quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tamanduá sai da floresta e se perde em cidade do Pará

Animal estava no alto de uma palmeira e era apedrejado por crianças.
Mamífero não ficou ferido e foi devolvido à floresta.


Foto: Nelson Feitosa-Ibama/Divulgação

Animal estava sendo apedrejado por crianças que tentavam tirá-lo da árvore. (Foto: Nelson Feitosa-Ibama/Divulgação)

Demorou cerca de uma hora para os bombeiros de Marabá (PA) conseguirem capturar uma fêmea de tamanduá-mirim que se empoleirou no alto de uma palmeira. O animal havia saído da floresta, estava perdido na cidade e, segundo o Ibama, era alvo de pedras jogadas por um grupo de crianças que tentavam tirá-lo da árvore.

O mamífero havia subido na macaúba – palmeira que chega a até 15 metros – na quinta-feira (3), e foi resgatado na sexta (4) após um morador ligar para o órgão ambiental. O animal não chegou a se machucar, e foi solto em uma floresta a cerca de 10 km da cidade.

“Como ali [na cidade] o ambiente está muito degradado, o animal certamente se aproximou das residências em busca de alimento, como cupins, abelhas e formigas”, explicou, em nota, a analista ambiental Christina Whiteman, médica veterinária do Ibama em Marabá.

Desmatamentos, queimadas e notícias sobre toda a Amazônia Legal podem ser encontradas no mapa interativo Amazônia.vc, que também permite a internautas protestar contra a destruição da floresta. .globoamazonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar