quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Incríveis curiosidades sobre animais


crocodilo não pode pôr a língua para fora.

Todos os porcos-espinhos flutuam na água.

A lula gigante tem os maiores olhos do mundo.

O Sapo Cocas é canhoto.

Os ratos não vomitam.

Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.

Os cangurus não conseguem andar para trás.

41 Anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. O seu nome era Fred.

3 Segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário.

Neste exacto momento há mais de 100.000.000 de microorganismos alimentando-se, reproduzindo-se, nadando e depositando detritos na área em volta dos teus lábios.

Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

Os espinhos dos porcos-espinhos estão cobertos por antibióticos. Isto ajuda-os porque é comum eles picarem-se nos seus próprios espinhos.

Um pequeno morcego castanho consegue apanhar cerca de 600 mosquitos em uma hora.

Para onde vão os morcegos quando chove? Na América do Sul há uma espécie de morcegos que constrói tendas com as folhas das árvores.

A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exactamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constróem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.

Lembram-se do filme "Jurassic Park" em que o Tiranossauro Rex persegue um Jeep a 80 km/h? É treta. O biólogo John Hutchinson, da Universidade Stanford, e o engenheiro Mariano Garcia, de Cornell, garantem que o mais famoso carnívoro era tão rápido como uma galinha. A velocidade do animal extinto era de no mínimo 16 km/h, e no máximo 40 km/h (o mesmo que um cão).

Cientistas descobriram que o ranho do caracol possui uma proteína que estimula a regeneração dos tecidos. É nojento mas cura cortes em metade do tempo.

Os coiotes são extremamente leais para com os seus companheiros. Se um deles for apanhado numa armadilha, o outro irá trazer-lhe pequenos animais para o alimentar e irá ensopar o seu pelo no rio para o outro beber água. Está documentado que o coiote selvagem acasala para toda a vida.

Na ilha de Madagáscar não vivem marsupiais, macacos, elefantes, nem zebras; mas, em compensação, é um dos únicos lugares do mundo habitado por lémures, pequenos primatas com olhos grandes, cauda, pêlo macio, focinho parecido com o das raposas e hábitos semelhantes aos dos macacos. O maior lémure ainda vivo é o Indri, que mede cerca de 70 cm e pode pesar até 10kg. Existem muitas lendas sobre este simpático animalzinho, que é considerado sagrado pelos nativos da ilha. Há quem diga que as folhas das árvores habitadas por ele têm o poder da cura, outros acreditam que os Indris são pessoas reencarnadas ou ainda ancestrais dos seres humanos. Os Indris, assim como os outros lémures, correm risco de extinção devido à destruição do seu habitat natural.

Nos anos 50, nos EUA, foram lançados castores de pára-quedas na Califórnia para construirem diques em zonas ameaçadas pela erosão.

Os camarões têm o coração na cabeça.

Os morcegos viram sempre para a esquerda quando saem da caverna.

As girafas não têm cordas vocais.

O governo da Malásia decidiu resolver o problema dos mosquitos que carregavam inúmeras doenças, deitando o veneno DDT nas áreas infestadas. Isto funcionou, mas depois, as baratas começaram a comer os mosquitos mortos. O lagartos da região comeram as baratas. Contudo, ainda havia uma quantidade residual de veneno nas baratas, mas os lagartos não morreram. Em vez disso, tornaram-se incrivelmente lentos. Deste modo, os gatos começaram a comer os lagartos (que eram bastante rápidos para fugir dos gatos antes de comerem as baratas). O veneno dos lagartos matou os gatos, e, quando não há gatos, os ratos multiplicam-se. Isto levou a Organização Mundial de Saúde a banir o DDT e a importar milhares de gatos para matarem os ratos.

Nos EUA, as pessoas acreditam que há crocodilos enormes nos esgotos de Nova Iorque. No passado, era comum as pessoas terem crocodilos bebés como animais de estimação, e quando estes cresciam, deitavam-nos pela sanita abaixo. No entanto, contrariamente ao que se pensa, apenas foi encontrado um crocodilo nos esgotos de Nova Iorque. O crocodilo, com 57 Kg foi retirado dos esgotos em 1935 por 4 rapazes.



Os golfinhos dormem com um olho aberto.



Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.



Uma girafa pode limpar as suas orelhas com a língua.



Certas rãs podem ser congeladas e depois descongeladas e continuar vivas.



Os olhos de um hamster podem cair se o pendurares de cabeça para baixo.



Das 18.000 espécies de plantas encontradas na Austrália, 15.000 não são encontradas em mais nenhum lugar do mundo. Das 295 espécies de mamíferos (incluindo os marsupiais), 250 são exclusivos da Austrália. E cerca de 710 dos 800 répteis australianos não são encontrados em mais nenhum sítio, e 80% a 90% dos insectos e aracnídeos são únicos.



Um aligator (parecido com um jacaré) pode ter 2.000 a 3.000 dentes em toda a sua vida.



O Jardim Zoológico de Tóquio fecha todos os anos durante 2 meses. Esta pausa serve para dar aos animais umas férias dos humanos.



Uma girafa pode matar um leão com apenas um pontapé (coice).



Todos os ursos polares são canhotos.



Foi recentemente descoberto numa missão espacial que os sapos conseguem vomitar. Primeiro, eles vomitam o estômago inteiro. Depois, usam os braços para remover todos os conteúdos do estômago. Finalmente, voltam a engolir o estômago.



Apesar de viver no deserto, o camelo resiste menos tempo sem água do que um rato.



As minhocas não comem terra. O seu aparelho digestivo separa os compostos vegetais da terra, que depois é eliminada.



A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando para os seus olhos. Os carnívoros (cães, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.



Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.



41 anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. O seu nome era Fred.



3 segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário.



1500 é o número de visões 'bem documentadas' do Bigfoot desde 1958.



De entre todos os dinossauros, o Hadrossauro é o que tinha o maior número de dentes. O animal com bico de pato possuia uma arcada de nada menos do que 960 presas (para comparar, o ser humano tem 32). Além de grandes, os seus sorrisos eram duradouros; os dentes eram renováveis, sendo que um espécime podia ter até 10.000 deles no decorrer da sua vida.



Encontram-se em África as maiores rãs do mundo. Em 1989, um exemplar, capturado no Rio Sanaga, República dos Camarões, media 36,83 cm só de corpo e pesava 3 quilos e 660 gramas. O comprimento, com as pernas estendidas, chegava a 87,63 cm.



Os lábios dos ursos são tão sensíveis e precisos que conseguem retirar a pele a uma uva sem a danificar.



Após um período de sede, os dromedários são capazes de beber de uma assentada entre 60 e 100 litros de água.



A pelagem do urso polar não é branca, já que os seus pelos são transparentes. Parecem brancos porque têm pequenas bolhas de ar para o seu isolamento térmico, que dispersam a luz.



A preguiça de três dedos move-se no solo a uma velocidade média de apenas 2,2 metros por hora.



Os esquilos voadores dão saltos de mais de 40 metros.



Em caso de perigo, as doninhas orientam o traseiro na direcção do atacante e pulverizam-no com um líquido mal-cheiroso. Para além do seu desagradável odor sulfuroso, a substância causa uma irritação intensa e até cegueira temporária, se entrar em contacto com os olhos.



O animal mais rápido em terra é a chita. Pode alcançar 96 Km/h durante breves momentos da sua corrida.



Uma hiena manchada pode engolir 15 a 20 quilos de carne em poucas horas.



O musaranho de Someren, que tem o tamanho de um dedo mindinho, possui uma peculiar estrutura esquelética, que lhe permite sobreviver ao peso de um homem em pé sobre ele.



A lagosta carnívora, que habita nas águas costeiras da Austrália, conta-se entre os predadores mais rápidos da Terra. Este crustáceo marinho captura com as pinças as suas presas, geralmente outras lagostas, em apenas cinco milissegundos.



O caranguejo-ervilha mede apenas 15 milímetros, enquanto o caranguejo gigante da Tasmânia tem uma carapaça de quase meio metro de largura.



Oitenta por cento dos seres que vivem no mar são bioluminescentes, ou seja, emitem luz própria.

Existe uma espécie de aranha que, para realizar a cópula, ele oferece o seu abdómen para a fêmea comer, e enquanto ela se farta, ele aproveita para a cópula. Geralmente morrem, a não ser que sejam rápidas e a fêmea não coma todo o seu abdómen.



Há mais possibilidades de se morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.



As Viúvas Negras têm esse nome porque comem os parceiros com quem acasalam. Chegam a comer 25 parceiros por dia!



Aracnofobia - medo dos aracnídeos.



As aranhas segregam um óleo das patas, por isso não ficam presas à teia.



A teia de aranha é tão forte que a própria aranha teria de ter 50 mil vezes o seu tamanho para conseguir rasgar a teia.



Cientistas Australianos identificaram uma espécie de aranhas bebés que arrancam os membros da progenitora e alimentam-se deles durante algumas semanas. Eles acreditam que este sacrifício materno previne as crias de se comerem umas às outras.



As aranhas saltadoras costumam saltar para cima das costas das outras aranhas e comem-nas assim.



As Tarântulas têm o corpo dividido em dois, o tórax e o cefalotórax (nenhuma das partes é considerada a cabeça, mas é no cerfalotórax que se encontram os olhos e as quelíceras). É por isso que elas precisam de 8 olhos. Sem uma cabeça que possam rodar, os 8 olhos ajudam-na a ver em todas as direcções.



A maior parte das pessoas pensa que as Tarântulas são animais perigosos. De facto, não há registo de alguma morte causada por uma Tarântula em toda a história. O veneno das Tarântulas é semelhante ao das abelhas.



Todas as aranhas são venenosas até certo ponto, mas apenas algumas são perigosas para os humanos.



Há um tipo de aranha que só come as outras aranhas.



Um fio de teia de aranha com a espessura de um centímetro é mais forte que um cabo de ferro com a mesma espessura. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis era capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo.



O veneno de uma Viúva Negra é mais potente que o de uma Cobra Cascavel.

A Orca é o maior membro da família dos Golfinhos, e não é realmente uma baleia. No entanto, devido ao seu tamanho, a Orca é frequentemente incluída na categoria das Baleias.



As Orcas (Baleias Assassinas) têm um excelente sentido de tacto que, se deixares cair um comprimido num balde cheio de peixes, ela é capaz de comer os peixes todos e cuspir o comprimido.



As Baleias Azuis são o animal mais ruidoso do planeta. Há gravações de sons que chegam aos 188 dB (Nota: só como comparação, o limiar da dor nos humanos é de 140 dB).



A Baleia Corcunda chega a percorrer 6500 km por ano.



O pénis da Baleia Azul mede 1,8 metros e tem a grossura de um humano. Contém um osso de 1 metro para o manter parcialmente erecto.



Os testículos de uma Baleia Azul são do tamanho de um Volkswagen Carocha (Beetle) e uma criança pequena seria capaz de rastejar dentro das suas artérias principais.



O maior peixe do planeta é o Tubarão Baleia. Pesa perto de 20 toneladas e tem 12 m de comprimento.



O coração de uma baleia azul bate apenas 9 vezes por minuto.



As Baleias Azuis são o maior animal do planeta que alguma vez existiu, medindo 30 metros de comprimento e pesando 150 toneladas. Como comparação, o maior dinossauro que existiu pesava 110 toneladas.



A barbatana dorsal de uma Orca (Baleia Assassina) macho pode crescer até à altura de um homem.



A barbatana da Baleia Corcunda mede 2/3 do tamanho do seu corpo.



Os baleeiros conseguem extrair até mil litros de óleo da cabeça de um cachalote adulto.



A baleia azul oculta sob o seu ventre duas mamas com 2,4 metros de comprimento, 50 centímetros de largura e 15 centímetros de espessura. Durante a aleitação, a fêmea produz diariamente 600 litros de leite.

Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebé.



Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles lá estivessem.



Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.



É ilegal ter um cão no Reykjavik.



Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto que os cães apenas têm 10.



Os cães vêm a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.



Já não há Huskies Siberianos na Sibéria.



Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.



Se um cão tiver a cauda erguida, é um sinal de dominância. Significa que é o líder da matilha.



O olfacto dos cães é dos melhores da natureza. Se desdobrasse-mos e estendesse-mos as membranas que se situam no nariz dos cães, elas seriam maiores do que o próprio cão.



Os cães selvagens que vivem em manadas na Austrália são chamados Dingos.



Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária serviam para matar um cão de 22 kg.



A maior ninhada de cães foi de uma cadela Foxhound Americano, com 23 filhotes em 1944. No entanto, não existem dados relativos ao número de cachorros que sobreviveram ao nascimento.
Uma outra cadela, de raça São Bernardo, teve também 23 filhotes em 1975, mas apenas 14 sobreviveram.
E ainda, uma cadela de raça Dinamarquês teve 23 filhotes em 1987 mas apenas 16 sobreviveram.


Em 1994, no Brasil, uma cadela de raça Fila Brasileiro teve 17 filhotes e os 17 sobreviveram, tornando-se assim a cadela com a maior ninhada (com maior número de cachorros sobreviventes) e também tendo o seu registro no livro dos recordes.

Informação gentilmente cedida pelo seu criador, Carlos Alberto de Oliveira:

"A cadela Ursa e sua ninhada de 17 filhotes, que foram de nossa criação, são nascidos em Curitiba. Portanto, esse recorde ocorreu aí, onde morávamos em 1994. Esse registro consta do Guinness Book, edições 1996/1997. O que para nós foi um orgulho e uma conquista, sempre nos honra, quando é mencionado por alguém. E principalmente partindo de um site com essa qualidade. Receba os nossos parabéns, e os nossos agradecimentos."



Os cães são mais susceptíveis de atacar um estranho que vai a correr do que um que esteja parado.



Os cães suam através das patas e do focinho.



Um caniche caiu de uma varanda em Buenos Aires em Outubro de 1988. Matou 3 pessoas. Um levou com o caniche na cabeça, o segundo foi atropelado por um autocarro enquanto estava a olhar para o cão a cair, e o terceiro morreu de ataque cardíaco.



Há mais de 52.6 milhões de cães nos Estados Unidos.



A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães São Bernardos surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cãezinhos foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de ir buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool frequentemente visto nas ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.



Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.



O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pelo branco.

Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da campa. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.



Cinofobia - medo dos cães e da raiva.



O cão vermelho, que vive no Extremo oriente, é considerado um dos animais mais sanguinários e cruéis. Frequentemente, a matilha mata a presa estripando-a: começam por lhe arrancar o coração, o fígado, o baço e os olhos.

Numa estátua de uma pessoa sentada num cavalo, se o cavalo tiver as duas patas da frente levantadas, significa que essa pessoa morreu em batalha. Se tiver apenas uma pata levantada, significa que essa pessoa morreu de ferimentos resultantes de uma batalha. Se o cavalo tiver todas as patas no chão, significa que a pessoa teve uma morte natural.



Só os humanos e os cavalos é que possuem hímenes.



Hipofobia e Equinofobia - medo dos cavalos.



Mais de 20.000.000 de cavalos-marinhos são capturados todos os anos para fazer medicina popular. A população mundial de cavalos-marinhos desceu 70% nos últimos 10 anos.



Nos cavalos-marinhos é o macho que engravida e dá à luz.



Calígula, o Imperador Romano entre 37-41 a.C. apontou o seu cavalo preferido como cônsul e co-governante de Roma.



Os cavalos não conseguem vomitar.



Não há cavalos brancos. Eles são chamados cavalos cinzentos porque têm pequenos pelos pretos e brancos que combinam e formam a sua cor esbranquiçada. Os cavalos que são brancos, têm olhos, boca e orelhas cor-de-rosa e são chamados albinos.



A China não só é o país com mais pessoas no mundo, mas também o país com mais cavalos (10.000.000) e galinhas (3.000.000.000).



Os cavalos da Idade Média tinham de ser capazes de transportar até 400 Kg. Isto incluía o cavaleiro, a armadura do cavaleiro, a sela e a própria armadura do cavalo.



Com os seus longos pulmões a enorme coração, os cavalos foram feitos para correr. Saltar não é uma actividade natural dos cavalos, a maior parte deles dá a volta ao obstáculo. É necessário um treino especial para os habituar a saltar.



A cópula dos cavalos pode durar entre 2 minutos e meia hora.



Os cavalos gastam mais energia quando estão deitados do que quando estão de pé.



Acredita-se que os cavalos são os descendentes de um animal mais pequeno chamado Eohippus. O Eohippus era mais ou menos do tamanho de um gato doméstico.



Depois da sua morte, a cabeça de um cavalo-marinho é preservada e usada como peça de xadrez.



A palavra "hipopótamo" vem do Grego e significa "cavalo do rio".



A cabeça de um cavalo pesa cerca de 5,5 Kg.



Os cavalos não conseguem respirar pela boca.



O coração de um cavalo pesa cerca de 4,5 Kg.



A população mundial de cavalos está estimada em 75.000.000.

Quando as cobras nascem com duas cabeças, as cabeças lutam entre si por comida.



Os chineses comem cerca de mil toneladas de serpentes por ano. O animal é considerado um bom petisco e um excelente afrodisíaco.



Todas as cobras são carnívoras.



As Cascavéis bebés nascem sem o "guizo".



Quando as cobras nascem com duas cabeças, estas lutam entre si pela comida.



Se pensas que as cobras são viscosas, enganas-te. Elas são quentes e secas.



Algumas das mais venenosas cobras do mundo vivem no fundo dos oceanos.



A cobra é uma delícia na China.



Todas as cobras macho têm dois pénis chamados Hemipenes. Curiosamente, os hemipenes são a única fonte para descobrir a diferença entre algumas espécies de cobras.



As mordidas de cobra ocorrem mais vezes nas zonas tropicais, principalmente nas áreas rurais. Isto é porque as cobras mais venenosas vivem em zonas tropicais. De facto, no Equador, cerca de 80% da população já foi mordida por uma cobra pelo menos uma vez na vida.



Demora cerca de 17 dias para uma cobra digerir um rato.



80% das vítimas de mordeduras de cobra foram mordidos por atiçarem as cobras.



O veneno de uma aranha Viúva Negra é mais potente que o de uma Cobra Cascavel.



As cobras dormem, mas não conseguem fechar os olhos.



Se colocares duas Cobras Rainhas numa caixa, uma acabará por comer a outra.

Os coelhos não são roedores. Eles são lagomorfos (caracterizados por terem dentes incisivos de crescimento contínuo, em número de quatro no maxilar superior e apenas dois no maxilar inferior; caninos ausentes), e estão mais próximos dos cavalos do que dos ratos.



Devido à colocação dos seus olhos de cada lado da cabeça, o coelho consegue olhar para trás sem virar a cabeça.



Os coelhos podem sofrer golpes de calor.



Os coelhos não conseguem vomitar. Por outro lado, têm que ter o estômago sempre cheio com alguma coisa, pois podem morrer se tiverem o estômago vazio.



Os coelhos nascem cegos.



Os coelhos têm entre 26 e 28 dentes. E têm molares.



Há apenas uma raça de coelhos domésticos que mudam de cor. São os Champagne D'Argent. Nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos.

Como os elefantes são o único animal com 4 joelhos, se fores perseguido por um, sobe para um monte, já que eles não conseguem subir em frente. (É claro que na savana africana não há muitos montes).



A descarga eléctrica de uma enguia pode conter até 650 Volts - o suficiente para matar um elefante.



Um elefante africano tem tanta destreza "manual" na tromba que consegue virar até as páginas de um livro.



É comum os elefantes permanecerem de pé depois de morrerem.



Os elefantes não são os únicos paquidermes. A palavra significa "pele espessa". Os rinocerontes e os hipopótamos também são paquidermes.



Qual é a semelhança entre um elefante e um carro? O radiador! Os elefantes têm uma rede de vasos sanguíneos atrás das orelhas que funcionam como um radiador mantendo a temperatura do corpo constante.



Nos circos, há mais mortes causadas por elefantes do que pelos tigres e leões.



Os elefantes comunicam numa frequência sonora de 5 Hz. Assim, se bateres palmas mais rapidamente do que 5 vezes por segundo, os elefantes conseguem ouvir o tom que produziste.



O elefante consegue cheirar água a uma distância de 5 Km.



Os elefantes fêmeas têm seios parecidos com o dos humanos.



Os elefantes são capazes de nadar 32 Km por dia.



Os elefantes não conseguem saltar.



No Jurassic Park, o som do T-Rex foi feito com uma mistura de sons de um crocodilo, de um leão, de um tigre e de um elefante bebé.



O tempo de gestação dos elefantes pode chegar aos 24 meses.



Durante toda a tua vida irás comer cerca de 30.000 Kg de comida; isso é mais ou menos o peso de 6 elefantes.



O elefante é o único animal com quatro joelhos.



Os elefantes não conseguem saltar. Qualquer outro mamífero consegue.



O peso de um elefante recém-nascido é de 100 Kg.



Contrariamente ao que se faz pensar, os elefantes não têm medo dos ratos. Se fores a um Jardim Zoológico, é muito provável que haja ratos a viver nos recintos dos elefantes.



Os cientistas acreditam que em 2010 os elefantes estarão extintos, devido à caça excessiva pelos seus dentes de marfim.

Os elefantes choram a morte dos outros elefantes. É comum levarem os ossos dos mortos para um cemitério.



Os elefantes correm a uma velocidade entre 50 a 65 Km/hora.



A primeira bomba atirada pelos Aliados em Berlim durante a 2ª Guerra Mundial matou o único elefante do Jardim Zoológico de Berlim.



Os elefantes comem cerca de 230 Kg de comida por dia.



O pénis de em elefante mede cerca de 1,6 metros. O maior do reino animal terrestre.



Os elefantes africanos são os maiores animais terrestres do mundo. Eles atingem a altura de até 3,7 m e podem pesar de quatro a sete toneladas, graças aos 150 kg de comida ingeridos diáriamente. A sua pele chega a ter quatro centímetros de espessura. Os bichinhos são herbívoros e habitam as savanas de África, onde vivem sempre em grupo até aos 60 anos.



A tromba de um elefante é movida por cerca de 4 mil músculos.

Há perto de 450 milhões de galinhas só nos Estados Unidos.



O recorde de tempo de voo de uma galinha é de 13 segundos.



Alectorofobia - medo das galinhas.



As fezes produzidas por uma galinha durante toda a sua vida podem alimentar uma lâmpada de 100 watt durante 5 horas.



Antigamente as chaminés eram limpas atirando galinhas vivas lá para dentro.



O parente vivo mais próximo do T-Rex é a galinha.



Se colocares um pinto em frente a uma linha desenhada no chão e o fizeres olhar para ela, ele fica hipnotizado e provavelmente não sai dali até o tirarem de lá.



De acordo com uns cientistas do National Geografic, o ovo nasceu primeiro que a galinha. Eles dizem que os répteis já punham ovos muito tempo antes de existirem galinhas, e a primeira galinha nasceu de um ovo posto por uma ave que não era ainda considerada uma galinha.



O McDonald's na Índia não serve bifes, apenas galinha e peixe.



Em Gainesville na Georgia, EUA é proibido comer galinha com garfo.



A China não é só o país com mais pessoas do mundo, mas também o que tem mais cavalos (10.000.000) e mais galinhas (3.000.000.000).



Alguns tipos de galinhas podem pôr ovos coloridos. A Ameraucana e a Araucana põem ovos verdes e azuis.



Consegue-se hipnotizar literalmente uma galinha segurando-a e desenhando uma linha no chão várias vezes seguidas. Ela não sai dali enquanto continuares a fazer isso.



O Coronel Sanders (o tipo que aparece na fotografia do KFC - Kentucky Fried Chicken) foi a segunda figura pública mais conhecida do mundo em 1979.



Um galo macho castrado é chamado de capão.



O Galo Japonês, tem mais de sete metros de cauda! A sua única utilidade é serem levados a concursos.



O que determina a cor do ovo é a raça da galinha. Branco puro, bege claro ou bege escuro são determinados por um pigmento na parte externa da casca e não interfere no sabor, nem no valor nutricional do alimento.



As galinhas produzem sons com diferentes significados. Elas dão diferentes alarmes quando atacadas por diferentes predadores.



Há mais galinhas do que pessoas no mundo.

A maneira como os gatos comunicam é fascinante. Eles não constróem frases para exprimir o afecto, raiva, fome, solidão, alegria e medo nas frequências naturais, inaudíveis para o homem, mas sim, em frequências mais baixas de modo a que os humanos os possam ouvir. Alguns cientistas acreditam que os gatos aprenderam que nós não os conseguimos ouvir nas frequências naturais, e por isso adaptaram-se de modo a comunicarem connosco.



