terça-feira, 28 de setembro de 2010

A incrível explosão de raças de cães

A partir de um Chihuahua do tamanho de uma xícara de chá ao grande cão dinamarquês, há uma incrível quantidade de variedade entre as raças do cão. Mas todas as raças pertencem a uma única espécie, assim que os cientistas têm estudado as raças para compreender melhor os mecanismos da evolução, e como uma variação tão grande poderia ter surgido dentro de um grupo.



O cão (Canis lupus familiaris) é de longe o mais variável em forma, tamanho e comportamento do que qualquer outro mamífero vivo, mas a maioria dos especialistas acreditam agora que todos os cães, não importa quão diferentes, são oriundos exclusivamente de uma única espécie: o lobo cinzento (Canis lupus) da Ásia central, disse James SERPELL, professor na Universidade da Pennsylvania School of Veterinary Medicine e editor de "O cão doméstico: sua evolução, comportamento e interações com as pessoas" (Cambridge University Press, 1995).


É provável também que houve apenas um evento de domesticação, e todos os cães domesticados hoje descendem de um ancestral do cão-lobo que se tornou o melhor amigo de alguém há muito tempo. As evidências vêm de um estudo de 2009 em que uma equipe de pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo analisou amostras de DNA mitocondrial (o DNA encontrado nas mitocôndrias, ou estruturas de tomada de energia dentro das células) de cães em todo o mundo.

Eles descobriram que todos os cães pertencem a uma linhagem, o que indica que a domesticação ocorreu apenas uma vez. (Se os lobos foram domesticados por diversas vezes em várias regiões, a equipe espera encontrar mais de uma linhagem entre os cães modernos.)

Apesar do fato de que os cães foram domesticados há cerca de 14.000 a 17.000 anos, a maioria das raças de cães foram desenvolvidas dentro de poucos séculos atrás. Quando os seres humanos desejaram que as antigas raças de cãesmoldassem para características como latido mais alto (para proteção adicional do proprietário do imóvel a) ou um temperamento dócil (por isso seria menos provável que o cão atacasse seu dono), eles promoveram a seleção genética dos cães.

Uma das primeiras raças acredita-se ter sido propositalmente selecionada por suas características e ainda é  hoje - o galgo. Talvez a primeira geração completamente distintos foi o Saluki, também chamado de galgo árabe, cujo nome significa "nobre", de acordo com o "Guia da Simon & Schuster para Cães" (Fireside, 1980).
Galgo

"Cruzamentos seletivos tem sido feito desde a antiguidade, mas realmente acelerou durante o século 19", disse Leslie Irvine da Universidade do Colorado em Boulder, que é autor do livro "Se tu me cativas: Entendendo a nossa ligação com os animais" (Templo University Press, 2004).

Com o tempo, por causa das mutações naturais, clima e preferências humanas, "as raças se tornaram cada vez mais numerosos e especializados, até chegarem ao ponto da classificação moderna", segundo "Guia para os cães." Esta classificação é baseada na aptidão de uma raça em cinco competências: a caça, pastoreio, guarda, trabalho e empresa.

Agora, existem cerca de 340 raças reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI), órgão mundial que rege de raças de cães, também conhecida como a Organização Mundial Canina. Mas os padrões de reconhecimento da raça variam de país para país - a American Kennel Club atualmente só reconhece 167 raças.

labradoodle, um cão designer
Recentemente, o número de mestiços deliberadamente "cães designer" tem sido crescente. Estes incluem o labradoodle (um cruzamento entre um labrador e um poodle), o cockapoo (um cruzamento entre um cocker spaniel e um poodle) eo puggle (a descendência de um pug e um beagle).

"Os cães estão em constante evolução como estamos continuamente construindo variantes de raças de cães", disse Stanley Coren, autor de "O Cão Moderno" (Free Press, 2008).

"A natureza do ser humano é querer coisas únicas, mas uma coisa única, não é necessariamente uma coisa melhor", disse Coren's Little Life Mistérios.

Fonte: lifeslittlemysteries

Um comentário:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...