quarta-feira, 15 de setembro de 2010

'Pássaro-câmera' chama atenção em cidade holandesa



Você já deve ter visto câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, mas é bem possível que nunca tenha visto aves fazendo o mesmo serviço. Os artistas Thomas voor’t Hekke e Bas van Oerle, do grupo holandêsHelden, utilizaram como símbolo diferentes pássaros feitos de papel, isopor e penas, no projeto intituladopanoptICONS, para criticar a constante vigilância que invade a privacidade das pessoas nos centros urbanos.


As câmeras-pássaro foram instaladas na cidade de Utrecht, na Holanda, e despertaram a atenção de quem passava. Mesmo acostumados com as muitas câmeras no dia a dia, os moradores de Utrecht se espantaram com a intervenção.

Os pássaros não só despertam os olhares habituados com a vigilância como também representam, segundo os artistas, que estão se alimentando da imagem das pessoas. Uma câmera também foi instalada dentro de umagaiola, simbolizando a violação de privacidade até mesmo no ambiente doméstico.

Fonte: Planeta Bicho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...