sexta-feira, 10 de abril de 2009

Batalha Selvagem: búfalo vs crocodilo do Nilo e Hipopótamos machos


Hipopótamo

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Hippopotamidae
Gêneros: Hippopotamus e Hexaprotodon

O hipopótamo é um mamífero, anfíbio, ungulado com pele grossa e nua, patas e cauda curtas, sua cabeça é grande e trucada com focinho largo e arredondado. São considerados cavalos da água, quando faz bom tempo ficam mergulhados em rios e lagos, soltam jatos de vapor de meio metro de altura acompanhado de um ruído.

Colocam as duas orelhas, os olhos e as narinas grandes e abertas para fora da água para respirarem, então voltam a mergulhar.

O hipopótamo é um animal preguiçoso, mas quando entra em conflito pode chegar a 50 km/h. Na água o hipopótamo divide o mesmo local com todos os outros animais, mas em terra firme disputam territórios. Ao defecar, os hipopótamos espalham as fezes para demarcar seu território. São bastante agressivos com seres humanos é o animal que mais mata o homem. Vivem em grupos de até 20 animais liderados por um macho.

Alimentam-se de plantas, à noite, e comem cerca de 200 kg. Quando um hipopótamo boceja, ele mostra suas presas de 50 cm o que normalmente é um aviso de que pode atacar. Chega a 1,50m de altura e 4,5 de comprimento. Chega a pesar até 4 t, nasce com 30kg. A mãe cuida do filhote até um ano. [Fonte: .brasilescola.com]


O rei das águas: o Crocodilo do Nilo. 

Embora seja ágil em curtas distâncias na terra, existem poucos outros predadores mais formidáveis do que o Crocodilo do Nilo.


Tamanho
- O Comprimento é geralmente de 5 m, podendo por vezes exceder este valor. O Peso pode chegar até 1 tonelada.

Distribuição
- África: África tropical e subtropical e Sul de África e, nalgumas ilhas, incluindo a de Madagáscar.

Habitat
- Lagos, rios, pântanos e lagoas.

Alimentação
- Vertebrados de todos os tamanhos (incluindo grandes mamíferos herbívoros ungulados, como gnus, zebras e antílopes).

Reprodução
- Atingem a maturidade sexual entre os 8 e os 12 anos. O Crocodilo macho faz elaboradas exibições de acasalamento, tal como os pássaros fazem, e só depois é que se aproxima das fêmeas receptivas. Durante a copulação, que dura somente 1 ou 2 minutos, o par afunda-se geralmente no lago ou no rio. A fêmea põe entre 20 a 50 ovos, de casca rígida, em depressões ou em ninhos constituídos por montículos de vegetação, sendo os ovos vigiados até à eclosão. A incubação é de 3 meses.

Status
- Não Globalmente ameaçado de Extinção.

População estimada entre 250.000 a 500.000 espécimes. Populações saudáveis na maior parte de sua área de ocorrência. [Fonte: animais.com.sapo.pt]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar