domingo, 3 de outubro de 2010

Conheça o hipopótamo e seu estranho ritual de acasalamento

Hipopótamos:  - Espalhando o perfume do amor
Hipopótamos atraem suas companheiras, usando aromaterapia. Eles marcam um território próprio, urinando e defecando ao mesmo tempo. Depois que o aroma se espalha o sedutor hipopótamo gira o rabo como uma hélice, espalhando sua bagunça por toda parte - irresistível para o sexo oposto. Isso atrai os amantes, e o par começará as preliminares, que consiste em se agitarem na água antes de se estabelecerem relações sexuais.

10 Fatos sobre os hipopótamos:
  1. Os hipopótamos podem abrir a boca em até 150 graus de largura!
  2. hipopótamos adultos têm apenas dois inimigos no mundo: os hipopótamos e os seres humanos!
  3. O hipopótamo é semelhante em tamanho ao rinoceronte branco.
  4. Hipopótamos excretam um líquido vermelho de seus poros, o que faz com que se assemelhe de sangue, que protege sua pele do sol e da infecção!
  5. Hipopótamos pode armazenar o equivalente a dois dias de grama no estômago e pode passar até três semanas sem comer, se necessário.
  6. Nos rios Africanos, hipopótamos parecem ilhas flutuantes, com aves de pesca em suas costas. Até mesmo filhotes de crocodilos e  tartarugas podem ser  vistos tomando sol sobre hipopótamos!
  7. Um grupo de hipopótamos é às vezes chamado de casulo inchado, ou cerco.
  8. Mais pessoas são mortas todos os anos por hipopótamos do que por qualquer outro animal selvagem na África.
  9. hipopótamos adultos podem ficar submersos por até cinco minutos. 
  10. Se pressionado, um hipopótamo adulto pode ser capaz de prender a respiração debaixo d'água por até 30 minutos.


Saiba muito mais sobre os hipopótamos


O hipopótamo (hipopótamo em latim, grego hippopotamos ἵππόποταμος, literalmente, "cavalo de rio") é um mamífero herbívoro da África, cujo peso pode ser de até 4 toneladas.

O hipopótamo também passa seus dias em grupos de vinte indivíduos em água doce e barrenta.
Na verdade, transpira muito mais do que a maioria dos animais e é altamente vulneráveis às queimaduras solares. Ele pode fechar suas narinas, e permanecerem completamente submerso até dez minutos.

Ele flutua e é altamente qualificados na água.Também se alimenta em terra, aventurando-se lá, especialmente à noite.

Ele come até 50 kg de vegetação por dia. Ele está entre os animais mais perigosos para os humanos.
Seus caninos são 50 cm de comprimento e pode correr até 45 km / h.

Os machos definem seu território, projetando vários metros de excrementos, fezes e urina, fazendo um rápido movimento circular de sua cauda pincelando o seu derredor com a fetidez.

Este é o terceiro mamífero (terrestre), em peso, após o elefante e rinoceronte.

Sua altura na cernelha (que é a região onde as espáduas - Parte mais elevada dos membros anteriores dos quadrúpedes - se encontram) é de aproximadamente 1,5 m, podendo ser de 5 m de comprimento, um hipopótamo comum.


Características

Os hipopótamos são animais gregários e vivem em grupos de até 40 cabeças.

Sua vida útil é geralmente 40 a 50 anos.

As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 5 ou 6 anos e têm um período de gestação de 8 meses.

O ato sexual ocorre na água. O macho dominante é muito bom e mantém a sua parceira sob a água, ela fica com a cabeça fora da água para recuperar o fôlego.

Durante as preliminares, o macho mostra grande cortesia. Faz um longo ritual de cortesia para seduzir sua parceira.


A estação de monta coincide com o período seco de abril a agosto. A gestação dura 227-240 dias. A mãe dá a luz a um único jovem, raramente gêmeos. Ao nascer, o bebê já pesa quase 50 kg.
Em um grupo, a proporção de fêmeas grávidas é baixo, é verdade que uma fêmea é fértil por apenas 3 dias.

Os nascimentos são espaçados em  uma média de dois anos, sendo oito meses de gestação, um ano de lactação e quatro meses de repouso absoluto.

Os filhotes nascem na estação chuvosa, quando a vegetação é abundante. Após o parto, a fêmea deixa o grupo para ir à terra, às vezes nasce na água rasa e pequena, neste caso, a mãe ajuda a chegar à costa.
Após o nascimento, mãe e o filhote ficam juntos, isolados do grupo. Ela defende a cria com firmeza a contra pequenos predadores, e contra os machos. Apesar de toda a sua atenção, a taxa de mortalidade é elevada no primeiro ano.

Leões, hienas e machos agressivos são uma ameaça constante, e também  doenças são  responsáveis por uma taxa de mortalidade de mais de 20% no primeiro ano.

Durante os primeiros 4-8 meses, a mãe adotam um verdadeiro "berçário". Outras fêmeas apóiam a educação dos filhotes. Depois de seis meses, o pai torna-se interessado em sua prole.Eles, então, organizam simulações de combate e batalhas da vida selvagem real. O filhote usa as costas de seu pai em mergulhos. Da mesma forma, os hipopótamos jovens brincam com filhotes de elefante.

Várias vezes ao dia tem que sugar um pouco na sua mãe. Embora a amamentação é de um ano, tomam o gostinho pela grama com a idade de um mês. Seu crescimento é rápido e um ano, ele já pesa 250 kg.
Os laços com sua mãe é tão forte que permanece perto dela há vários anos.

A fêmea permanece muitas vezes no seio do grupo, enquanto o macho vai adquirir maturidade social durante os primeiros 20 anos, a cada ano, a sua parte de rituais de combate.



Hipopótamos são, em média, 3,5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura no garrote de uma massa de 1500 kg a 3200 kg.

Eles têm aproximadamente o mesmo tamanho do rinoceronte branco e especialistas discutem qual dos dois é o maior animal terrestre depois do elefante.

Os machos parecem continuar a crescer ao longo das suas vidas, enquanto as fêmeas alcançam o peso máximo na idade de 25 anos e também são menores que os machos e normalmente não pesam mais de 1500 kg. 3200 kg é geralmente apresentado como o limite superior para a massa de um hipopótamo macho.
No entanto, havia exemplares de maiores dimensões, um dos quais era quase 5000 kg.

Apesar de pesados, eles podem correr mais um homem no continente.Estima-se que a velocidade máxima pode variar de 30 km / ha 40 km / h ou 48 km / h.No entanto, eles podem sustentar uma velocidade tal  em algumas centenas de metros.

Os olhos, orelhas e narinas do hipopótamo são alocados no alto.Isso permite que eles passem a maior parte do dia com seus corpos submersos nas águas dos rios tropicais mantendo-se calmos e evitando queimaduras solares. Para maior proteção contra o sol, sua pele segrega uma espécie de protetor solar natural avermelhado. Esta secreção é às vezes chamado de "suar sangue", mas é, na realidade, nem sangue, nem suor. Inicialmente, incolor, ele muda para vermelho-alaranjado, após alguns minutos, e finalmente se torna marrom.Dois pigmentos diferentes foram identificadas nas secreções, um vermelho e um laranja, dois pigmentos altamente ácidos. Chamado de pigmento vermelho e os pigmentos hipposudorique ácido e norhipposudorique ácido laranja.Foi descoberto que o pigmento vermelho inibe o crescimento de bactérias patogênicas, o que sugere que a secreção tem um efeito antibiótico. A absorção de luz por estes pigmentos é máxima na faixa ultravioleta, que é equivalente ao efeito de filtro solar.

Como hipopótamos secretam estes pigmentos em todo o mundo, não parecem ser os alimentos que são a fonte. Pelo contrário, os animais podem sintetizar os pigmentos a partir de precursores como a tirosina é um aminoácido. Como o próprio nome sugere, os gregos antigos viam o hipopótamo uma espécie de cavalo.

Até 1985, os naturalistas agrupavam os hipopótamos com suínos, com base nas características dos molares. No entanto, o estudo das proteínas do sangue e da sistemática molecular e, finalmente, mais recentemente, de fósseis tem mostrado que os seus pais genéticos são os mais próximos de cetáceos, baleias, botos e animais aparentados. Os hipopótamos têm mais em comum com as baleias do que com outros ungulados, como porcos. Assim, o ancestral comum de hipopótamos e baleias existiu após a separação da linhagem dos ruminantes, uma separação que foi gerado após a divergência com o resto de ungulados artiodáctilos, incluindo os porcos. Enquanto a baleia e um hipopótamo são os parentes vivos mais próximos uns dos outros, a separação de suas linhagens ocorreu logo após a sua divergência em relação ao resto do fissipeds.




Habitat

Antes da última Era Glacial, o hipopótamo eram difundido no norte da África e da Europa, porque podiam  viver em climas mais frios desde que a água não congelasse no inverno. É extinto no Egito, onde era comum ver no Nilo durante tempos históricos. Plínio, o Velho escreveu que em sua época o melhor lugar para a captura do Egito, em nome de Sais (NH 28121), podendo sempre ser encontrado ao longo do braço Damietta depois da conquista árabe (639). Ainda na ilha de Malta, Ghar Dalam (Cave of Darkness), os ossos de hipopótamos foram encontradas, datando de cerca de 180 000 anos.

Os hipopótamos estão sempre nos rios de Uganda, Sudão, do norte da República Democrática do Congo e no norte da Etiópia, no oeste da Gâmbia, bem como na África do Sul (República do Botswana, da África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia).

Um distinto da população vive na Tanzânia e Moçambique.
Menos comum, o hipopótamo-pigmeu da África Ocidental, Hexaprotodon (Choeropsis) liberiensis, é representado por duas populações. O primeiro, na Guiné, Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim.
Outra população com uma forma diferente do crânio, viveu até há pouco tempo no Delta do Níger, mas agora deve ser extinta.


Estilo de Vida

Os hipopótamos são muito territoriais. Um hipopótamo macho geralmente marca o seu território ao longo da margem do rio onde ele mantém um harém de fêmeas, que defende contra outros machos. hipopótamos Masculino desafiam uns aos outros com bocejos ameaçadores. Seus dentes caninos têm 50 centímetros de comprimento e que utilizam para a sua cabeça como um aríete, especialmente contra seus rivais machos, quando lutam por seu território.

O hipopótamo não atacam humanos, mas extremamente territoriais, ele defende o seu domínio vigorosamente, e como seu habitat é frequentemente invadido por fazendeiros e turistas, é entre os animais mais perigosos na África . É a causa de mais mortes entre os seres humanos do que qualquer outro mamífero.

Os hipopótamos vivem quase sempre em águas pouco profundas, raramente em águas profundas.
A maioria dos hipopótamos parecem que estão realmente flutuando em pé ou deitado no fundo.

Eles se alimentam em terra principalmente à noite, consumindo 50 kg de vegetação por dia. Observou-se que comem carne ocasionalmente encontrada em lixo próximo ao seu habitat, mas eles não são realmente carnívoros.

Hipopótamos adultos normalmente não flutuam. Em águas profundas, que movimentam-se por saltos de costume, empurrando a parte inferior. Notou-se que eles se movem a 8 km / h na água. Hipopótamos jovens nadam mais facilmente propelindo-se com chutes de suas patas traseiras.

Um hipopótamo jovem sobreviveu sendo jogado no mar durante o tsunami gerado pelo sismo no Oceano Índico em 2004 e foi encontrado em uma ilha próxima.

Os hipopótamos bebês nascem subaquáticos e pesam entre 27 e 50 kg, devem subir à superfície para a sua primeira respiração. Os jovens ficam muitas vezes nas costas de suas mães, quando a água é muito profundo para eles mergulharem e mamar.

Hipopótamos adultos vão normalmente à superfície para respirar a cada 3-5 minutos. Os jovens precisam de respirar a cada 2-3 minutos. O processo de pavimentação e respiração é automática e até um hipopótamo dorme e  sube para respirar sem acordar.

Observou-se que hipopótamos em situações adversas podem permanecer submersos até 30 minutos.Nesta situação, fecha as suas narinas.

Um hipopótamo submerso


Extinção

Três espécies de hipopótamos desapareceram de Madagascar, durante o Holoceno, uma delas há apenas mil anos. Uma espécie anã, minutos Phanourios, viveu na ilha de Chipre, Aetokremnos mas desapareceram no final do Pleistoceno. Houve alguma discussão sobre a possibilidade de criminalizar a intervenção humana.

Em 2005, a população de hipopótamos no Parque Nacional Virunga no Congo havia caído para 800 ou 900 animais, quando eram cerca de 29.000 em meados dos anos 1970, levantando preocupações sobre a sobrevivência da população . Esse declínio é atribuído aos danos causados pela Segunda Guerra do Congo. Acredita-se que caçadores são ex-rebeldes hutus, soldados congoleses mal pagos e as milícias locais. Há os caçadores por comida, mas também por ganhos financeiros. Um hipopótamo de três toneladas vale milhares de dólares. A venda de carne de hipopótamo é ilegal, mas quando ela chega de forma inesperada nos mercados vende tão rápido que é difícil para os funcionários do WWF para intervir. Os ambientalistas alertam que o hipopótamo pode rapidamente desaparecer do Congo. O abate dos animais no parque tem sido apoiada pelo Exército ruandês em parques naturais no Congo.

Um crânio de um hipopótamo, os super caninos, que é usado para lutar.

Fonte: jacotte26.forumactif.com e outros

Um comentário:

  1. Uma hipopótomo fêmea pode ter um filhote de seu próprio filhote já adulto? resposta para meu e-mail: valeriograciano@yahoo.com.br ou no gmail valeriograciano@gmail.com PRRECISO DESTA RESPOSTA URGENTE, POR FAVOR

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...