sábado, 11 de abril de 2009

Jaguatirica de proveta completa 1 ano



Uma organização não-governamental em Jundiaí, a 58 quilômetros de São Paulo, comemora um ano e três meses de vida das primeiras jaguatiricas de proveta nascidas na América Latina.

 


Os filhotes Lua e Bah fazem parte de um experimento inédito realizado na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. Eles foram gerados por inseminação artificial. Embriões congelados há 5 anos foram transferidos para o útero de oito fêmeas e três filhotes nasceram. Apenas um não sobreviveu. 

 


Segundo os pesquisadores, os dois animais são prova de que a técnica foi um sucesso. Os felinos foram monitorados durante toda a gestação, parto e primeiros meses de vida. 

Há cerca de 50 embriões congelados de jaguatirica e dez de gato-do-mato pequeno. Em julho, a ONG planeja fazer novas inseminações utilizando materiais genéticos das duas espécies. Com a tecnologia, é possível garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção. 

A coordenadora do projeto, Cristina Adania, acredita que em breve poderá utilizar a mesma técnica com felinos de porte maior, como a onça pintada, que está cada vez mais difícil de ser encontrada nas matas brasileiras. 


Fonte: Site do SPTV 

Um comentário:

  1. Desejo e deixo nestas poucas palavras sinceros votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de cada um de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso. “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO!


    PAULO SOLUÇÃO
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    paulo.1470@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar