sábado, 30 de outubro de 2010

Fascinantes fatos sobre o hipopótamo

O bocejo do hipopótamo não é um sinal de sonolência ou tédio, mas na verdade é um gesto de ameaça, exibindo longos, grossos, dentes caninos afiados, ou presas, com o qual é capaz de morder um pequeno barco ao meio. Ser destemido protetor do seu território e jovens, hipopótamos mataram centenas de pessoas na África - mais do que qualquer outro animal selvagem.

Hippopotamus amphibius significa "cavalo de rio". O hipopótamo, pesa 1 800 kg (4.000 libras) e mais, vive na África, ao sul do Saara e ao longo do comprimento do rio Nilo, apesar de seu alcance, inclui a Ásia e grande parte da Europa . Os hipopótamos preferem rios com águas profundas e próximas a canaviais e pastos, mas também são encontrados em água salgada, áreas próximas da foz dos rios e dos lagos na África Central. Eles são vegetarianos, se alimentando de grama, frutas caídas e, ocasionalmente, em cultivos como cana-de-açúcar ou do milho durante a noite. Eles passam a maior parte do dia na água.

Embora não faça parte da Big Five, o hipopótamo é terceiro maior animal terrestre , um pouco menor, mas mais pesado do que um rinoceronte branco (o elefante é o maior). Apesar de seu enorme tamanho - 3 metros (12 pés) de comprimento, 1,5 metros (cinco pés) de altura, com uma boca medindo um metro e meio (dois metros) de diâmetro - o hipopótamo consegue fugir de um ser humano. Os berros de um hipopótamo  chega a 115 decibéis, soando como o rugido de um leão. (A baleia azul chega a até 188 decibéis).

Quase todos os exploradores e caçadores famosos Africano - Livingstone, Stanley, Burton, Selous, Speke, DuChaillu - tiveram percalços com os hipopótamos. Todos consideraram o hipopótamo um animal cruelmente mal-intencionado. Spencer Tyron, um caçador, foi morto enquanto caçava perto nas margens do Lago Rukwa, na Tanzânia. Um hipopótamo virou a canoa a partir da qual Tyron estava filmando, e mordeu a cabeça e os ombros.

Provas de DNA recentes sugerem que o hipopótamo é mais estreitamente relacionadas aos cetáceos (baleias e golfinhos) do que para qualquer outro artiodáctilo (biungulados mamíferos com casco).


http://didyouknow.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...