Ela era identica ao casal da foto acima, seu nome era cici.tenho saudades das suas travessuras.

    ResponderExcluir
  6. oi galera...
    eu tenho cinco casais de agarponis eles sao lindos,eles sao muitos bagunceiros...
    atualmente tem tres femeas chocando,estou ancioso pra eles nascerem...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi galera... Gostaria de saber como saber quem é o mancho e quem a fêmea, e se eles demoram pra por ovos porque tenho um casal há 8 mêses até agora não colocaram ovos. Obrigada beijos....

    ResponderExcluir
  8. olha amigos gostaria de saber porque os ovinhos do meu casal de agapornes não descacam.Ela já colocou ovos por duas vezes porém nunca descasca. Se puderem me ajudar agradeço.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...