domingo, 27 de julho de 2008

Vídeo: Batalha animal - Sucuri versus jacaré

Sucuri x jacare




Sucuri
(Eunectes murinus)

A sucurí, ou anaconda, Eunectes murinus, é a maior serpente do mundo, podendo atingir até 10m de comprimento. Somente uma serpente no mundo pode ultrapassar essas dimenções, que é a Píton Reticulada, porem esta é mais esguia não sendo tão corpulenta como a Sucurí. Possui o corpo cheio de rodelas pretas, sua barriga é amarelada, e seu corpo possui várias tonalidades de marron sempre brilhoso.

Existe dois tipos de sucurí:
A sucuri verde, que habita a floresta amazônica, e é a maior, podendo atingir até 10 metros.
A sucuri amarela, habita o pantanal e chega a medir até 5 metros.

Possui hábito semi-aquático, e está fortemente ligada a pântanos e rios com pouca correnteza, sendo raramente encontrada longe de água. Quando o é, certamente está se deslocando para uma outra fonte de água.

A dieta da Sucurí inclui desde insetos quando ainda é filhote, até peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, jacarés, tartarugas de água doce e etc... Uma sucurí adulta, teoricamente não possui predadores naturais, ainda mais quando está em seu meio aquático. Ela ocupa o topo da cadeia alimentar.

Após uma grande refeição, a sucurí se esconde para uma longa digestão, que pode durar até meses. É ai que normaçmente é encontrada e capiturada com facilidade pelo homem. Antigamente o tamanho enorme, adicionado a sua fama de perigosa, fazia da sucurí um enorme troféu, que fazendeiros e vários tipos de pessoas, faziam questão de ostentar.

Nas décadas de 60, 70 e 80 muitas sucurís eram mortas para serem ostentadas, tendo seu couro tirado como lembrança. Eram vistas como verdadeiros monstros sendo um ato eróico matar e mostrar a gigantesca serpente. Muitas histórias se espalharam pela população, sendo algumas lendas de sucurís de 15 metros que engoliam homens e vacas adultas. Hoje em dia é muito difícil se achar uma sucuri com mais de 4 metros, e com a consciência ecológica surgida nos anos 90, agora quando capturadas, raramente são mortas, e sim exibidas vivas em filmagens e fotos.

Ainda hoje muitas histórias sobre sucurí ainda não foram provadas e esclarecidas, uma sucurí de grande porte pode matar um homem e uma vaca, mas será que pode engoli-los?
Será que existem sucurís de mais de 10 metros?

A verdade é que temos de nos orgulhar de possuirmos em nosso país, tão magnífica serpente, que disperta medo em alguns, admiração em outros, e lendas que até hoje não querem se calar.

Temos que proteger nossa fauna, se souber algo sobre caça, ou trafico desse animal, denuncie para o RENCTAS!

Um comentário:

  1. Existem vídeos que mostram jacarés bem mais corpulendos que esse aí partindo sucuris menores facilmente.Depende do tamanho dos animais envolvidos e não das espécies.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...