domingo, 22 de março de 2009

Ameaçado de extinção Tamanduá-bandeira nasce em zoológico dos EUA.

Animal tem dificuldade para se reproduzir em cativeiro.
Ameaçado de extinção, mamífero ocupava quase todo o Brasil.




Os biólogos do zoológico ainda não conseguiram descobrir se o filhote é macho ou fêmea, pois ele fica o tempo todo sobre as costas da mãe. (Foto: Museu Nacional Smithsoniano/Divulgação)
Depois de seis meses de gestação, a tamanduá-bandeira Maripi deu à luz um filhote no Zoológico Nacional Smithsoniano, em Washington, nos Estados Unidos. Esse é o segundo tamanduá que nasce em cativeiro na história do zoológico, fundado em 1889.

ascido no último dia 12, o filhote não sai das costas da mãe. Como não querem atrapalhar os cuidados maternos, os biólogos do zoológico ainda não conseguiram descobrir se o pequeno tamanduá é macho ou fêmea.

Ameaças

Originalmente, o tamanduá-bandeira podia ser encontrado desde a América Central até o Uruguai. Com caça e a destruição da Mata Atlântica e do Cerrado, contudo, a Amazônia tem sido um dos últimos locais em que o animal consegue viver.
Além da perda de seus espaços, o tamanduá é ameaçado pelas queimadas, pois se move muito devagar e seus pelos são altamente inflamáveis. Animais domésticos, como o cachorro, também representam perigo ao mamífero, que já está na lista vermelha dos animais que correm risco de extinção. [Do Globo Amazônia, em São Paulo]

O tamanduá bandeira é um animal muito engraçado, que não possui dentes e se alimenta de formigas, cupins e larvas de besouro. Seu bico comprido faz com que ele pareça um aspirador. Ele chega a comer mais de 30.000 insetos por dia. Sua língua longa e coberta com uma saliva pegajosa facilita o seu trabalho na hora de se alimentar. Os insetos grudam nela com muita facilidade e rapidamente são engolidos.


O único momento em que o tamanduá bandeira é visto em companhia de algum animal de sua espécie, é na hora do acasalamento e da amamentação (no caso das fêmeas que têm um filhote por ano). Ele é totalmente solitário e fica dormindo a maior parte do dia em lugares escondidos e cobertos com a própria cauda.

Infelizmente, o tamanduá bandeira é um animal ameaçado de extinção. Estão querendo acabar com ele! Você sabe por que isso acontece? Porque o cerrado, que é seu habitat natural, está sendo destruído e também por causa das caças que os homens ficam planejando contra os pobrezinhos. Além de tudo isso, as queimadas também são fatais para os tamanduás, pois seu pêlo é altamente inflamável, pega fogo rapidamente.

É preciso, urgentemente, pensar em uma solução para evitar que o homem destrua todas as espécies de tamanduá bandeira que ainda existem. Uma solução seria sua criação em cativeiros, ou seja, cuidado pelo homem sem nenhuma liberdade. Mas isto é impossível no caso do tamanduá bandeira, pois não haveria a quantidade e o tipo de insetos de sua preferência. Ele iria se alimentar muito mal e ficaria muito fraquinho, correndo o risco de ficar doente toda hora. É uma pena!

Fonte: www.pequenoartista.com.br

5 comentários:

  1. eu tembem concordo e muita maldeza maltratar os animais.........

    ResponderExcluir
  2. o que ganha em fazer isso com esses animais

    ResponderExcluir
  3. todos perguntam o que leva o homem a fazer isso? uma simples resposta a ganancia pelo dinheiro

    ResponderExcluir
  4. por que tudo isso com ? eles não fazem mal a ninquem

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...