domingo, 18 de outubro de 2009

Enguias podem viajar até 3 mil milhas


Pesquisadores rastrearam enguias na costa oeste da Irlanda.
Elas viajam 3 mil milhas até o Mar dos Sargaços.
A enguia europeia passa a maior parte de sua vida em rios e lagos, mas em algum momento ela ruma corrente abaixo, para o oceano.

Cientistas estão bastante certos de que as enguias, assim como suas parentes americanas, viajam ao Mar dos Sargaços no Atlântico para se reproduzirem, mas a verdade é que pouco se sabe a respeito da migração das enguias.

Foto: Kim Aarestrup/Science

pouco se sabe a respeito da migração das enguias (Foto: Kim Aarestrup/Science)


"Quando as enguias estão deixando as áreas costeiras, não sabemos nada", afirmou Kim Aarestrup, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Recursos Marítimos da Universidade Técnica da Dinamarca. "Elas praticamente desaparecem".

Porém, Aarestrup e seus colegas conseguiram eliminar parte do mistério dessa migração. Usando pequenos dispositivos ligados a enguias, eles as rastrearam da costa oeste da Irlanda durante parte da viagem de 3 mil milhas até o Mar dos Sargaços.

Foto: Kim Aarestrup/Science

Pouco se sabe sobre a migração das enguias (Foto: Kim Aarestrup/Science)

Aarestrup contou que eles usaram protótipos de uma pequena etiqueta que se liberava em datas específicas, disparando para a superfície e transmitindo dados a um satélite. As etiquetas têm 4 polegadas de comprimento, então os pesquisadores examinaram cerca de 100 mil enguias para encontrar 22 que pesassem aproximadamente 2,3 quilos, o que é cinco vezes maior que uma enguia comum.

As enguias deixam a costa no outono e supostamente chegam ao mar dos Sargaços na primavera. Assim, os pesquisadores ajustaram as etiquetas para se soltarem no primeiro dia de abril. Conforme relato publicado na Science, isso foi cedo demais: o mais longe que as enguias haviam chegado eram 1.287km.

Aarestrup afirmou ser possível que as etiquetas tivessem se tornado uma força de resistência, o que acabou atrasando os peixes. Se não for isso, e as enguias simplesmente levem naturalmente mais tempo para chegar lá, disse ele, as ideias sobre quando elas se reproduzem "teriam de ser adaptadas".

Foto: Kim Aarestrup/Science

pouco se sabe a respeito da migração das enguias (Foto: Kim Aarestrup/Science)

Os dados também mostraram que as enguias nadam em profundidades de aproximadamente 198 metros durante a noite, mas submergem a 609 metros durante o dia. A descida a águas mais frias, segundo sugerem os pesquisadores, retarda a maturação sexual das enguias até que atinjam o Mar dos Sargaços – quando quer que seja.

Do 'New York Times'
Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...