terça-feira, 24 de agosto de 2010

Macacos rhesus também adotam a fala de bebê para chamar a atenção de seus filhotes

Comunicar-se como uma criança diante de um bebê é um comportamento mais universal do que se pensa. Além de ser identificada em diversas partes do mundo entre humanos com os mais diferentes idiomas e dialetos, indícios dessa prática foram notados entre macacos.

Macacos rhesus também adotam a fala de bebê para chamar a atenção de seus filhotes
Um estudo da edição de setembro do jornal "Ethology" sugere que os macacos rhesus adultos também alteram seu modo de se comunicar quando se dirigem aos filhotes.


A pesquisa mostra que as fêmeas adotam o "baby talk" (fala de bebê), como o comportamento é conhecido internacionalmente, quando querem chamar a atenção de seus filhos.

"Esse tipo de fala é mais alto e cantado", diz Dario Maestripieri, autor do estudo, da Universidade de Chicago. "Isso pode ter origens biológicas", completa ele, citado pelo site da LiveScience.

A "fala de bebê" é mais do que apenas fazer barulhinhos para um rostinho lindo e gorducho. As mães usam diferentes tons de voz, volume e cadência. Assim, uma palavra pode ter vários significados para a criança, de acordo com a forma como é dita.

da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...