quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os 5 tubarões mais perigosos

1º Tubarão Touro

Carcharhinus leucas O Tubarão-Touro é o mais perigoso para o Homem, devido ao fato de poder viver tanto em água salgada como em água doce. Comem peixes incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie) e arraias, comem tartarugas marinhas, pássaros, golfinhos. Ele come quase de tudo.


São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA) e a 4 km acima do rio amazonas ( no Peru ), vivem numa profundidade de 30 m ou até menos de 1 m, são encontrados no Brasil também, principalmente no Recife essa espécie de tubarão é responsável por diversos ataques na praia de Boa Viagem junto com o tubarão tigre, essas duas espécies de tubarão são encontradas facilmente na praia de Boa Viagem, mas não vai querer visitá-los pois essas duas espécies são consideradas super perigosas aos humanos junto com o Tubarão-Branco.
O tubarão touro também é conhecido com tubarão do Zambeze ou de S.Tomé. No século passado um certo dia nos EUA atacou num dia 3 crianças matou duas e arrancou uma perna ao único sobrevivente, relatos da altura induziram erro pensando-se que era um Tubarão Branco... maisi tarde soube-se a verdade... embora o 2º tenha mais ataques registados


este é responsável por inúmeros ataques não registados, para provar o que digo basta que saibam que naqueles acidentes com ferry-boats no sudeste asiático muitos dos que caem à água não se afogam... relatos de sobreviventes contam que veem tubarões a atacar o que caem à água e como a maioria nunca aparece quem sabe quantos vitimou este tubarão.




2º Tubarão Branco

O mais famigerado ou infame, tem o recorde de ataques e mortes, embora achem que é um monstro sanguinário, estudos provam que não é assim, ataca muitas vezes induzido em erro. 

A fama que ganhou com filmes de Hollywood colocou-o na lista de animais ameaçados...


É difícil não superestimar a reputação do enorme e majestoso grande tubarão-branco (“great white shark”). Um dos maiores predadores do oceano, é o tubarão mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos negros e os ferozes dentes e mandíbulas, que vêm estampando há décadas as capas das revistas.

O gigante branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. 


Conhecido pela sua curiosidade – os tubarões-brancos costumam erguer a cabeça para fora da água –, ele gosta de explorar e morder objetos estranhos, o que o torna perigoso para os humanos. Muitos especialistas em tubarões acreditam que os ataques a humanos sejam resultado desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas. Os tubarões-brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.

3º Tubarão Tigre




O caminhão-lixo dos tubarões, devora tudo o que encontra, incluindo lixo etc... é assim chamado por ter listas que parecem as de um tigre.


Muito perigosos, como o próprio nome sugere, os tubarões-tigre são reconhecidos pela sua natureza agressiva e incríveis habilidades predatórias. Chamados assim devido à sua pele listrada, os tubarões-tigre são de longe o maior membro da sua família. Encontrados com freqüência em águas tropicais de baixa profundidade, os tubarões-tigre se sentem à vontade em estuários lamacentos ou em oceanos temperados, onde caçam tudo, seja comestível ou não; já foram encontrados no estômago de tubarões-tigre garrafas de plástico, placas de carros, pneus, garrafas de vinho e latas vazias. Seus impressionantes dentes afiados são usados com freqüência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos; e são famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas.

O tubarão-tigre só perde para o tubarão-branco no que se refere ao registro de números de ataques a humanos. Seu enorme tamanho, natureza curiosa e hábitos de alimentação incertos o tornam um adversário perigoso, tendo já sido responsável por muitos ataques fatais.

Tamanho máximo: Mais de 5 m / 700 kg
Distribuição: Em águas temperadas e tropicais do mundo inteiro, exceto no Mediterrâneo. Encontrado com freqüência em águas profundas no mar aberto.

Dieta: Pequenos moluscos, crustáceos, peixes pequenos e lulas.
Reprodução: Ovovivíparos. As fêmeas têm entre 30 e 50 crias.

4º Tubarão de Pontas Pretas

Assim conhecido por ter as pontas das barbatanas pretas, um exímio caçador dos recifes, bastante agressivo e claro, atacou pessoas.

O Tubarão-de-pontas-negras dos recifes pertence ao mais complexo grupo de tubarões, os Carchariniformes, ou tubarões dos fundos.

5º Tubarão Mako

Também conhecido por tubarão anequim, ou anequim voador, o mais rápido dos tubarões, caça alguns dos peixes mais rápidos do oceano.


O Tubarão-mako é o tubarão mais rápido dentre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h e dentre os peixes só é menos rápido que o atum. O Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente, são encontrados em mares tropicais e temperados, raramente são encontrados em temperaturas menores que 16ºC, inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas ilhas do Hawai. O Mako possue uma cor azul metálica. É muito valorizado pelos pescadores profissionais, por causa da sua grande resistência quando é fisgado por uma linha de pesca, é muito dificil pega-lo. Apesar de ter uma cara de mau sua periculosidade aos humanos não é confirmada, eles parecem ser perigosos, embora seja questionável.

Cresce até 4 metros, mas o tamanho comum é de 2 metros. Comem atum, pequenos e grandes peixes inclusive tubarões de várias espécies como os tubarão azul e tubarão martelo, o tubarão-mako come de tudo. Habitam águas litorâneas e a 150 m da superficie, gostam de água morna, mas nos oceanos tropicais eles vivem em àguas frias, são encontrados em todo o mundo. São ovíparos e nascem de 8 a 16 filhotes, com aproxidamente 70 cm, o macho chega a maturidade sexual com 2 metros e 100 kg a fêmea com 2,8 metros e 200 kg.



10 comentários:

  1. Bom gostei muito das informaçoes isso serve para nos humanos termos cuidados ai tem gente que pergunta com evitar ataques de tubaroes simples:Evitar de nadar em mar aberto,nao ir para o fundo do mar,nao atravessar as pedras pq elas sao as seguranças de nos baistas e etc...
    Bom voces ja estao um pouco enformado vamos seguir as normas do mar para evitar mas gente mortas por ataques de tubaroes

    ResponderExcluir
  2. agostei muito e muito legal e lindo os tubarão

    ResponderExcluir
  3. ai gente achei esquesito o tubarão tigre

    ResponderExcluir
  4. porra vai aprender a escrever direito, valeu pela informação.

    ResponderExcluir
  5. mt bom!!!
    gosteii!
    E bom saber um pouco sobre os animais!
    Eu adoro ler ver imagens e mt bom..
    Isto e bom nos humanos ler passa a saber a onde se localiza as especie mais acressiva de tubaroes vai la quem quer. E bom para nos respeitar os animais eles tem seu lugar de viver eles naum vem ate a nos então eles naum tem culpa de nos atacar e a gente q vamos ate seu abitar natural ou melhor ao mar. gostei da materia estão DE PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORRA! SÓ TEM BURRO QUERENDO ESCREVAR, VAI ESTUDAR.

      Excluir
  6. nn eu axo ke o mais letal e violento é o tubarao branco

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um estudante de tubarões e consigo saber a espécie pela aparencia e anonimo fique sabendo que tiveram que amputar a perna de um adulto por causa de uma mordida de tubarão branco recem nascido

    ResponderExcluir
  8. Conhecem a história do navio USS Indianapolis? Os eventos ocorridos naquele dia ficaram conhecidos como "O pior ataque de tubarões de todos os tempos", assista:

    https://youtu.be/EyYZ85wM1oE

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...