domingo, 5 de setembro de 2010

Tucano. Saiba mais deste pássaro símbolo do Brasil

Há cerca de 40 tipos diferentes de tucanos. Eles variam em tamanho de cerca de 7 polegadas a pouco mais de dois metros. Elas têm pescoços curtos e grossos. Tucanos são distinguidos por bicos grandes, coloridos e leves. As cores das penas podem ser preto, azul, marrom, verde, vermelho, branco, amarelo ou uma combinação de cores. As cores brilhantes em sua pena ajuda a atrair um parceiro. Os tucanos também têm uma língua estreita pluma. Eles podem ser pássaros barulhentos com suas chamadas de sonoridade áspera e rouca.

Os tucanos são encontrados nas regiões Sul e América Central na camada do dossel da floresta. Quando eles dormem, eles se transformam em torno de suas cabeças e guarde as suas facturas debaixo das suas asas e cauda. O tucano é muito importante para a floresta tropical porque ajudam a dispersar as sementes das frutas, que comem.

O bico do tucano é afiada e tem as bordas com listas. O bico é usada para esmagar os vários tipos de frutos e bagas que ele come. Ele também pode usar as bordas de serra para arrancar partes de frutos maiores. Também incluídos em sua dieta são pequenas aves e lagartos.

Ele é inquieto e seu enorme bico intimida outros animais e atrai o seu parceiro sexual.

Não pense que o bico é pesado! Não é, não! Ele é formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio.

Mas o que ele gosta mesmo é de se banhar na chuva. Também adora pular de árvore em árvore para conseguir alimento e abrigo para descansar ou se reproduzir.

Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico!

Os Tucanos devem tomar bastante sol, pois são sensíveis ao frio úmido. Estas aves em cativeiro são muito difíceis de alimentar.

Uma curiosidade: os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.


Tucanos fazem suas casas em buracos nas árvores. Eles normalmente vivem em pares ou em pequenos bandos. A postura é de dois a quatro ovos que são incubados pelo casal durante 16 dias. As crias permanecem no ninho durante sete semanas e são principalmente alimentadas por sumo de frutas e insetos que lhes são dados pelos pais. Costuma criar os filhotes nos buracos das árvores altas. Eles nascem cegos e abandonam o ninho com quase um mês de idade.

3 comentários:

  1. amei essa pagina me ajudou muito no trabalho da escola de um menino muito prequisozo. mais adorou conhecer a vida dos lindos tucanos.uma ave que precisa ser preservada.e vivaaaaaaa o pico dos tucanos kkkkkkkk obrigada. xkeia.

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome e lucas tenho9anos adoro tucanos com moicano brother
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk odeio fazer trabalho esse foi legal

    ResponderExcluir
  3. muito lindo meu trabalho tirei 100 que e dez estou no 6 ano da escola e legal fazer issooooo

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...