sexta-feira, 24 de julho de 2009

Schwarzenneger enfrenta polêmica com focas na praia na Califórnia

Cerca de 200 animais 'moram' em uma praia de La Jolla.
Caso foi parar na Justiça.
 
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenneger, se envolveu em outro caso polêmico depois de ter aparecido com uma faca em um vídeo postado no Twitter (serviço de microblog). Agora, a questão é com focas.


Cerca de 200 animais 'moram' em uma praia de La Jolla, Children´s Pool (piscina das crianças, em livre tradução) desde 1997, e o assunto foi parar na Justiça americana.

 

Foto: Lenny Ignelzi/AP

Filhote de foca toma banho de sol na praia da Califórnia (Foto: Lenny Ignelzi/AP)

O juiz da Corte Suprema Yuri Hofmann chegou a adiar a sua decisão sobre o destino das focas após uma decisão do ator/político. Primeiro, a intenção era de tirar os bichos da região com proteção federal para que a praia voltasse a ser utilizada pelos homens. Depois, porém, o governador republicano assinou uma lei permitindo que a praia fosse utilizada como um parque para os mamíferos marinhos.

photo
Lemnny Ignelzi AP


Para que as focas saíssem naturalmente da região, a cidade chegou a planejar um gasto de cerca de US$ 700 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) para retirar os animais. Uma das medidas seria colocar gravações de cães latindo para assustar as focas.

 

Foto: Lenny Ignelzi/AP

Turistas e banhistas veem focas na praia (Foto: Lenny Ignelzi/AP)

As focas estão na praia desde os anos 1990. Em 1997, a cidade chegou a colocar um aviso na região para que as pessoas evitassem tomar banho por lá por conta do risco de contaminação com bactérias.

Em 2004, uma pessoa entrou com um processo exigindo que a praia voltasse a ser utilizada apenas pelos homens. No ano seguinte, a Justiça determinou que as focas fossem retiradas da praia, mas ocorreu a apelação, e a história seguiu nos tribunais.


Entre os que querem que as focas saiam, estão mergulhadores e pais, que defendem que a praia não tem ondas o que favorece o banho das crianças e o mergulho.


Uma nova audiência sobre o destino das focas deve sair em outubro.

 

Foto: Lemnny Ignelzi/AP

Uma das focas na praia Children´s Pool (Foto: Lemnny Ignelzi/AP)

 

Fonte: Site G1



--
Postado por Joel no De Olhos: Imagens, vídeos, fotos e fatos em 7/24/2009 10:58:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar