quarta-feira, 22 de setembro de 2010

É o bicho! Aranhas têm seu próprio Kama Sutra

As aranhas têm seu próprio Kama Sutra, levando-se em conta a grande variedade de posições que adotam no momento de copular, diz um estudo patrocinado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.

Uma viúva-negra: a agressividade sexual do bicho
é legendária (Foto: Reprodução)
O Kama Sutra, um antigo texto hindu, descreve dezenas de posições, algumas próximas de acrobacias, que podem ser praticadas durante o ato sexual. O estudo espanhol mostra que as aranhas também abandonaram ao longo dos anos a monotonia e já conhecem mais de uma dezena de "posições sexuais".

A conclusão é do entomólogo Jordi Moya, pesquisador da Estação Experimental de Zonas Áridas do CSIC e cuja especialidade são "as aranhas e sua comunicação como amantes e canibais".

Algumas das posturas dos aracnídeos lembram claramente certas posições do Kama Sutra, como o famoso "69", que permite a prática do sexo oral mútuo de forma simultânea, e que em algumas ocasiões parece ser colocada em prática pelas aranhas, com o macho e a fêmea posicionados ventre com ventre, mas cada um em uma direção diferente.

Nada mais distante da monotonia e da placidez, pois as fêmeas ainda praticam o canibalismo e muitos machos morrem em suas garras "antes, durante e depois" de copular. Ainda não foi esclarecido o motivo que leva as aranhas fêmeas a literalmente devorar o sexo oposto, mas alguns estudos apontam que o canibalismo pode ser um ato de "rejeição" diante do "assédio" de vários machos ou, simplesmente, uma forma rápida, embora cruel, de obter uma nova fonte de nutrientes.

De qualquer maneira, a experiência levou os machos a agir com cautela e a adotar medidas de segurança e precaução, algumas delas muito engenhosas, para evitar morrer nas garras das fêmeas, que além de famintas são maiores. Os machos de algumas espécies de aranhas, como a Pisaura mirabilis, procuram as fêmeas sempre com uma presa morta e envolvida delicadamente como presente. Com isso, o macho sabe que enquanto sua parceira estiver comendo, ele pode copular tranquilamente, pois não será alvo de ataques.

Outros aracnídeos enrolam as fêmeas em sua teia antes de iniciar a copulação, uma ação que pode se confundida com o sadomasoquismo, mas que não passa de pura sobrevivência. E, no momento de escolher uma parceira, eles preferem as pequenas, porque são menos ofensivas, as virgens, porque são mais receptivas, e as "gordinhas", porque são menos vorazes.(G1)

Fatos curiosos
A Viúva Negra é considerada a aranha mais venenosa da América do Norte.

O veneno da aranha viúva-negra é 15 vezes mais tóxico que o veneno da cascavel de pradaria.

Somente a fêmea Viúva Negra é perigoso para os seres humanos, os machos da viúva negra são inofensivos.

A fêmea Viúva Negra , por vezes, mata e come o macho após a cópula (sexo)
Mais de 35.000 espécies de aranhas ocorrem no mundo.
Cerca de 3.400 espécies em 64 famílias são encontradas na América do Norte.

Estatísticas Vitais e Informação
Género: Latrodectus
Filo: Arthropoda
Sub Filo Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Sub Ordem: Labidognatha
Família: Therididae
Espécie: 6
Peso: 1 grama.
Duração: 1-1,5 "
Envergadura: 1-3 "
Maturidade sexual: 70-90 dias.
Estação de acasalamento: primavera
Incubação: 14-30 dias
Número de ovos: 250-700/sac
Nascimento Intervalo: 4-9 ovos sacos / verão
Tempo: até 3 anos
típica dieta: insetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar