quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Orca é da família dos golfinhos e pode pesar até 10 toneladas

Orca é da família dos golfinhos e pode pesar até 10 toneladas
Apesar de terem ganhado o apelido de 'baleias assassinas', as orcas na verdade são a maior espécie da família dos golfinhos.
Mathieu Belanger-03set.09/Reuters

A orca Tillikum faz performance no parque SeaWorld, em Orlando; animal matou treinadora
Uma orca adulta pode pesar até 10 toneladas. A fêmea mede cerca de 8,5 metros e o macho, 10 metros.
Além do tamanho,machos e fêmeas são diferenciados pelo formato das nadadeiras. Os machos têm as nadadeiras altas e em formato triangular.
Cada orca é também identificada por uma mancha cinza que carrega atrás da nadadeira dorsal.
O filhote nasce com aproximadamente dois metros e 180 quilos. A cada gestação, a fêmea tem apenas um filhote.
A má fama ganhou proporção mundial com o filme "Orca, a Baleia Assassina" (1977). Mas a espécie (Orcinus orca) também foi retratada de maneira positiva nas telas. "Free Willy" (1993) fez sucesso entre a garotada e até ganhou uma sequência dois anos depois.
Richard Baum/Reuters


Treinadora interage com orca durante show no SeaWorld, em Orlando (Flórida)

Animal atacou treinadora, de 40 anos, na quarta (24) em parque na Flórida.
Colegas que tentaram salvá-la foram impedidos pela agressividade da orca.

O instituto médico legal do condado de Orange, no estado americano da Flórida, afirmou que a tratadora de animais morta por uma orca na quarta-feira em um parque em Orlando foi provavelmente vítima de traumatismo múltiplo e afogamento.

Dawn Brancheau, de 40 anos, morreu depois que uma orca a puxou para dentro do tanque, durante um show no parque aquático SeaWorld.

Segundo a polícia, os colegas de Dawn tentaram salvá-la, mas não conseguiram porque a orca estava "agressiva demais". Eles tiveram de induzir o animal até um tanque menor e, por intermédio de uma plataforma, tirá-la da água antes de conseguir libertar a vítima, que não resistiu aos ferimentos.

A polícia afirmou que a investigação do caso continua, mas que tudo indica que foi um acidente. 
Os parques SeaWorld Orlando e SeaWorld San Diego funcionaram normalmente nesta quinta, mas o show 'Believe' e o programa 'Dine with Shamu' foram suspensos por tempo indeterminado, informou um comunicado.

Foto: AP
A treinadora de animais Dawn Brancheau, que foi morta por uma orca na quarta-feira, em foto de álbum de família. (Foto: AP) 
Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das orcas mantidas no tanque de Shamu. "Shamu" é o nome da orca-símbolo do parque, também adotado por outras orcas que se apresentam nos shows.
Um casal de aposentados que estava na plateia disse à agência de notícias Associated Press que, no começo, a interação da treinadora parecia normal, mas que o animal "a pegou e começou a nadar com ela", segundo Eldon Skaggs, de 72 anos. Ele conta que o alarme tocou e o staff retirou as pessoas do local.
A irmã mais velha de Dawn Brancheau disse que a treinadora amava os animais e os tratava como crianças. "Ela não queria que nada acontecesse com as orcas". Brancheau era casada e não tinha filhos. Segundo a irmã, a família encara a morte como um acidente infeliz. "Ainda não acreditamos", disse.
  Histórico
Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente. Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários 'caldos" de uma orca durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999.

Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Ele conseguiu escapar ileso. 
Foto: AP
Orcas nadam em tanques no SeaWorld de Orlando, na Flórida, depois do incidente que provocou uma morte nesta quarta-feira (24). (Foto: AP)

  Comunicado
Em comunicado, o SeaWorld lamentou a morte e informou que uma investigação já foi instalada para identificar a possível causa. Leia a abaixo a íntegra do texto:
"Comunicado oficial sobre incidente no SeaWorld Orlando

É com profunda tristeza que o SeaWorld Parks & Entertainment comunica que nesta tarde, 24 de fevereiro de 2010, uma de nossas experientes treinadoras de animais faleceu em um acidente com uma de nossas baleias orcas. Já foi instalada uma investigação para identificar a possível causa do ocorrido. Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto.

Nós fazemos questão de enfatizar que esse é um momento extremamente difícil para o SeaWorld e todos os membros da equipe. Nós nunca tivemos em 46 anos de história de SeaWorld um incidente como este, e todos os nossos procedimentos passarão por severas investigações. Nós estendemos nossos sentimentos a família e amigos da treinadora e iremos providenciar toda a assistência a eles nesse difícil momento."

AP
AP
Foto de 13 de maio de 2005, cedida pelo SeaWorld, mostra a treinadora Dawn Brancheau e a atriz Evangeline Lilly, do seriado 'Lost', brincando com orca no SeaWorld de Orlando, na Flórida
Fonte: G1
* Com informações da AP e Reuters

3 comentários:

  1. Lamentável esta morte.
    Que o espírito desta jovem treinadora encontre a paz.
    Desejoaos familiares e amigos muita força, união e fé neste momento tão delicado.

    ResponderExcluir
  2. dificil entender essa situaçao,mais o rediculo e que eles vao colocar a baleia em sena novamente...............


    fabio cavalcante

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...