terça-feira, 14 de abril de 2009

Cegonha bico-de-sapato: você conhece esse pássaro esquisito?



O bico dessa ave é tão grande, grosso, largo e comprido que dá à sua cabeça o formato de uma cabeça de cetáceo, mais de marsuíno que de baleia, pois é curvada para cima e fendida. . . quase até os olhos! Não se sabe para que serve esse bico enorme, pois a ave se alimenta de peixes e rãs que pesca em águas rasas ou mesmo no lodo.

A cegonha bico de sapato vive numa região do centro da África, no interior dos imensos pântanos de papiros e juncos que margeiam o Nilo Branco e seus afluentes. É uma ave pernalta de pernas negras, dedos longos e plumagem cinzenta. Tem uma crista de plumas normalmente baixada, mas que levanta quando a ave está excitada. O bico é esverdeado e os olhos grandes e amarelos. Essa ave é ativa durante a noite e passa o dia dormindo, sobre uma perna só e com o incômodo bico pousado sobre o peito.

Medrosa, foge voando ao menor sinal da presença do homem. Seu ninho é construído no alto dos juncos ou sobre plantas flutuantes. Nesse ninho a fêmea põe um ou dois ovos acinzentados.



Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Balaenicipitidae

CARACTERÍSTICAS:
Envergadura: 2,60 m
Altura: 1,20m


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...