terça-feira, 26 de outubro de 2010

Polvo 'profeta' Paul morre na Alemanha

Famoso por acertar resultados de oito jogos, molusco será cremado

O polvo Paul, que ficou famoso por acertar os resultados de oito jogos que "analisou" na Copa do Mundo, morreu na noite de segunda-feira, no oceanário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen. O molusco, que nasceu em 2008, teve morte natural e será cremado.

De acordo com Stefan Porwoll, diretor geral do oceanário, Paul deverá ser homenageado com um monumento no Sea Life, que virou atração turística em Oberhausen por causa da fama do "polvo profeta".

- Ele era muito querido por nós e fará muita falta. Como ele virou celebridade em vida, parece apropriado uma estátua para ele - afirmou o Stefan.

A previsão de Paul funcionava com potes de comida em seu aquário: ele era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que iriam se enfrentar. Nas oito partidas da Copa do Mundo que fez o ritual, Paul escolheu a seleção que acabou vencendo (todos os jogos da Alemanha e a final, entre Espanha e Holanda).

O molusco mais famoso do planeta era um polvo comum, da espécie Octopus vulgaris, encontrada no Mar Mediterrâneo e numa faixa do Oceano Atlântico que vai do Atlântico Norte à costa oeste da África.

- A direção e a equipe do Centro da Vida Marinha de Oberhausen ficaram devastados ao descobrir que o polvo oráculo Paul, que obteve reconhecimento global durante a recente Copa do Mundo, morreu durante a noite - disse o Sea Life em um comunicado nesta terça.

Após a Copa, o polvo recebeu várias propostas para mais previsões (o Sea Life chegou a cobrar R$ 34 mil para o molusco adivinhar o campeão da Fórmula 1), virou garoto-propaganda de um supermercado e teve seu nome registrado como marca na Europa. O oceanário de Oberhausen aproveitou a fama do animal para vender bichinhos de pelúcia do polvo e outros produtos, como camisas, canecas e sabonetes.

Em agosto, o molusco foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra para sede da Copa de 2018. Um mês depois, Paul recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal nasceu na Ilha de Elba, na cidade de Marina di Campo.

Ironicamente, logo após o Mundial vencido pela Espanha uma produtora chinesa anunciou o início das gravações do filme "O Assassino de Paul, o Polvo", com cenas na África do Sul e Pequim.

GLOBOESPORTE.COM

Celebridades comentam a morte do polvo Paul no Twitter
Luciano Huck, Tiago Leifert, Ronaldo e outros publicaram mensagens.
Polvo que acertou resultados de jogos da Copa morreu nesta terça (26).

A morte do polvo Paul, o animal que previu o resultado de partidas da Copa do Mundo de 2010, fez com que diversos artistas publicassem mensagens no Twitter. O tópico “Psychic Octopus" (polvo vidente, em tradução livre) é um dos temas mais comentados do serviço de microblog em todo o mundo nesta terça-feira (26).

Um dos famosos a publicar um comentário foi o apresentador Luciano Huck, que "brincou", dizendo que está de luto pela morte do polvo Paul. “Agora só resta a mãe Dinah! Luto”. Já o apresentador do programa Globo Esporte em São Paulo, Tiago Leifert, disse no micoblog que “Morreu o Polvo Paul. Ele bem que poderia ter avisado antes...”. A mensagem de Leifert foi republicada pela apresentadora Didi Wagner.

A atriz Fernanda Paes Leme brincou: “Polvo Paul descanse em PAZ!”. Ela continuou brincando: "Suspeita de assassinato no caso 'Paul, o polvo vidente'. Queima de arquivo porque ele sabia demais!". O atacante do Corinthians Ronaldo comentou no Twitter que o polvo Paul morreu antes de dar seu palpite para o resultado das eleições presidenciais no Brasil no próximo domingo, dia 31 de outubro. “morreu o Polvo Paul... Sem dar palpite para o vencedor do domingo que vem. Vamos ter q esperar pela apuração”.

O humorista Marcelo Adnet aproveitou o fato para fazer uma piada: "Polvo Paul será cremado, digo, grelhado". Outo humorista, o norte-americano Seth Meyers, do programa "Saturday Night Live", publicou uma mensagem dizendo que sentiria saudades do polvo Paul e publicou uma mensagem quando um ator fantasiado brincou com ele na entrega de um prêmio nos Estados Unidos.]
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar