sexta-feira, 24 de julho de 2009

A mais famosa tartaruga de Galápagos poderá ser pai

A tartaruga gigante mais famosa das ilhas Galápagos representa a esperança contra o fim de uma subespécie. George Solitário, macho com idade estimada em 90 anos, poderá ser pai, dizem pesquisadores do centro onde o animal é mantido.

Cientistas do Parque Nacional de Galápagos (PNG) encontraram cinco ovos em perfeitas condições, informa a agência Reuters. Eles estavam em um ninho formado por uma das fêmeas que compartilham o espaço com George e foram colocados em incubadoras artificiais a uma temperatura de 29,5ºC, que favorece o nascimento de fêmeas.

Guilhermo Granja/Reuters
George tem idade estimada em 90 anos e é monitorado pelo Centro de Pesquisas Charles Darwin, no Parque Nacional de Galápagos
George tem idade estimada em 90 anos e é monitorado pelo Centro de Pesquisas Charles Darwin, no Parque Nacional de Galápagos

Agora, será preciso esperar 120 dias para saber se os ovos são férteis, afirmou o parque em nota. É a segunda vez que uma das fêmeas desova. Em 2008, foram achados 16 ovos, que apresentaram sintomas de infertilidade.

Essas fêmeas não pertencem à mesma subespécie de George, mas têm uma carapaça similar. Há 16 anos elas compartilham o espaço com ele como parte de uma experiência para estimular sua reprodução.

As tartarugas-de-galápagos (Geochelone nigra) estão ameaçadas de extinção. A subespécie Geochelone nigra abingdoni, encontrada na ilha Pinta (ou Abingdon) do arquipélago, só tem um representante conhecido (George) e é considerada extinta na natureza. Por isso, ele está se relacionando com fêmeas de uma subespécie similar, a Geochelone nigra becki, encontrada na ilha Wolf.

Ao todo, 20 mil tartarugas-de-galápagos de diferentes subespécies vivem no arquipélago.

24/07/2009 - Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...