sexta-feira, 27 de março de 2009

Peixe de 420 milhões de anos teria dado origem a todos os vertebrados terrestres

Fóssil tem cerca de 420 milhões de anos e foi encontrado na China.
Origem dos principais grupos de vertebrados pode ser ainda mais antiga.

Reinaldo José LopesDo G1, em São Paulo


Foto: Brian Choo/Museu Victoria
Como seria o bicho em seu ambiente natural (Foto: Brian Choo/Museu Victoria)

Para ser mais exato, o bicho encontrado por Min Zhu e seus colegas chineses é o mais antigo exemplar dos sarcopterígios -- nome indigesto que designa um ou outro peixe moderno, como os celacantos e alguns peixes pulmonados, e todos os vertebrados que vivem em terra firme, descendentes de um subgrupo desses bichos aquáticos.

O Guiyu oneiros, que em vida media apenas 33 cm, também é um dos mais antigos peixes ósseos, por oposição aos peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias. (Parece estranho dizer isso, mas os vertebrados terrestres também caem na classificação de "peixes ósseos" segundo os biólogos evolutivos, porque todos descendem de um ancestral que se encaixava nessa categoria.)

O bicho apresenta um mosaico de características em seu esqueleto: embora seja um sarcopterígio, ele também traz traços de peixes muito mais primitivos, e até não pertencentes ao grupo dos peixes ósseos. Para Michael Coates, pesquisador da Universidade de Chicago que comentou o achado para a "Nature", a descoberta indica que ainda sabemos muito pouco sobre o início da evolução dos vertebrados.


Археологические раскопки
 Fóssil tem cerca de 420 milhões de anos e foi encontrado na China.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...