terça-feira, 28 de setembro de 2010

Por que os cães adoram água, mas gatos odeiam?

Jogue um cão em um lago e ele vai sentir-se bem como um pato na água, mas o macio gato vai reclamar com esta possibilidade, certo?

Mais ou menos.


Enquanto a maioria dos cães gostam de natação e gatos não, não é uma regra dura e rápida que divide as espécies.

"Nem todos os gatos odeiam a água e nem todos os cães adoram, mas de modo geral, o gato doméstico não parece gostar de nadar ", disse Kelley Bollen, o diretor de programas de comportamento para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell.

Poderia haver um número de razões para isso, Bollen disse ao Little Life's Mysteries.

"Um fator que contribui pode ser que o seu pêlo não seca rápido e é simplesmente desconfortável estar encharcado. Penso também porque os gatos são "maníacos do controle com quatro pés em uma superfície sólida, que não apreciam a sensação de flutuarem na água ", disse Bollen, que também dirige a prática do comportamento animal Alianças em Massachusetts.

Alguns cães, por outro lado, são produzidos especificamente para o "trabalho" na água, como o apropriadamente chamado Cão de Água Português, o pato Trolling Retriever e os irlandeses Water Spaniel, disse Bollen. Estas raças são grandes nadadores, ao contrário das pesadss raças como bulldogs e cães com pernas curtas, como daschunds.

Além de alguns fatores genéticos, os cães também são muito mais propensos a ser introduzidos na água de uma maneira agradável em uma idade precoce do que os gatos são, disse Suzanne Hetts, uma bióloga do Comportamento Animal Associates, em Colorado.

Há muitas exceções, porém, disse Hetts .

"Todos tem que fazer é ir ao YouTube e assistir a todos os tipos de vídeos caseiros de gatos brincando com a água saindo da torneira", disse ela.

lifeslittlemysteries

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...