sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Orcas em cativeiro causam acidentes porque ficam estressadas, dizem ativistas

Na última quarta (24), orca matou treinadora nos EUA.
Treinador do Sea World diz que shows ajudam a conscientizar pessoas.

Foto: Julie Fletcher/Orlando Sentinel/AP
Foto: Julie Fletcher/Orlando Sentinel/AP

Treinadora Dawn Brancheau, morta por uma orca do SeaWorld (Foto: Julie Fletcher/Orlando Sentinel/AP)


Para várias organizações de proteção aos animais dos Estados Unidos, o ataque da orca Tilikum, que matou sua treinadora na última quarta-feira (24) na Flórida, não foi só um acidente. Eles são contrários à manutenção desses animais em cativeiro, e afirmam que os bichos ficam muito estressados quando estão presos.
"Confinar um animal de 5,5 toneladas em uma piscina é equivalente a confinar uma pessoa de 68 quilos em uma banheira de hidromassagem para o resto da vida", afirmou à reportagem por e-mail a advogada Joyce Tischler, uma das fundadoras do Fundo de Defesa Legal dos Animais, que atua nos EUA.
Segundo ela, há uma falsa percepção de que esses animais perdem o instinto predador quando estão em cativeiro. "Elas podem parecer fofinhas, já que são treinadas a fazer truques de circo para animar o público, mas isso não muda sua natureza", diz.

Para Susan Berta, ativista da Rede Orca, que também atua nos EUA, é impossível manter orcas em cativeiro sem que elas sofram. "Na natureza elas nadam entre 120 a 160 quilômetros por dia e são fortemente ligadas a grupos sociais. Cada comunidade tem sua própria cultura, incluindo dieta, linguagem, tradições e comportamentos", afirmou em entrevista por e-mail.

"Todos os seus instintos naturais são frustrados por falta de espaço e de liberdade, por um ambiente completamente artificial e por intervenção humana constante", concorda Joyce.

Animais feridos
O chefe de treinamentos de animais do Sea World, Chuck Tompkins, disse em entrevista ao G1 que essas ONGs não têm dados científicos suficientes sobre as orcas, e o objetivo delas é que não existam mais zoológicos.
"Eu discordo desse conceito. Há propósitos, razões para que tenhamos animais em cativeiro. Há 40 ou 60 anos, era comum pescar baleias. Hoje isso não acontece por causa de parques como o Sea World, que mostram animais. Nosso trabalho é pesquisa, ensino e conservação, e não apenas shows", afirmou por telefone.
Chuck também informou que a orca Tilikum contuará no parque. "Nós tivemos centenas de interações com a Tilikum que foram seguras. [Desta vez], ela reagiu de um jeito que não pudemos prever e perdemos um membro da família. Mas nós precisamos seguir em frente e estamos estudando para ter o ambiente mais seguro o possível para os nossos treinadores."
O treinador também disse que não é possível devolver Tilikum ao oceano, pois a orca vive há 40 anos em cativeiro e seria uma "extrema crueldade" soltá-la sem que ela tenha condições de sobreviver sozinha.
Foto: Christopher DiNottia/Flickr - Creative Commons                 by-nd 2.0

Família de orcas nada no oceano. ONG Rede Orca quer devolver a orca Lolita, que está há 40 anos em cativeiro, de volta ao mar. Segundo eles, ela ainda tem capacidade de reconhecer os seus parentes que permaneceram livres. (Foto: Christopher DiNottia/Flickr - Creative Commons by-nd 2.0)

42 orcas presas

No site Orca Home, mantido pelo alemão Stefan Jacobs e indicado pelas duas ativistas norte-americanas, é possível conhecer um levantamento detalhado sobre todas as orcas mantidas em cativeiro no mundo. São 42 animais, a maioria em parques dos EUA, Japão e França.

O site também informa o sexo, a família do animal e se ele foi capturado no oceano ou nasceu em cativeiro. A orca Tilikum é uma das mais velhas da lista. Segundo o site, o animal foi capturado aos dois anos de idade em novembro de 1983, e é provavelmente a maior orca do mundo mantida em cativeiro.

De volta à natureza

Tanto Susan quanto Joyce defendem que todas as orcas devem ser postas em liberdade. Elas citam a orca Keiko, que participou do filme "Free Willy" como um exemplo de que é possível devolver esses animais à natureza.

Foto: Warner Bros/Divulgação

Ativistas defendem que orcas devem ser soltas, assim como ocorreu com a baleia Keiko, que participou do filme 'Free Willy'. Para o chefe de treinamento do parque Sea World, isso seria uma crueldade, já que os animais não teriam mais condições de viverem sem a ajuda do homem. (Foto: Warner Bros/Divulgação)

"Ele nadou da Islândia até a Noruega, e provou que pode viver sozinho na natureza. Entretanto, como nunca encontrou sua família, teve problemas e tentou se socializar com pessoas no litoral da Islândia. Então ele foi levado para um lugar mais afastado, com pouco contato com pessoas ou orcas, e logo depois morreu", conta Susan.

Tompkins, do Sea World, vê a expeiência com outros olhos. "O resultado foi extremamente negativo. O animal morreu de fome. É extremamente cruel pegar um animal que foi criado por humanos e tentar devolvê-lo à vida selvagem", afirma.

'Soltem Lolita!'

Uma das campanhas levadas a cabo pela Rede Orca é a libertação da fêmea Lolita, que vive em um aquário em Miami, nos EUA. Segundo o site Orca Home, ela é a orca mais velha mantida em cativeiro no mundo.

A libertação de Lolita tem um apelo especial, já que sua família é conhecida. "Eles vivem perto do estado de Washington, nos EUA, e British Columbia, no Canadá", afirma Susan. Os ativistas dizem que ela ainda usa os mesmos sons dos parentes e reconhecerá as outras orcas caso seja solta, apesar de ter sido capturada há 40 anos.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Você é doido? antigamente se pescava baleias e afins por que n tinha parque como o sea word? Ta dizendo que hj por causa de parques assim não acontece isso? Vc acha que vem d onde aquelas baleias, golfinhos e animais lindos que eles tem naquele parque? Vc tem noção da tamanha brutalidade, homicidio que acontece para se escolher UM animail bom que serve para as apresenntações, muitos outros morrem... capturam vários e so um ou outro adapta e sobrevive para ser mostrado na vitrine desses parques imundos Que não se preocupam com esses animais... Assista The Cover! Abraço

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...