terça-feira, 28 de setembro de 2010

Baleia é devorada por tubarões; veja foto

Pesquisadores registram baleia de 11 metros sendo devorada por 30 tubarões


Ação dos tubarões foi acompanhada por cientistas de ONG ambientalista na costa da África do Sul

Mais de 30 tubarões foram vistos comendo uma baleia de quase 11 metros nas águas da Cidade do Cabo, na África do Sul. A baleia foi encontrada já morta por pesquisadores, que decidiram deixá-la próxima a uma conhecida zona de alimentação de tubarões brancos, chamada Seal Island.

Almoço grátis: Os 30 grandes tubarões brancos foram fornecidos com uma carcaça de baleia para que os cientistas pudessem estudar seus hábitos alimentares.

Detalhes da alimentação dos tubarões brancos foram registradas pela ONG Save Our Seas
Ao ser encontrada pelos tubarões, a baleia foi dilacerada durante uma semana, até ser reduzida a ossos e músculo. Segundo o blog da ONG Save Our Seas, que documentou o processo, os tubarões faziam mordidas "testes" para selecionar o que queriam comer, rejeitando músculos e priorizando gordura.

De acordo com a ONG, isso pode ajudar a explicar por que mais de 75% dos ataques em humanos consistem em uma única mordida e depois a liberação do corpo.


Pesquisadores conseguiram observar de perto o hábio de alimentação dos tubarões
Mas enquanto muitos esperavam uma agitação para alimentação e até mesmo brigas entre os animais - o comportamento observado foi muito diferente.

Achado saboroso: Alison Kock foi o principal cientista do Save Our Seas Shark Centro e Tubarão Spotting Programa, na Cidade do Cabo na África do Sul e foi surpreendido pelos tubarões

Os tubarões foram vistos selecionando cortes da baleia morta e não foram agressivos uns com os outros.

Principais cientistas do experimento, disseram que os tubarão fazem "mordidas de experimentais" para encontrar os pedaços eles gostam - comprovando que, quando morde em uma prancha de surf, caiaque ou uma pessoa, mostra um fato que pode determinar imediatamente que não é algo que eles querem comer.

"É muito comum em ataques a seres humanos os tubarões brancos darem uma única mordida e deixar por isso mesmo. Nosso estudo fornece mais evidências de que eles estão simplesmente à procura de provas e de carne que é nutritiva. Isso mostra que eles não estão apenas nadando estupidamente comendo tudo que encontram, como às vezes são retratados". Disse o pesquisador Alison Kock,


Carcaça da baleia é cercada pelos tubarões

A pesquisadora Alison Kock, da ONG Save Our Seas, explicou que os cientistas observaram que os tubarões maiores, de cerca de 4 metros, tiveram prioridade na hora de escolher as áreas que seriam comidas. "Nos dois primeiros dias de "banquete", os tubarões menores ficavam ao redor e só comiam os restos", afirmou.

Fonte: dailymail.co.uk

Um comentário:

  1. Tubarões branco são os animais mais temidos e extraordinários pra mim...muito show, assisti um documentário no Animal Planet se eu não me engano, que o cara consegue hipnotizar todas as espécies de tubarão, com toques que vão perto do olho até a ponta do focinho. Ele conseguiu hipnotizar o Tubarão Branco de 5m e pegou uma carona na barbatana dele por mais de 7 quilômetros sem nenhum ataque ou comportamento brusco, simplesmente fantástico

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar