terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gnu, afinal que bicho é esse?

O rebanho de animais juntos pela segurança. Crocodilos enormes ficam à espreita para apanhar um animal no seu caminho. Imagem: ROUSE ANDY REX FEATURES 

O gnu (plural: gnus) ou wildebai, é um antílope do gênero Connochaetes. É um é um mamífero ungulado - possui cascos).


Gnus é o termo holandês para "besta selvagem" ou "vaca selvagem" e em africâner (vaca abelhas), enquanto Connochaetes deriva das palavras gregas konnos (barba) e khaite (cabelos soltos).

Connochaetes inclui duas espécies, ambas nativas da África : o gnu preto ou gnu-cauda-branca (C. Gnou) e o gnu azul ou tigrado gnu (taurinus C.). Gnus pertencem à família dos bovídeos , que inclui os antílopes, gado , cabras e outros biungulados chifres brancos ungulados.


Um gnu adulto pode chegar a1,27 m a 1,47 m na altura do ombro e pesam 265-600 kg (120-270 kg). Eles habitam as planícies e florestas abertas da África , especialmente as Serengeti National Park, um Patrimônio Mundial da UNESCO na Tanzânia, Masai Mara Game Reserve no Quênia e na Planície Liuwa Parque Nacional da Zâmbia. o Gnu ou Wildebeest pode viver mais de 30 anos.
Um crocodilo de 20 pés tenta agarrar esta gnus ...Imagem: ROUSE ANDY REX FEATURES /

Gnus são conhecidos por sua migração anual  para novas pastagens . Muitos documentários mostram gnus cruzando rios , ou sendo devorados por crocodilos ou afogando-se na tentativa. Apesar de se supor que essa migração é um frenesi e que o gnu cruza cegamente, pesquisa recente mostrou que uma manada de gnu possui o que é conhecido como uma " inteligência coletiva ", pela qual os animais exploram sistematicamente e superam o obstáculo conjuntamente.
Gnus são bem conhecidos por sua migração anual para novas pastagens. Muitos documentários sobre vida selvagem têm caracterizado este evento, que exibe um vasto número de gnus cruzando rios e morrendo em grande número à medida que tentam alcançar o outro lado, muitos dos quais são comidos por crocodilos. Embora seja comum pensar que isto é simplesmente uma loucura e que os gnus cruzam cegamente, pesquisas recentes têm mostrado um rebanho de possuir aquilo que é conhecido como uma "inteligência coletiva", pela qual o gnu explora sistematicamente e supera o obstáculo como um todo.
Os grandes predadores que atacam gnus em são leões , hienas , guepardos , leopardos e crocodilos, que fazem parecer os gnus presas fáceis No entanto gnus, são muito fortes e podem causar prejuízos consideráveis até mesmo a um leão. Gnus imprimem uma velocidade máxima de cerca de 64 km / h (40 mph) em uma corrida. A tática de defesa preliminar é de pastoreio, onde os animais jovens são protegidos pelos maiores e mais velhos, enquanto o rebanho é executado como um grupo. Normalmente, os predadores tentativa de cortar um animal jovem ou para o mal e atacar sem se preocupar com o rebanho. Wildebeest (GNUS) desenvolveram um comportamento sofisticado adicional cooperativo e os cientistas não estão certos de como é aprendido o comportamento e quanto é conectado ao DNA do animal. Por exemplo, durante a noite, os animais vão se revezando para dormir, enquanto outros ficam de guarda contra um ataque noturno de predadores invasores.


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo Cordados
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Alcelaphinae
Gênero: Connochaetes

Espécies
Connochaetes Gnou - gnus negros
taurinus Connochaetes - gnu azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...