domingo, 4 de outubro de 2009

No Dia dos Animais, bênção para eles na Igreja


(Melina Mantovani - gazeta online)
foto: Melina Mantovani/GOL
Bênção dos animais no Convento de São Francisco, na Cidade Alta, em Vitória

Neste domingo, 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais e dia em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, a Arquidiocese de Vitória realizou a benção dos animais no Convento de São Francisco, na Cidade Alta, em Vitória. Cachorros, gatos, pássaros e até peixinhos de aquário foram abençoados na manhã deste domingo.

A bênção acontece há três anos em homenagem ao santo, conhecido como protetor dos animais. O frei Pedro Angel, frade da Comunidade Franciscana do Convento da Penha, explica que o dia de domingo foi dedicado à amizade que São Francisco tinha pelos animais.

"Francisco ficava encantado por qualquer bichinho. Ele vinha dentro da imagem da natureza, a mão de Deus. Quem tem um animal de estimação pode pedir a bênção para que ele seja mais manso, mais dócil e também para evitar as doenças, assim como nós pedimos para nós."

Os irmãos Dante, 7 anos, e Alice Martani, 4 anos, não pensaram duas vezes quando souberam que os peixinhos de estimação teriam um dia especial só para eles. "Achamos muito legal. O Pedro, a Sofia e o Zico gostaram muito", diz Dante, se referindo aos três animais.

A comerciante, Edna Costa, 43 anos, levou a cadela Lilica, para receber a bênção, para que a ajude a superar uma hérnia, que a faz andar com o auxílio de rodinhas. "Eu fiz até promessa para ela voltar a andar e eu tenho fé que ela vai conseguir. E tenho certeza que a bênção vai ajudá-la", conta.

Os pássaros também foram lembrados. Os primos Felipe Fonseca, 12 anos, e Leonardo Khoury, 10 anos, levaram a calopsita para o Convento. "Eu acho que não são só as pessoas que têm direito à bênção. Eu acho que todo mundo, inclusive os animais, porque todos devem ser tratados iguais", disse o menino.

foto: Melina Mantovani/GOL
Neste domingo, 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais e dia em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, a Arquidiocese de Vitória realizou a benção dos animais no Convento de São Francisco, na Cidade Alta, em Vitória
Cristina de Paula e a família acompanharam a bênção
A dona de casa, Cristina de Paula, 50 anos, foi com a família acompanhar a bênção. Moradora do Rio de Janeiro, a turista se interessou em conferir de perto a celebração. "Eu achei muito interessante, porque normalmente as pessoas que gostam de animais são ridicularizadas por tratarem bem e gastarem um valor alto para manter bem o animal, em algumas vezes. Então saber que a religião aceita esse amor pelos animais é bonito e muito respeitoso", ressalta.

Adoção

Quem quiser adotar um bichinho ou saber mais sobre os direitos dos animais pode entrar no site Olhar Animal. O site faz a intermediação das adoções em diversas partes do Brasil, colocando em contato protetores dos animais e candidatos à guarda responsável de cães e gatos vítimas do abandono e de outras situações de maus-tratos, após os bichos serem cuidados e esterilizados (castrados) por ação dos ativistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...