sábado, 9 de outubro de 2010

Hipopótamos. Limpeza de pele e 'escovação' de dentes na mordomia


O casco de um hipopótamo tem quatro dedos palmados. Isso faz com que seja mais fácil para o hipopótamo andar na água. Com as passadas do hipopótamos, os cascos agitam a lama no fundo do lago ou do rio. Os peixes comem as criaturas que os hipopótamos escavam como seu movimentos.

O hipopótamo ajuda a outros animais de outras maneiras também. Ele abre a boca e deixa um tipo de peixe comer os alimentos que estão presos entre os seus dentes. Em contrapartida, o peixe limpa a pele do hipopótamo comendo algas (jee AL), ou pequenas bactérias, que se acumulam sobre ele.

Às vezes, as aves aquáticas, gansos e outras também ajudam hipopótamos. Sentam-se sobre o dorso do hipopótamo e comem insetos sobre sua pele.

Fish Cleaning a Hippo


Espécie de hipopótamos


O hipopótamo comum - é um dos maiores de todos os animais. Um macho adulto hipopótamo pode ser 5 pés (1,5 m) de altura no ombro (medindo da pata dianteira ao ombro) e 12 pés (3,7 m) de comprimento e pode pesar até 4 toneladas (3.630 kg). Suas pernas são curtas e grossas, e seu corpo redondo quase toca o chão quando caminha. Sua largura, pés de quatro dedos têm solas fortemente acolchoadas.

O hipopótamo tem uma grande cabeça e pescoço curto. Suas narinas estão no topo do focinho, largo arredondado, e os seus olhos e orelhas são inseridas altas na cabeça. Ele pode submergir todo de seu corpo por longos períodos, com apenas as narinas, olhos e ouvidos acima da água. De vez em quando, ele vai levantar a cabeça e abrir a boca enorme, mostrando presas longas curvas para cima do maxilar inferior. Quanto menor um par de incisivos centrais projetam para a frente como presas menores. O hipopótamo pode submergir a cabeça totalmente por alguns minutos, fechando as válvulas de suas narinas. Quando vem à tona, ele sopra um spray úmido e às vezes dá um ronco ensurdecedor.

O hipopótamo tem pele marrom-escuro que é careca, exceto para alguns poucos pêlos no focinho e nas orelhas, e no final de sua cauda curta. A pele, tem  tem 4 cm de espessura na parte traseira e nos lados, por vezes, segrega um líquido oleoso rosa.

O hipopótamo-pigmeu
É encontrado somente na Libéria e Serra Leoa. É raramente chega a mais de 75 cm de altura e pesa cerca de 180 kg. Tem uma cabeça proporcionalmente menor e pernas mais longas, e passa o seu tempo de vida na terra que faz o hipopótamo comum. No resto ele é semelhante ao seu parente maior na aparência e hábitos.

Os hábitos do hipopótamo
Hipopótamos vivem em manadas de 20 a 30. Eles não são agressivos, mas são lutadores perigosos se assustados ou atacados. Eles não são rápidos nadadores, mas em terra pode correr tão rápido quanto um homem. A fêmea tem um ou, raramente, dois filhotes por ano. Hipopótamos vivem 30 anos ou mais.

Hipopótamos alimentam à noite, principalmente de plantas e água. Eles costumam arruinar colheitas comendo grandes quantidades de plantas em crescimento e pisoteando as outras. Algumas tribos Africanas comem carne de hipopótamo e usam a pele para diversos fins. As presas são valorizadas como o marfim.

Fonte: animals.howstuffworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...