quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Animais híbridos são capazes de sobreviver em situações adversas

Em 2006, um caçador canadense matou um urso de pelos brancos idêntico ao urso polar, se não fosse por suas garras gigantes e manchas marrons em algumas partes do corpo. Um exame de DNA provou que o animal era uma mistura de duas espécies. Apesar de parecer estranho, cientistas afirmam que o nascimento de animais híbridos não é incomum. Alguns biólogos estimam que cerca de 10% dos animais e 25% das plantas podem cruzar com outras espécies, criando novas linhagens, mostra reportagem publicada no 'New York Times'.

Alguns híbridos são conhecidos e podem procriar em cativeiro. Entre eles estão os 'zorses' (mistura de zebra com cavalo, em inglês), os 'beefalos' (búfalos com gado de corte), e claro, as mulas, a cruza entre jumentos e éguas.

Porém, vários fatores impedem que estes animais híbridos sobrevivam a longo prazo. Recentemente, um zoológico foi multado por tentar criar pequenos 'ligers', filhotes de leões com tigres . Um dos principais problemas neste tipo de cruzamento é que membros de diferentes espécies têm cargas genéticas bem distintas, e podem carregar números diferentes de cromossomos. A maioria dos híbridos, entre eles as mulas, são inférteis. Na disputa pela sobrevivência, os híbridos costumam ser mais fracos e perdem nas disputas para a espécie original.

Mas como os híbridos também nascem de novas combinações de genes, é possível que eles se adaptem em locais que seus parentes não consigam sobreviver. Alguns exemplos podem ser encontrados na natureza, e análises de DNA estão permitindo que biólogos decifrem o histórico de espécies para descobrir se passaram por um processo semelhante no passado.


O girassol, por exemplo, é um exemplo de cruzamento bem-sucedido. Pesquisadores da Universidade de British Columbia descobriram que duas espécies da flor passaram por pelo menos três cruzamentos diferentes, dando origem a três novas espécies.

E, enquanto as espécies originais só sobrevivem no clima ameno de certas regiões americanas, seus híbridos conseguem viver em habitats extremos. Uma delas virou uma flor típica dos desertos do Utah e do Arizona. As flores híbridas, mostram os testes, costumam ter uma capacidade maior de sobreviver ao ataque de predadores.

Até mesmo os homens modernos surgiram após o cruzamento de diferentes espécies.
Novas teorias apontam que a mistura de neandertais com os homo sapiens criou uma espécie mais forte, capaz de sobreviver em condições menos favoráveis. As descobertas sobre o cruzamento entre as espécies, segundo o biólogo molecular Sean B. Carroll, está forçando a comunidade científica a redefinir suas teses sobre as espécies.

- As espécies não são unidades independentes. Às vezes, acontece um cruzamento com resultados maravilhosos - resumiu o especialista.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...