sábado, 18 de setembro de 2010

O bicho demônio sob forte ameaçada

Cerca de 70 por cento dos demônios da Tasmânia (Sarcophilus harrisii) do mundo foram mortos nos últimos 10 anos por um câncer chamado de tumor doença infecciosa facial do diabo (DFID). Até agora, não foi encontrada a cura, e a doença se espalhou para quase todos os cantos da ilha remota na costa sudeste da Austrália, o único lugar na Terra onde vivem em estado selvagem.

Demônio da Tasmânia afligido com a doença do
tumor facial - Imagem: Wikimedia commons
Mas Agora uma colônia de diabos que vivem perto de Cradle Mountain noroeste da Tasmânia tem apresentado a imunidade contra o tumor facial, e os cientistas dizem que esta poderia ser a esperança as sobrevivência da espécie.

A população do noroeste, diz a pesquisadora Katherine Belov , da Universidade de Sydney, é geneticamente distinta dos demônios orientais. Até agora, o primeiro a não ter contraído DFID.

"Acreditamos que esses demônios pode ser capazes de ver as células cancerosas como estranhas e montar uma resposta imune contra elas", Belov anunciou que a pesquisa encontrou a população livre da doença.

A pesquisa foi publicada 10 de março na revista Proceedings da Royal Society B: Biological Sciences .

Belov e sua equipe descobriram que, em geral, demônios da Tasmânia não mostram uma grande diversidade genética, e que em termos de imunidade a maioria dos demônios são essencialmente "clones" uns dos outros. Mas essa população noroeste mostra suficiente diferenciação genética que pode ser capaz de resistir à doença.

Belov teve o cuidado de dizer que esta distinção genética não confere imunidade permanente, quanto à evolução ao tumor facial, mas ela chamou os resultados de sua equipe de "um reflexo de esperança" na luta contra a doença.

Esta não é a primeira vez que um demônio da Tasmânia tem exibido imunidade ao DFID. Durante vários meses em 2008, um demônio, aparentemente imune chamado Cedric foi aclamado como o salvador possível de sua espécie, mas ele acabou tendo que ser tratado do câncer . A triste descoberta teve uma fresta de esperança: Cedric teve a vida salva por cirurgia, a primeira vez um tumor facial foi tratado dessa maneira.

Anteriormente, a ScientificAmerican.com , revelou a análise genética da origem do câncer parasitário infeccioso devastador dos demônios da Tasmânia "

Image: Tasmanian Devil afligido com a doença do tumor facial diabo, via Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...