Os gatos têm um QI que no reino animal só é ultrapassado pelo dos macacos e dos chimpanzés.



Apenas um em cada mil gatos cor-de-laranja é fêmea.



Os gatos não vêm muito bem ao perto. Qualquer coisa num raio inferior a 15 cm torna-se muito desfocada.



Após uma refeição, os gatos lavam-se imediatamente. Isto é um instinto que lhes diz para se limparem de modo a que os predadores não sintam o cheiro a comida e os ataquem.



Quando os gatos afiam as garras, eles deixam um sinal. Têm glândulas nas patas que segregam uma substância, avisando os outros gatos que eles lá estiveram. Estas glândulas existem não só nas patas, mas também na face, pescoço, ombros e cauda.



A maioria dos gatos com olhos azuis são surdos.



A Chita é o único felino que não consegue retrair as garras.



Todos os gatos domésticos detestam limões ou qualquer outro citrino.



O gato usa a cauda para se equilibrar.



O gato mais estranho de todos nasceu na Alemanha e tinha 5 pernas, 6 patas e 30 dedos!



Os gatos adoram cheiros tais como loções ou perfumes. É por isso que se podem ver gatos a cheirar flores.



Os cães geralmente têm 42 dentes enquanto que os gatos apenas têm 30.



O mamífero mais rápido em terra é a Chita. O mais rápido de todos foi um macho que atingiu os 148 Km/hora. Os gatos domésticos atingem uma velocidade de 40-50 Km/hora.



Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, cortar as unhas aos gatos não significa apenas cortar a unha. Isso envolve a amputação da primeira junta do dedo dos gatos, e é extremamente doloroso. Aproximadamente 50% dos gatos sofrem complicações. Cortar as unhas aos gatos é proibido em muitos países.



Os gatos têm cinco dedos nas patas da frente e 4 dedos nas patas traseiras.



A maioria dos gatos vive 14 anos, mas alguns chegam até aos 18 ou 19 e outros ainda chegam aos 30.



Quando um gato abana a cauda inteira, está zangado. Quando ele abana apenas a ponta da cauda, está contente.



Na Argentina acredita-se que comer gatos é bom para a saúde e estimula a potência sexual.



Os gatos pretos são geralmente mais calmos do que os brancos, que estão sempre muito nervosos.

Se o teu gato andar a comer as plantas, borrifa-as com sumo de limão. Os gatos detestam o cheiro dos citrinos.



Os gatos foram domesticados no Antigo Egipto, há mais de 4000 anos atrás.



A elasticidade dos ossos dos gatos é apenas 1/10 menor do que a da borracha. Se um gato cair de um 10º andar, tem 90% de hipóteses de sobreviver. Se um humano cair da mesma altura, só tem 10% de hipóteses de sobreviver.



Os gatos não conseguem mover o maxilar para os lados.



Na Disneyland existem centenas de gatos. Eles não são vistos durante o dia porque há demasiadas pessoas, mas a razão de eles lá estarem é para caçarem os ratos.



Os gatinhos bebés não conseguem ir à casa de banho sozinhos. A progenitora estimula-os com a língua nos genitais logo após as refeições.



Os gatos vêm bem no escuro porque os seus olhos reflectem a luz. A luz entra nos olhos e é reflectida para fora; funcionam mais ou menos como dois faróis.



Os gatos vêm ter com as pessoas e roçam-se a elas para as marcar como seu território. Eles têm glândulas que segregam uma substância química que os distingue dos outros gatos.



A Peste Negra na Europa ocorreu porque na altura as pessoas acreditavam que quem tivesse um gato era uma bruxa. Logo, todos os gatos foram queimados, deixando os ratos (com as suas doenças) circular livremente e multiplicar-se.



Quando uma gata fêmea é trazida para uma casa onde já existe um gato macho, ele irá tentar acasalar com ela. Quando a fêmea recusa, o macho fica deprimido e recusa-se a comer até que a fêmea se vá embora da casa.



O gato usa 32 músculos para controlar as orelhas.



A salvação de um animal mais desastrosa de sempre aconteceu em Londres quando uma senhora idosa chamou os bombeiros para tirarem um gato de cima de uma árvore. Eles retiraram o gato são e salvo, mas atropelaram-no quando se iam embora para o quartel.



Os antigos Egípcios adoravam os gatos como se fossem deuses. Qualquer dono de um gato pode confirmar que eles não se esqueceram disso.



Há mais gatos em Londres do que pessoas na Noruega.



Estudos provaram que se um gato cair de um 7º andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12º andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.



A urina do gato brilha com luz ultravioleta.



A maioria dos gatos sentem-se atraídos pelo mentol (pastilhas, pasta de dentes, etc...).



Os gatos gostam de dormir com as costas encostadas a algo. Eles fazem isto para evitar que apareça alguém por detrás deles.



Um certa nota de música consegue excitar sexualmente os gatos. A mesma nota estimula os gatinhos bebés a irem à casa de banho.



Os gatos sentem-se mais atraídos pelas pessoas que lhes dão menos atenção. Eles sentem-se menos ameaçados quando não há contacto visual.

O gato mais velho viveu no Texas. Morreu aos 34 anos.



Os gatos dormem entre 16 e 18 horas por dia.



Os gatos enterram as fezes para esconderem o seu rasto dos predadores.



O maior felino que existe é o tigre da Sibéria, o Panthera tigris altaica, pode chegar a medir mais de 3 metros com o rabo esticado.



Os gatos conseguem ouvir as suas presas rodando as orelhas independentemente uma da outra.



No Antigo Egipto eram feitas múmias de gatos, e eram colocados nos seus túmulos ratinhos embalsamados. Numa cidade antiga foram encontradas 300.000 múmias de gatos.



No Antigo Egipto, matar um gato era um crime punido com a morte.



Gato em 5 línguas: Chinês - Mao; Francês - Chat; Cigano - Muca; Japonês - Neko; Romeno - Pisica.



Muitos marinheiros acreditam que um gato a bordo significa uma viagem tranquila.



Os gatos não conseguem ver na escuridão completa.



Estudos provaram que se um gato cair de um 7º andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12º andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.





Os mosquitos fêmea chupam o sangue, porque necessitam das proteínas para desenvolver os ovos que carregam.



Algumas plantas polinizam as outras fingindo que são insectos. Elas atraem os insectos para acasalar e estes ao pousarem em cima das plantas estão a polinizá-las.



Acarofobia - medo da comichão ou dos insectos que causam comichão.



Insectofobia e Entomofobia - medo dos insectos.



Isopterofobia - medo das térmitas (espécie de formiga que come madeira).



Os maiores insectos que alguma vez viveram na Terra foram as libelinhas gigantes, com uma envergadura de 1 metro.



As formigas são insectos muito sociais e vivem em colónias que podem chegar aos 500.000 indivíduos.



Alguns insectos conseguem viver até um ano sem a cabeça.



Cerca de 80% dos animais do planeta têm 6 pernas, isto é, são insectos. Existem mais de 800.000 espécies de insectos.



Em todo o mundo, os morcegos são o inimigo número 1 dos insectos voadores noctívagos.



Sumo de cebola esfregado sobre uma picada de insecto ajuda a aliviar a dor.



O louva-a-deus é o único insecto que consegue rodar a cabeça.



Existem 100.000.000 de insectos por cada pessoa no mundo.



Os mosquitos preferem o sangue de vaca ao sangue humano.



Nenhuma espécie de insectos está nem nunca esteve em vias de extinção.



Para as abelhas, um quilo de mel representa um percurso de 400.000 Km de vôo, ou seja, dar dez vezes a volta à Terra.



O maior insecto do planeta em termos de volume é o besouro Titanus giganteus que pode chegar até aos 22 centímetros de comprimento e pesar 70 gramas, é encontrado na Amazónia.



Já reparaste como as baratas são velozes? Cientistas americanos calcularam que, se tivessem o mesmo tamanho de um homem, elas conseguiriam atingir uma velocidade de 320 km/h.



A fémea do louva-a-deus arranca a cabeça do macho ainda durante o acto sexual, que chega a durar até duas horas.



As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam.

As borboletas sentem o gosto com os pés e não com a língua.



24 Horas é a esperança média de vida de uma libelinha.



Uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.



Há mais de 2400 espécies de pulgas conhecidas.



As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.



A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.



A formiga levanta 50 vezes o seu peso, e puxa 30 vezes o seu próprio peso.



Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.



Em média, uma pessoa come 8 mosquitos durante o sono em toda a sua vida.



Uma mosca vulgar bate as suas asas 200 vezes por minuto.



As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.



A formiga levanta 50 vezes o seu peso, e puxa 30 vezes o seu próprio peso.



Uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.



Há mais de 2400 espécies de pulgas conhecidas.



24 horas é a esperança média de vida de uma libelinha.

O nome científico do gorila é "Gorilla, gorilla, gorilla".



O macaco mais pequeno do mundo é mais ou menos do tamanho do teu dedo indicador.



Um macaco sul-africano foi presenteado com uma medalha e promovido a cabo durante a 1ª Guerra Mundial.



Os chimpanzés são capazes de caçar e matar macacos e por vezes crianças humanas.



Um vez, um macaco foi julgado e condenado por fumar um cigarro no estado de Indiana, EUA.



As anfetaminas melhoram a capacidade de um macaco reconhecer as expressões faciais.



Se os macacos comerem muitas bananas com casca, a língua e os olhos ficam verdes.



Os macacos de Bonobo usam o sexo (e/ou favores sexuais) para subirem na cadeia social a que pertencem. São das poucas espécies de animais que praticam sexo fora da época de acasalamento e por diversão.



Os babuínos seguram-se mutuamente nas partes genitais para estabelecer pactos e manter a harmonia no seio do grupo.



O chimpanzé tem o record de rapidez no acto sexual entre os mamíferos: consegue consumá-lo em apenas 3 segundos.



Os primatas do continente americano vêem a preto-e-branco, enquanto que os africanos conseguem distinguir as cores.



Um chimpanzé vive uma média de 40 anos, dos quais, 22 são passados a dormir ou a descansar.



O orangotango tem apenas um filho ao longo da sua vida.



Os machos de babuíno Papio hamadryas conduzem e mantêm as fêmeas no seu harém mediante duras ameaças e agressões.



Entre os macacos, as fêmeas grávidas portadoras de fetos do sexo feminino são com maior frequência vítimas de ameaças e ataques do que as futuras mães que esperam um macho.



O nome científico do Macaco Rhesus é Macaca mulata.

As ovelhas são chamadas de ruminantes porque têm mais de um estômago. Isto significa que elas conseguem digerir grãos que outros animais (tais como o cão, por exemplo) não conseguem.



Na Escócia, roubar ovelhas ainda é um crime punido com enforcamento.



As ovelhas são geralmente ou brancas ou pretas. Algumas ovelhas brancas podem parecer castanhas, mas isso é por estarem sujas!



As ovelhas preferem beber água corrente e é raro beberem água estagnada.



Apesar de não ser a sua actividade preferida, as ovelhas também conseguem nadar quando é preciso (inundações, etc...).



Os Romanos Antigos usavam preservativos feitos com os intestinos das ovelhas.



Haviam pelo menos 2.386 espécies diferentes de ovelhas no País de Gales antes de este ser habitado.



Se virares uma ovelha de patas para o ar ela não se conseguirá levantar sozinha. Se uma ovelha ficar muito tempo de barriga para cima ela morre. Por isso, quando vires uma ovelha de pernas para o ar, por favor ajuda-a a levantar-se.



As ovelhas e as vacas comem a placenta após o parto.



70% de toda a lã do mundo vem da Austrália. Eles têm cerca de 126.000.000 de ovelhas que utilizam quase metade do continente da Oceânia para pastar.



As ovelhas fazem "mééééé" em tons diferentes. Algumas chegam quase a fazer "muuuu" como as vacas, enquanto que outras quase não se ouvem.



As ovelhas não gostam que lhes façam festas no pelo. Assim que são tosquiadas tornam-se extremamente amigáveis.



As ovelhas não têm os dentes incisivos de cima.



A ovelha Dolly tem esse nome porque ela foi criada a partir de uma célula da glândula mamaria da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.

A maioria dos pássaros constrói ninhos novos todos os anos. A águia careca acasala para a vida toda e constrói apenas um ninho, o qual vai ampliando todos os anos. Alguns ninhos pesam quase uma tonelada.



As avestruzes são excelentes corredoras, conseguem ultrapassar um cavalo. Além disso, as avestruzes macho conseguem rosnar como um leão.



Na Inglaterra Vitoriana, os perús eram populares nos jantares de Natal. Algumas das aves eram criadas em Norfolk e transportadas depois para o mercado em Londres. Para chegarem a Londres, eram calçadas umas botas de cabedal nas patas dos perús. Essas botas protegiam as patas dos perús da lama congelada na estrada que ia de Norfolk a Londres.



As corujas são das poucas aves que conseguem ver a cor azul.



Os Antigos Romanos pensavam que os pássaros só acasalavam a 14 de Fevereiro.



Os pássaros não têm um pénis externo.



As caganitas de pássaro (guano) são a maior fonte de exportação da ilha de Nauru no Pacífico.



As corujas são o único pássaro que consegue ver a cor azul, e também são os únicos com visão estereoscópica (capacidade de focar os dois olhos ao mesmo tempo num alvo).



A Amazónia contém cerca de 25% das espécies de pássaros existentes no mundo.



Alguns pássaros usam as estrelas para se guiarem durante as migrações.



Foram os porcos (trazidos pelo Homem) que mataram e extinguiram o pássaro Dodo. O último Dodo morreu em 1681.



O pássaro do paraíso consegue dormir de pernas para o ar.



O pássaro azul africano não tem pénis.



Um pássaro da orla marítima chamado Fulmar é capaz de cuspir um óleo amarelo e fedorento contra os intrusos no seu ninho. Este pássaro tem uma pontaria fenomenal até cerca de 1,5 metros do intruso. Os Fulmares até cheiram tão mal como o óleo que cospem. Os ovos de um Fulmar que se encontram num museu à mais de 100 anos, ainda contêm o seu cheiro. Os Fulmares vivem no Árctico, Inglaterra, Califórnia e no Japão.



Mais de 3,5 milhões de pássaros morrem todos os anos ao chocarem contra janelas.



A Antpitta avis canis Ridgley é um pássaro que se parece com um pato e que ladra como um cão. A ave foi descoberta pelo ornitologista Robert S. Ridgley nos Andes, Equador em Junho de 1998. Foram descobertas 30 destas aves pretas e brancas com pernas compridas. Foram descobertas à tão pouco tempo porque vivem numa parte bastante remota dos Andes e, claro, não cantam ... ladram. São do tamanho de um pato e são uma das maiores aves descobertas nos últimos 50 anos.



O Kiwi, a ave nacional da Nova Zelândia, não consegue voar. Esta ave vive num buraco cavado no solo, é quase cega, e só põe um ovo por ano. Apesar disto tudo, esta ave conseguiu sobreviver durante mais de 70 milhões de anos.



Os avestruzes põem as cabeças na areia para procurar água. No entanto, num estudo com 200.000 avestruzes durante um período de 8 anos, não houve qualquer avestruz que enterrasse a cabeça na areia.



O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro.



O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que se pode empoleirar numa simples folha de capim. Os seus ovos não são maiores do que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores do que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher de chá.

O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.



O orgasmo do porco dura 30 minutos.



Os porcos não conseguem suar, por isso chafurdam na lama para se refrescar.



Uma carga de porcos que se dirigia para a África do Sul teve de fazer uma aterragem de emergência em Londres devido aos peidos que eles davam. Os gases geraram tanto calor que fizeram disparar o alarme contra incêndio do avião.



Uma das curas usadas no século XIV para a Peste Negra era colocar um porco perto de uma pessoa que estivesse a morrer.



É fisicamente impossível um porco olhar para o céu.



Os porcos podem tornar-se alcoólicos.



Até 1997 haviam 2,47 porcos por cada habitante na Dinamarca.



Os hipopótamos são o maior membro da família dos porcos. Pensa-se que eles sejam descendentes dos cetáceos (baleias).



A China é o país com mais porcos (467.828.400) e mais cabras (170.993.000) do mundo.



Os Porquinhos da Índia são muitas vezes colocados nas gaiolas dos coelhos porque são uns óptimos guardas contra ratos. Eles sentem a aproximação dos ratos e soltam um berro alto e irritante que os ratos não aguentam e dão meia volta.



É proibido criar um porco em solo Israelita. Se o fizeres, o castigo será... matar o porco.



Os porcos que tenham um olho azul e outro castanho apenas têm 3 estômagos.



Um sinal de que vem chuva é ver os porcos andarem de um lado para o outro com paus na boca.

O Tubarão Martelo é o único animal aquático que apanha queimaduras solares.



Os tubarões são imunes ao cancro.



Todos os anos há mais mortes causadas por abelhas do que por tubarões.



Alguns tubarões conseguem ficar parados e continuar a respirar abrindo e fechando a boca para bombear água para as guelras.



Os tubarões já existem há mais de 350 milhões de anos.



Os dentes dos tubarões estão sempre a renovar-se. Quando perde um dente, tem logo uma fileira de dentes novos atrás. O tubarão consegue renovar toda uma dentadura em uma semana.



Quando os tubarões dão uma dentada, os olhos viram-se para trás e os dentes inclinam-se para a frente.



Muito poucas espécies de tubarão têm sangue quente.



Os tubarões macho distinguem-se das fêmeas pelos dois pénis que possuem na zona pélvica. Cada um desses pénis pode ter 1 metro de comprimento. No entanto, os tubarões macho apenas copulam com um dos pénis e não se sabe para que serve o outro.



A pele do tubarão é composta por pequenos dentes chamados Dentículos. O corpo dos tubarões é todo composto por cartilagens. Eles não têm ossos.



A capacidade dos tubarões encontrarem as suas presas a distâncias tão grandes é devido aos poros minúsculos que se encontram no seu nariz, chamados Ampolas de Lorenzini. As Ampolas de Lorenzini detectam as mais pequenas descargas eléctricas, identificando assim onde estão as presas.



Se virares um tubarão de cabeça para baixo, ele entra numa espécie de transe e não se move, no entanto, quando o viras para a sua posição normal, ele destrói tudo o que encontra pela frente.



