sábado, 18 de setembro de 2010

Acupuntura pode ajudar na reabilitação de animais

Vitória, cadela da raça dachshund, não corria nem brincava por causa de um problema na coluna.



"Hoje, não pode ouvir o barulho da campainha que sai correndo", diz a dona de casa Marli Novelli, 55, que credita à acupuntura a nova fase "arteira" da cachorra.

Segundo o veterinário especialista em acupuntura Ricardo Silva, da clínica Zen Pet, no Campo Belo (zona sul), a técnica não trata somente problemas neurológicos e articulares --mas também outras doenças, como renais e até de pele.


Ele afirma que os pets costumam aceitar bem as "agulhinhas". "Na maioria das vezes, basta um pouco de jeito. Uns até dormem na sessão."

A acupuntura é uma das mais seguras formas de tratamento médico para os animais quando administrada por um veterinário devidamente treinado. Ocasionalmente, um animal parece ser pior por até 48 horas após o tratamento e alguns ficarão sonolentos até 24 horas após acupuntura.

A acupuntura é indicada principalmente para problemas funcionais, como paralisia, a inflamação não-infecciosa (alergias), e dor. Em pequenos animais, são algumas as seguintes condições gerais que respondem bem à acupuntura:

Os problemas osteomusculares ... artrite, problemas de disco
Problemas de pele ...  granulomas
Os problemas respiratórios da asma felina ...
problemas gastrointestinais ... vômitos, diarreia
problemas de reprodução selecionadas e hormonal

Ao selecionar um acupunturista para o seu animal de estimação, existem dois critérios importantes:
Ele / ela deve ser um veterinário licenciado. Somente um veterinário terá o conhecimento necessário para avaliar as necessidades de seus animais de estimação.
Ele / ela deve ter uma formação formal e em acupuntura veterinária. Estas modalidades não são abordados em escolas veterinárias. O conhecimento vem de programas de pós-graduação formal com certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...