domingo, 29 de agosto de 2010

O sapo e seu rico simbolismo

Os sapos não têm aspecto muito bonito,
 mas são muito importantes na natureza.
Quando um sapo pula em sua direção pode indicar que agora é hora de buscar novas oportunidades. A mudança ou transição do sapo no seu ciclo de crescimento é muito simbólica. Eivando esse animal de um simbolismo muito forte. O sapo sofre transformações incríveis para chegar ao destino da vida adulta completa, e assim somos nós, seres humanos.

O sapo compreende como é sofrer algumas graves dores de crescimento - e por isso é um animal símbolo fantástico para adolescentes, eles às vezes se esforçam para encontrar o seu lugar (-adolescentes e jovens em idade adulta) na sociedade.

Para os egípcios, o sapo era um símbolo de vida e fertilidade, já que milhões deles nasceram depois da anual inundação do Nilo, que trazia fertilidade à terra estéril. Por conseguinte, na mitologia egípcia , começou a haver um sapo-deusa , que representava a fertilidade, denominado Heget (também Heqet, Heket), o que significa sapo. Heget era geralmente representada como um sapo ou uma mulher com cabeça de sapo, ou, mais raramente, como um sapo no final de um falo (pênis) para indicar explicitamente sua associação com a fertilidade.

Em muitas outras culturas, o principal significado simbólico dos sapos e rãs trata de fertilidade. Isso porque observavam que sapos enormes quantidades de ovos, portanto, tornando-se um símbolo de fertilidade, bem como um símbolo de abundância.

Uma lista rápida para o simbolismo do sapo e da rã animal inclui:




  1. Sorte
  2. Pureza
  3. Renascimento
  4. Renovação
  5. Fertilidade
  6. Cura
  7. Metamorfose
  8. Transições
  9. Sonhar
  10. Oportunidade


No Egipto, vemos a Heket Cabeça de Sapo que é uma deusa egípcia de nascimento.

Simbologia do sapo na cultura Celta. O sapo foi considerado senhor de toda a terra, e eles acreditavam que o animal representava a cura ou poderes curativos por causa de sua ligação com a água e as chuvas de limpeza. Mais no ocidente europeu se foca a simbologia do bicho nos três estágios de desenvolvimento ( ovo, larva e girinos totalmente formados em anfíbios) significando a ressurreição e a evolução espiritual. Pelas mesmas razões, também é um símbolo cristão comum para a Santíssima Trindade e a ressurreição. É frequentemente visto na arte cristã para expressar esse simbolismo.

Na China, o Sapo é um emblema da energia Yin e tido como erradiador de boa sorte. O Feng Shui em suas práticas recomenda colocar uma imagem de um sapo na janela leste de sua casa para incentivar o nascimento da criança e / ou vida familiar feliz.

A energia do sapo também é considerado um elo entre os vivos e os mortos. Um antigo costume asiático foi interessante por colocar um sapo de jade na boca do defunto para assegurar que o seu espírito iria passar com segurança para o mundo espiritual. Este costume foi acreditado para permitir que o espírito do falecido pudesse se comunicar mais claramente com os entes queridos ainda vivos.

As rãs e sapos também são símbolos de boa sorte no Japão - especialmente para os viajantes. Imagens ou amuletos eram usados em viagens longas para garantir a segurança (em particular a água).

Já vi gente que carrega na carteira um trevo de quatro folhas pra dar sorte. Um meu amigo japonês carrego um sapo! Isso mesmo, um sapinho! Não um de verdade, claro. É esse aí da foto ao lado. Diz a lenda que se você carregar esse amuleto japonês de sapo, você terá o seu dinheiro de volta (“kaeru”, verbo voltar em japonês!). A palavra japonesa para a sapo é "kaeru". É a mesma palavra que significa "retornar". Assim, os viajantes levam um amuleto de sapo pequeno com a intenção de voltar em segurança para casa.

Antigos Hindus viam o simbolismo animal de sapos em um nível mais cósmico, eles acreditavam que sapos projetavam o mundo em órbita no espaço, e o anfíbio também significava a escuridão.

Apelar à energia do sapo quando:

Você precisa nadar (atravessar) com segurança em algumas transições difíceis da vida
Você precisa de um pouco de segurança enquanto viaja
Você está trabalhando para melhorar a sua intuição, e reforçar a sua ligação com o mundo espiritual


A simbologia da Fábula do Príncipe Sapo. Traição: O Príncipe Sapo


A garota da fábula do "Príncipe Sapo" prometeu se casar com um sapo se seu namorado prícipe recuperasse  a sua Bola de Ouro do fundo de um poço. Era um acordo de sacrifício por parte de ambos, da menina e do sapo, um acordo feito num momento de desespero. O resultado deste encontro oferece uma lição de traição e de transformação.

A menina traiu a si mesma, fazendo uma promessa que ela não achava que teria que manter. Ela esteve muito perto de trair sua promessa para com o Sapo, depois que cumpriu sua parte no trato. Se o pai não insistisse para que ela mantivesse a sua palavra, ela poderia muito bem ter feito isso. Entretanto, seu pai  insistiu e ela se sentiu traída por ele por obrigá-la  enviá-la para viver esse destino. Odiava o que tinha feito, jogou o sapo contra uma parede, ea sacudida magicamente o transformou em um belo príncipe e amoroso. No final, os personagens experienciaram através da traição, rejeição, egoísmo, imaturidade um benefício a todos os envolvidos. A menina virou mulher, o sapo se tornou um homem, e que ... viveram felizes para sempre.

Na vida real, o Sapo não costuma se transformar em um príncipe, é claro, mas as "traições do sapo" acontecem todos os dias. Traição é uma experiência devastadora para fechar como ferida emocional. A traição pode ser agravada devido à ligação que ocorre dentro do contexto de uma relação com um abusador, referindo-se como uma Ligação-Traição, Trauma-ligação, ou Síndrome de Estocolmo, que prolonga a recuperação e deixa o alvo com um sentimento de dúvida em sua capacidade de nunca confiar novamente.
Fontes:  whats-your-sign.com e  arcissisticpersonalitydisorder.aimoo.com

22 comentários:

  1. eu e meu irmao estamos brincando que nós que apresentamos o jornal

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Cala a boca!!!Ele pelo menos está se divertindo!Seu babaca!!!

      Excluir
  3. Nossa!!! coincidencia ou não dois sapos cruzaram o caminho de meu esposo, e faz menos de um mês que estava desempregado e agora arrumou um ótimo. Acho que essa historia de que sapo da sorte é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  4. Dei um cordao a minha esposa com um sapinho cravado com predinhas de brilhanntes nao sabia o siguinificado. mas gostei muito. espero que realmente ele de sorte bastante sorte.

    ResponderExcluir
  5. DURANTE UMA SEMANA EU ENCONTREI 4 SAPOS EM MEU SERVIÇO E NA RUA POR PURA COINCIDENCIA ,MAS QUE PERSEGUIÇÃO...QUE SEJA COISA BOA!

    ResponderExcluir
  6. Hoje chegando em casa encontrei uma enorme sapão na entrada da garagem. Morri de medo. Nem abri a porta da garagem com medo dele entrar. Entrei em casa rapidinho, sempre olhando para ver se o sapo ainda estava no mesmo lugar. Logo depois, antes de sair, olhei e vi que o sapo havia mudado de lugar, foi para o lado da grama. Espero que seja SORTE !!

    ResponderExcluir
  7. encomtrei um sapo pregado embaixo do corro do meu filho
    o que siguinifica?

    ResponderExcluir
  8. JOAQUIM
    ENCONTREI HOJE 13.AGOSTO 2013
    EM MINHA CASA NA RUA UM GRANDE SAPO, ESTAVA NA RUA AO PE DA PORTA DA COZINHA.
    ESPERO TER SORTE DE GANHAR HOJE O EUROMILHOES QUE SAO 59.000.000,00. E PODER REALIZAR MEUS SONHOS E DE AJUDAR QUEM PRECISA. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  9. esta semana já encontrei 3 sapos na minha rua. - Peguei neles e coloquei-os no terreno. Espero que por lhes ter mexido diretamente com as mãos a prosperidade seja ainda maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Logo três sapos??? Que isso!!!
      Bom, sabe que isso significa né???
      Significa que tem uma grande probabilidade de pegar uma micose nas mãos...
      Po... ta vendo o bicho ali, deixe-o ali, se ele quiser ficar em outro lugar ele vai até lá!!!
      :P

      Excluir
  10. desde 2011, todo mês de dezembro entra um sapo na minha casa... O que isso pode significar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que ao final do ano você tenha que limpar o seu "Quintal"!!!

      Excluir
  11. Hoje cheguei em casa e fui direto para o quarto entrei no banheiro para lavar as mãos com a luz do banheiro ainda apagada e de repente dei um grito, havia um sapo pequeno bem na pia...eca.
    Não adianta falarem que é sinal de sujeira porque estava tudo limpinho, mesmo porque a casa é bem alta e para ele aparecer no banheiro teve que escalar um muro enorme e entrar pela janela do banheiro... pela porta da frente impossível, portas trancadas
    Espero que esta visita inesperada traga boa sorte e transformações.
    Se acontecer volto para contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Linda!!! Eu mesma sem saber dessas coisas todas sobre SAPOS, sempre gostei muito deles e sempre os achei muito lindinhos!!! Tenho várias coisinhas sobre sapinhos... Ontem mesmo no shopping, naquelas máquinas de bichinhos saiu para mim um sapinho de cor salmão. Coisa mais linda!!!!

      Excluir
  12. Nossa... eu tenho pavor de sapo, e parece que eles me perseguem. Nos últimos meses ainda mais.
    Acordei e fui fazer minha cama e tinha um sapo debaixo dela, bem na direção da minha cabeça do lado onde dormia. Voltando da academia quando fui subir as escadas da portaria do prédio lá estava um. Levantei de madrugada e fui a varanda do apartamento e ao voltar para a sala saiu uma perereca de trás do sofá. Morro em apartamento no segundo andar e só no meu apartamento que aparecem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa sensassao de que eles me perseguem toda santa vez que vejo um quase tenho um infarto e o que me assusta mais é que eles sempre viram em minha direçao e ficam me olhando como se quisessem me matar rsrs é muito estranho

      Excluir
  13. Eu gosto de sapos.eles sao importantes na natureza.eles comem mosquitos.do jeito q vai o mosquito da dengue seria bom.se os sapos aparece.se mais é só pegar do quintal com uma pá de cabo longo é colocar em um terreno baldio.lembre-q o predador mais perigoso da terra é o homem.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de sapos eles sao importantes na natureza eles comem mosquitos do jeito q vai o mosquito da dengue seria bom se os sapos aparece se mais é só pegar uma pá de cabo longo é colocar em um terreno baldio lembre.eles sao os faxineiros na natureza.eu tmbm acredito q traz sorte.ja pensou tantas casas pra entrar logo no meu quintal é muita sorte hj mesmo vi um tava descansando na sombra paradinho pequei a pá e coloquei no buero.




    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...