terça-feira, 29 de setembro de 2009

Zoo de Curitiba: Chimpanzé 'lê' para evitar estresse

Programa para evitar depressão atende a 1,4 mil animais.
Atividades aguçam sentidos dos bichos e os mantêm em alerta.
 
                 Chimpanzé 'lê' revistas para evitar                     depressão e estresse em zoológico de Curitiba (Foto:                     Maurilio Cheli/SMCS)
Chimpanzé 'lê' revistas para evitar depressão e estresse em zoológico de Curitiba (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)
 
Um programa que tem como objetivo diminuir o nível de estresse dos animais tem proposto aos bichos do Zoológico de Curitiba atividades inusitadas. Bob, um chimpanzé, recebe uma caixa com barras de cereal e revistas. A ideia é incentivar Bob e outros 1,4 mil animais do zoo a reavivarem instintos naturais evitando efeitos como depressão, queda de resistência e de imunidade.

"Os animais que ficam em cativeiro perdem características importantes, como a busca do alimento e o sentimento de preservação, que os mantém alerta em tempo integral", explica Manoel Lucas Javorouski, médico veterinário da Prefeitura de Curitiba e responsável pelo programa. 

De acordo com a prefeitura, médicos veterinários e biólogos levam aos animais desafios como a entrega do alimento em horário diferente ao que ele está acostumado, ou a comida escondida em uma abóbora ou melão. A proposta, que aguça os sentidos dos animais e os mantêm em alerta, também inclui sons gravados ou a troca de lugar de alimentação.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...