terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crime. Girafa retirada de circo morreu envenenada por chumbinho no Zoo de Goiânia

GOIÂNIA - A girafa Kim, retirada de um circo de Brasília e transferida para o Parque Zoológico de Goiânia, morreu envenenada por chumbinho. É o que mostra o resultado de exame toxicológico realizado pelo Hidrocepe Laboratório de Análises Físico-Químicas de Belo Horizonte, segundo reportagem do jornal "O Popular". O laudo apontou a presença de um agrotóxico de alta toxicidade no estômago do bicho, o carbanato Aldicarb. O laudo reforça as suspeitas de que a morte da girafa tenha ocorrido em consequência de uma ação criminosa.
Lauda aponta que a girafa Kim foi morta envenenada/Foto Ricardo Rafael, O Popular

Em hipótese nenhuma esse tipo de substância poderia ter sido encontrada nas vísceras do animal
O delegado Luziano Severino de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), responsável pela investigação policial que apura a sequência de mortes no zoológico, informou ao jornal "O Popular" que reabriu o inquérito sobre o caso, em razão do resultado desse exame. Ele considera extremamente grave o fato de resíduos de um produto cuja comercialização é proibida no Brasil terem sido encontrados no organismo do animal.

- Em hipótese nenhuma esse tipo de substância poderia ter sido encontrada nas vísceras do animal - sustentou o delegado.

Conforme o laudo assinado pelo patologista Jorge Barquete, do Laboratório Hidrocepe, a quantidade de chumbinho encontrado no estômago da girafa corresponde a 0,155 ppm (partes por milhão).

Nos próximos dias, o atual e o ex-diretor do Zoológico, Raphael Cupertino e Willian Pires de Oliveira, respectivamente, além de tratadores e zootecnistas do parque, deverão depor. Também foram convocadas pessoas ligadas ao Le Cirque, de Brasília, onde as girafas Kim e Tico viviam até serem transferidas, por determinação judicial, para o Zoológico de Goiânia sob as suspeitas de que eram vítimas de maus-tratos no circo. Tico morreu dois meses antes de Kim.

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Simples: tiraram a coitada do mundo dela, exploraram e quando já não era vantajosa... envenenaram! Simples assim! ... e Deus, filmou tudinho!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...