quarta-feira, 23 de setembro de 2009

tubarão-lixa é operado para retirar anzol

Florence tinha um anzol enferrujado preso em sua mandíbula e havia parado de comer.



Foto: BBC
Florence volta ao seu tanque nesta quarta-feira (Foto: BBC)

Uma cirurgia pioneira para a retirada de um anzol de pesca enferrujado salvou a vida de um tubarão-lixa no Centro Nacional de Vida Marinha de Birmingham, na Inglaterra. Depois da operação, Florence deverá voltar ao seu tanque nesta quarta-feira (23).

Acredita-se que essa tenha sido a segunda operação cirúrgica já realizada em um tubarão, e a primeira com o tubarão fora d'água. Florence é um dos quatro tubarões-lixa que vieram da Flórida para o Weymouth Sea Life Park, alguns meses atrás.

Florence parecia ter se adaptado bem ao novo lar juntamente com seus três companheiros, mas após algumas semanas deixou de comer e sua saúde começou a se deteriorar.

Os tratadores chegaram a aplicar injeções de esteróides na tentativa de estimular seu apetite, mas diante da falta de melhora, o especialista em vida marinha Dennis Chamberlain ordenou uma ultrassonografia.


Chamberlain e seus colegas constataram a presença de um grande anzol na mandíbula superior do tubarão. "Vendo pelo que ela tinha passado, nós ficamos impressionados com o fato de ela ter sobrevivido", disse Chamberlain.

As imagens do ultrassom foram enviadas para veterinários especializados em vida marinha do Zoo Veterinary Group, de Bristol, e o cirurgião Nick Masters foi enviado para realizar a operação de emergência.



Primeira operação em um tubarão foi realizada em 2008 na França

A primeira operação em um tubarão foi realizada ano passado, em um aquário de vida marinha em Boulogne, na França. Na cirurgia, para a retirada de um anzol do estômago do animal, o tubarão foi anestesiado mas mantido dentro d'água. O veterinário cirurgião usou uma roupa de mergulho e ficou imerso até a cintura durante o procedimento.

Florence também foi anestesiada para sua cirurgia, mas os veterinários mantiveram-na fora d'água, com tubos em sua boca, para que fosse bombeada água do mar em suas guelras para mantê-la respirando.

Masters, que nunca havia operado um tubarão, disse que ficou um pouco nervoso com a idéia e chegou a levar uma equipe de fotógrafos e câmeras para registrar o procedimento para futuras referências. "O anzol estava muito enferrujado, e isso explicou imediatamente porque ela estava tão doente", disse ele.

Depois da operação, Florence recebeu tratamento com antibióticos e se recuperou rapidamente. "Depois de 10 dias ela fez sua primeira refeição sem assistência, e agora, apenas duas semanas depois, ela está ótima", completa Masters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...