O maior peixe conhecido é o Tubarão Baleia. Pesa 20 toneladas e mede 12 metros.



Um tubarão consegue cheirar 1 parte de sangue em 100 partes de água.



O instinto assassino do Tubarão manifesta-se quando ele ainda está na barriga da mãe. Durante as gestações, vários embriões lutam entre si e apenas o mais forte nasce.



O tubarão é o único peixe que pode piscar os dois olhos.



Os côcos matam mais pessoas no mundo do que os tubarões. Os côcos matam cerca de 150 pessoas por ano.

A maior parte das vacas produz mais leite quando ouvem música. Um estudo revelou que a música "Everybody Hurts" dos R.E.M. é a que dá melhores resultados.



É possível fazer uma vaca subir escadas, mas é impossível fazê-la descer.



As vacas gostam de pastar. É frequente encontrar relva nos pastos. Outras coisas também se podem encontrar nos pastos, tais como nozes, bolotas, pregos e bocados de arame farpado. Estas coisas, ao contrário da relva, não são lá muito boas para o sistema digestivo das vacas. Algumas vacas até morrem por comerem pedaços de metal. Assim, alguns agricultores dão ímans às vacas para elas comerem. Estes ímans permanecem no estômago delas durante toda a vida. Deste modo, os pedaços de metal que elas comem ficam agarrados ao íman no estômago e já não vão para os intestinos, onde podem aleijar seriamente a vaca.



Se uma vaca te pisar um pé, e se conseguires manter a calma, basta inclinares-te para a frente e a vaca sai de cima de ti. As vacas são animais amigáveis e provavelmente nem sentem que te estão a pisar.



As vacas peidam-se em média 300 vezes por dia. Em comparação, os humanos peidam-se apenas 8 vezes por dia (em média).



As vacas limpam o nariz com a língua.



O Circo de Moscovo tem um grupo de vacas que dançam música Russa e jogam futebol.



As vacas e as ovelhas comem a placenta após o parto.



As moléculas de gordura encontradas no leite de cabra são 5 vezes mais pequenas do que as encontradas no leite de vaca. Leva aproximadamente 20 minutos para o estômago as digerir, ao contrário dos 60 minutos que dura a digestão do leite de vaca.



Um vez, um barco com refugiados vietnamitas foi atingido por uma vaca e afundou-se. As autoridades japonesas que os salvaram, é claro que não acreditaram na história. Alguns dias depois, uns oficiais russos enviaram um comunicado ao governo japonês a dizer que um dos seus aviões tinha transportado uma vaca, que ficou maluca durante o voo e eles não a conseguiam dominar, por isso, lançaram-na do avião.



O leite reduz a placa dentária em 13%.



Os mosquitos preferem sangue de vaca do que sangue humano.



O nome científico da vaca é: Bos Taurus.



É frequente a vaca cortar a língua quando está a pastar, no entanto esta nunca fica infectada. Um cientista está a estudar este assunto e espera retirar conclusões que possam de alguma forma beneficiar os humanos.



Os humanos são os únicos mamíferos que bebem leite para além da infância. Somos também o único mamífero que bebe o leite de outro animal.



Cada vaca dá cerca de 200.000 copos de leite em toda a sua vida.



Para fazer 1 kg de queijo, uma vaca tem de comer 3 kg de comida.



As vacas guiam-se olhando para o chão. Se o chão estiver inundado, elas não conseguem encontrar o caminho de volta.



Há mais vacas do que pessoas no Nebrasca (estado norte-americano).



Todos os dias, uma pessoa normal vê pelo menos uma coisa relacionada com vacas (quer seja em anúncios, em texturas semelhantes à do pelo da vaca, em fotografias ou até vacas reais).

Os touros correm mais depressa ladeira acima que ladeira abaixo.



No Texas é proibido mugir a vaca de outra pessoa sem o seu consentimento.



Os peidos das vacas domesticadas produzem cerca de 30% do metano no planeta.



São precisos aproximadamente 90 litros de leite para fazer 20.000 kg de manteiga.



Quando surgiu o estilo de música Rock and Roll, diziam que as melodias causavam nos jovens loucura, promiscuidade, alcoolismo e envolvimento com todos os tipos de drogas.
Em 1959, o jornal The Los Angeles Times (EUA) publicou um artigo intitulado "Rock'n Roll Makes Cows Tighten Up", que afirmava que aquele estilo musical provocava a constrição do sistema glandular das vacas, impedindo a produção normal de leite.

Sabias que: para se fazer um casaco de pele, matam-se 24 raposas ou 65 visons ou 8 focas ou 42 raposas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco. Infelizmente ainda há pessoas que gostam de andar vestidas com animais mortos. Em baixo podes conhecer uma pequena lista de alguns animais em vias de extinção e que ainda podemos salvar.



Desde o ano 1600, 109 espécies e sub-espécies de animais foram extintas.



ARARA-AZUL
A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), maior ave entre os psitacídeos (família que inclui os papagaios, periquitos, jandaias e outras araras), está ameaçada de extinção. Restam apenas 3.000 araras-azuis na natureza, a maior parte delas no Pantanal. A destruição do seu habitat e a sua captura para o comércio são os dois factores que, combinados, levaram-na ao risco de extinção.



BALEIA-AZUL
Vive em todos os oceanos e está ameaçada pela caça intensa e indiscriminada.



ELEFANTE AFRICANO
Vive nas savanas em África e está ameaçado pela caça por causa do marfim.



GORILA-DAS-MONTANHAS
Vive nas florestas tropicais de África e está ameaçado pela caça e depredação do seu habitat.



ONÇA
A onça é o maior felino do continente americano, encontrada desde os Estados Unidos até o sul da Patagónia. Apesar do corpo compacto que chega a pesar 150 kg e medir 2,5 metros (incluindo a cauda), ela movimenta-se com graça e agilidade.



PANDA
Vive nas florestas da China e está ameaçado pela caça, destruição do habitat e do broto de bambu, que o alimenta.



RINOCERONTE DE JAVA
Vive nas florestas tropicais da Ásia e está ameaçado pela caça por causa dos chifres. É o mamífero mais raro e ameaçado do planeta. Restam sessenta exemplares.



TIGRE DE BENGALA
Vive na floresta da Índia e está ameaçado pela caça indiscriminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...