quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Materpiscis, o 1º animal a fazer sexo, dizem cientistas

Cientistas que examinam a região de Gogo, no oeste australiano, disseram que os fósseis de peixes encontrados na área indicam que a espécie foi a primeira a fazer sexo na Terra. As informações são do site da Discovery News.

Peixes fósseis datando de 380 milhões de anos atrás fornecem a primeira evidência física para o sexo íntima por cópula.


Um milhão de anos, mostrou uma amostra de 380 peixes fêmeas do gênero Materpiscis com um embrião ligado pelo cordão umbilical. Evidência sugere que estes peixes foram os primeiros animais a copular.

Os primeiros atos sexuais aconteceram no Período Devoniano, entre 400 e 410 milhões de anos atrás, segundos os cientistas. "Não era apenas procriação, mas também diversão", disse ao site John Long, vice-presidente de pesquisa do Museu de História Nacional de Los Angeles, Estados Unidos, participante da pesquisa.

Os cientistas estudaram embriões de fósseis. Pesquisas anteriores apontaram que uma fêmea de peixe do gênero Materpiscis foi a primeira mãe da história do planeta, após exame de fóssil de embrião ligado a um cordão umbilical. É a mais velha evidência de um animal dando à luz.

"Os peixes copulavam colocando uma estrutura localizada próxima às nadadeiras dentro da fêmea para depositar o esperma", explicou Long ao site. "É uma descoberta significante porque explica uma avançada forma de reprodução", completou.

2 comentários:

Sinta-se a vontade para comentar