quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Banho quente de macacos da neve é atração no Japão

A pequena cidade de Yamanouchi, na província de Nagano, no Japão, virou atração turística por abrigar águas termais que atraem os chamados "macacos da neve".

Da BBC Brasil
Os macacos se banham nas águas quentes do parque Jigokudani

A temperatura próxima de zero grau Celsius na região faz com que os animais tomem banho em bandos nas águas quentes do parque Jigokudani.

Para chegar até o local, os turistas precisam de um carro equipado, próprio para a neve.

O que mais atrai os turistas que visitam a região é a quantidade de macacos – cerca de 200 – e também a expressão de relaxamento destes quando se banham na água quente.

O "spa" em Jogokudani é exclusivo destes "macacos da neve", como são chamados pelos japoneses.

Os "macacos da neve", da espécie Macaca fuscata, ou macaco-japonês, são nativos do Japão. Eles geralmente habitam florestas úmidas ou as localizadas a uma altitude superior a 1.500 metros em relação ao mar. São conhecidos também pela facilidade com que se adaptam a lugares com condições severas, como é o caso das gélidas montanhas de Nagano.

No inverno, além de passarem horas imersos nas águas termais, eles reduzem a atividade corporal e dormem, durante horas, aninhados. Não é difícil encontrar grupos de até 20 macacos amontoados.


A cidade de Yamanouchi, na região central do país, sempre foi conhecida pelas águas termais e estações de esqui. No entanto, desde as Olimpíadas de Inverno de Nagano, em 1998, os macacos também viraram atração turística de inverno obrigatória na região.

A temporada para ver de perto estes mamíferos nas águas termais começa no próximo dia 23 de dezembro e vai até 22 de março. Cada viagem comporta apenas nove turistas e a fila de espera é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...