segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Baleia presa em rede é libertada na Austrália


Equipes de resgate precisaram de três horas para libertar jubarte.
Baleia mede cerca de oito metros de comprimento e pesa 40 toneladas.

Da BBC
Foto: Reprodução/BBC Brasil
Equipe de salvamento liberta jubarte (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

Equipes de resgate na Austrália libertaram uma baleia jubarte capturada em uma rede para controle de tubarões na costa do estado de Queensland (nordeste do país).


A baleia mede cerca de oito metros de comprimento e pesa 40 toneladas. Ela foi vista no domingo (27) na costa por um salva-vidas.

Funcionários da Autoridade de Navegação e Pesca de Queensland, juntamente com representantes do parque aquático Sea World da Austrália, foram para o local para tentar liberar o mamífero da rede.

"Ela estava completamente enrolada na rede, desde a cabeça, a barbatana peitoral esquerda e a cauda", afirmou Trevor Long, porta-voz do Sea World.

Um grupo de pessoas se reuniu na praia para assistir à operação, que foi complicada e durou pouco menos de três horas.

"Com certeza é assustador, muita adrenalina para a tripulação a bordo", afirmou Ken Pratt, que trabalha para a Autoridade de Navegação e Pesca de Queensland e participou da operação.

Logo depois de ser liberada, a baleia logo se moveu para continuar sua migração para o sul. Esta é a segunda baleia que fica presa nas redes de controle de tubarões na região de Queensland apenas em setembro.

As redes são usadas na Austrália há mais de 70 anos e são criticadas por grupos ambientalistas, pois além de conter os tubarões, elas também prendem milhares de golfinhos, tartarugas e outras criaturas marinhas. Em média, quatro baleias ficam presas nas redes todo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...