sábado, 25 de setembro de 2010

Existem pássaros venenosos?

Os únicos dois pássaros venenosos conhecidos são os Pitohui capuz (Pitohui dichrous, também chamado de "pássaro do lixo") e os Ifrita (Ifrita kowaldi) de Papua, Nova Guiné. A toxina (homobatrachotoxin, um alcalóide esteroidal) está concentrada nas penas estas aves e pele, e provavelmente é obtido a partir de algumas plantas que comem.

Em 1989, o biólogo Smithsonian Jack Dumbacher rendeu um pássaro de corpo cor alaranjado e as asas e  cabeça pretas. Após ter tocado na ave e limpando a boca com a mão, Dumbacher notou que seus dedos e lábios estavam ficando dormentes. O Pitohui são pequenos pássaros sociais que vivem em Papua, Nova Guiné . Eles tem geralmente cerca de 23 centímetros de comprimento com pernas fortes e um bico poderoso. Em 1989 foi a primeira vez que alguém percebeu cientificamente toxicidade das aves.

So What?

O Pitohui é uma das aves mais difundida Nova Guiné, mas esta foi a primeira vez que alguém havia notado sua natureza venenosa. É, de fato, o único gênero conhecido de ave venenosa. Pelo menos três espécies de Pitohui tem um veneno forte em sua pele e penas. Essa toxina é utilizada apenas como um mecanismo de defesa contra predadores serpentes e falcões.

Curiosamente, o veneno que o pássaro usa é muito semelhante à toxina usada por os sapos da seta do veneno Central e América do Sul. O veneno, um alcalóide conhecido como homobatrachotoxin, causa dormência ou sensação de ardor após o contato físico e tem um gosto ruim. Os cientistas estão quase certos de que o veneno deriva de algo na dieta das aves, como o que explicaria a discrepância de toxicidade entre aves de diferentes espécies ou localidades. A área onde os pássaros e os sapos e dietas dos insetos coincidem e os cientistas estão à procura de pistas lá primeiro. De qualquer forma, o Pitohui é muito menos tóxica do que a maioria das espécies de sapos venenosos.

Das três espécies venenosas, o Pitohui capuz (dichrous Pitohui), o Dumbacher encontrado, é o mais coloridas e de longe o mais venenoso. Ele é seguido nas duas categorias pelo Pitohui variável (Pitohui kirhocephalus) e enferrujado Pitohui (ferrugineus Pitohui), nessa ordem. Além disso, dependendo do seu habitat - e, portanto, a dieta - a Pitohui crista (Pitohui cristatus) e Pitohui preto (nigrescens Pitohui) pode ser tóxico também.

A menos que alguém decida ativamente ingerir todos de toxina de um pássaro, é pouco provável que a ave vá fazer muito mal a um ser humano. Os nativos da Nova Guiné raramente comem Pitohui porque eles têm que ser preparados com muito cuidado (esfolar, lavar, etc) e porque o sabor é intragável. Na verdade, as tribos locais nunca caçam o chamado 'lixo das aves "por causa de sua inutilidade culinária.

4 comentários:

  1. legal!
    mas como o pássaro produz essa toxina?

    ResponderExcluir
  2. mas a toxicinas que sao encontradas nesses passaros é capaz de matar um ser humano?

    ResponderExcluir
  3. clarinha vc leu a materia

    ResponderExcluir
  4. interessante criaçao de deus e linda!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...