segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Falcão-peregrino, o pássaro mais veloz do mundo

O falcão-peregrino (Falco peregrinus), ave de rapina que, em média, voa a 160 km/h, mas é capaz de mergulhar a mais de 320 km/h quando está atrás de uma presa! O bicho, encontrado em praticamente todo o mundo, é tão rápido que deixaria para trás um jato na decolagem! Confira abaixo como ele atinge essa velocidade incrível e conheça outras aves que mandam ver no voo.


Exímio caçador, o falcão-peregrino usa uma estratégia engenhosa para capturar suas presas: pegar correntes de ar quente para atingir grandes alturas. Em alguns casos, ele sobe 1,5 mil metros em relação ao nível do solo.
Lá de cima, fica fácil para ele localizar suas vítimas, que podem ser outras aves – como pombos, patos e faisões – ou roedores. Avistado o alvo, ele dá um mergulho quase perpendicular ao solo, às vezes em queda livre.

No mergulho, ele cola as asas ao corpo e controla a direção do voo abrindo-as ligeiramente. Com movimentos curtos das asas, consegue acelerar ainda mais, superando os 320 km/h.

Finalmente, ele agarra a presa com as garras ou simplesmente a abate com uma pancada com as patas. Atordoada, a vítima cai em movimentos circulares enquanto o falcão-peregrino dá meia-volta para apanhá-la na queda. (Fonte: Mundo Estranho)

O falcão peregrino constrói seu ninho nos penhascos. Ele também escolhe nidificar (botar ovos) nas bordas.

É um excelente caçador. Do ar miraa sua presa e avança sobre ela um voo que pode chegar a mais de 300 quilômetros por hora.

Ela se alimenta principalmente de pequenas aves e pequenos mamíferos.

Falcões peregrinos alcançam a maturidade sexual com a idade de dois anos. Ele marca o seu território e se prepara para ninho longe de outros indivíduos para assegurar alimentos suficientes para sua ninhada.

Na primavera, o macho faz a corte da fêmea que põe 3-4 ovos em uma taxa de um a cada dois dias. Depois que do último ovo, ambos os progenitores incubam-los por 32 dias.

Falcões são pequenos são tenros no nascimento, mas em três semanas suas penas começam a aparecer e após três semanas adicionais terão plumagem completa. Eles deixam o ninho por 30-45 dias após o nascimento. Eles mantêm a sua plumagem jovem por cerca de um ano. Como é a muda, as penas são substituídas por outras que lhes dará a aparência final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...