sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Top 10 cobras mais inusitados e surpreendentes do mundo





Há cerca de 3.000 espécies de serpentes no mundo, desde sua aparição durante a era dos dinossauros que se adaptaram a diversos estilos de vida e evoluíram em muitos aspectos diferentes e muitas vezes bizarras. Vamos às dez das serpentes mais surpreendente e raro no mundo.


10 Cobra tromba de elefante


Do gênero Acrochordus, essa estranha cobra é encontrada principalmente na Indonésia, apesar de alguns parentes próximos também são encontrados na Austrália. Ela recebe o nome por causa de sua pele incomum, que é enrugada e flácida, e dá a impressão de ter tamanho muito grande para a cobra. um corpo robusto que lembra a tromba de um elefante. Elas podem crescer até 2,5 metros de comprimento. Serpentes do tronco do elefante são completamente aquáticos, e são praticamente impotentes na terra, não podem deslizar porque lhes falta a escalas grandes na barriga que são comuns à maioria das cobras, e uma ajuda importante quando se deslocam em terra. A Serpentes Tromba de elefante se alimentam de peixes, incluindo o bagre e enguias, falta-lhes o veneno, então elas utilizam a constrição para matar a presa, suas escalas com protuberâncias grandes é uma adaptação para o reter o peixe escorregadio.


9 Cobra tentáculo


Outra serpente aquática do sudeste da Ásia, esta é uma espécie bastante singular, o último membro sobrevivente de seu gênero. Sua característica mais notável são os estranhos tentáculos carnosos em seu focinho. Esses tentáculos são realmente mechanosensors altamente sensíveis, que permitem a cobra a detectar movimento na água e atacar em

qualquer infeliz peixe que nada nas proximidades. Outra característica interessante é a velocidade de ataque da Cobra Tentáculos é incrível, leva apenas 15 milissegundos para capturar sua presa. Mas os peixes têm reflexos incríveis e um ataque rápido, não é suficiente, às vezes, de modo que a cobra tentáculos usa um truque para fazer os peixes nadarem em direção ao perigo. Quando o peixe se aproxima, a cobra cria um pouco de ondulações em sua direção. Ele se baseia em uma emboscada, ancorando sua cauda e torcendo a frente do seu corpo em um distintivo forma de J. Assim, contorcida, ela aguarda, imóvel para um peixe a nadar. De todas as cobras, esta é a única conhecida de antecipar a reação de sua presa e agir em conformidade. Embora a cobra tentáculos seja venenosa , ela não representa nenhuma ameaça aos seres humanos. Ela é bastante pequena, com apenas 90 cm de comprimento. Assim como a Cobra Tronco do Elefante, é completamente aquática e não podem se mover em terra.



8 Cobra videira de nariz longo


Nativa do sudeste da Ásia, a videira de nariz longo é uma cobra predadora arbórea altamente avançada, ao contrário outras serpentes, tem uma visão binocular excelente, que permite atacar a presa com grande precisão. Seus olhos também são incomuns e horizontais, as pupilas em forma de fechadura. Como videira esconde o corpo dos predadores e presas (até mesmo a língua é verde claro!) E seu peso leve permite que se mova rapidamente através da folhagem e até mesmo chegar de um galho para outro com a metade de seu corpo no ar ! Elas se alimentam principalmente de lagartos e sapos, e embora sejam venenosas, elas não representam uma ameaça grave para seres humanos, a dor e o inchaço são os sintomas geralmente sentidos depois de uma mordida de uma cobra cipó, e os sintomas desaparecem em poucos dias.


7 Nasuta Langaha

Isso é facilmente um dos mais estranhos répteis do mundo. Assim como a Cobra videira da Ásia, a cobra Langaha (também conhecido como Cobra nariz de folha) é adaptada a um estilo de vida arborícola e se alimenta principalmente de lagartos. Sua característica mais interessante é, naturalmente, o "chifre" estranho ou a projeção em seu focinho. Ambos os sexos têm esse enfeite estranho, mas os machos e as fêmeas são muito diferentes uns dos outros; machos são amarelados e têm a pele lisa e pontiagudos "chifres", enquanto as fêmeas têm de aparência rude em escamas marrons e uma superfície plana, em forma de folha e cornetas serrilhadas. Este é um dos poucos casos em que uma cobra em que pode facilmente se saber se se trata de um macho ou uma fêmea à primeira vista. Serpentes nasuta Langaha são encontradas apenas nas florestas ameaçadas de Madagascar chuva. É venenosa e sua picada pode ser extremamente dolorosa para o homem, mas não fatal.



6 Atheris hispida (Pele áspera)

Encontrados nas florestas tropicais da África Central, essa víbora pequena, mas altamente venenosa é conhecida pelos seus olhos enormes e com quilha, cerdas, como escamas que lhe conferem uma aparência quase de penas, daí um dos seus nomes comuns, "víbora árvore de penas". víboras Atheris podem crescer até 75 cms de comprimento, sendo os machos mais do que as fêmeas (pouco usual entre as cobras). Como todas as víboras, a Atheris há muito tempo, presas retráteis na frente de sua mandíbula superior, não há antídoto para o veneno, o que provoca dificuldades de coagulação do sangue, dor e inchaço, e muitas vezes, a morte. Felizmente, estas cobras geralmente vivem longe dos assentamentos humanos, e portanto mordidas da Atheris são extremamente raras.


5 Víbora cornuda (Víbora-de-chifre)





Encontrados nos desertos do Norte de África e do Oriente Médio, víboras chifres são pequenos, geralmente com menos de 50 cms de comprimento. Eles geralmente têm um par de chifres sobre os olhos, mas há também alguns indivíduos que falta completamente, e, portanto, pode ser facilmente confundido com outras víboras. Eles são venenosos, mas sua mordida normalmente não é fatal para seres humanos. Quando ameaçados eles esfregam as bobinas em conjunto para produzir um som de aviso antes que elas ataquem. A víbora cornuda foi formalmente nomeado "cerastes Cerastes" em 1768, pelo naturalista austríaco Nicolaus Laurenti. Cerastes era um monstro da mitologia grega, uma serpente que se escondiam debaixo da areia no deserto e emboscavam qualquer criatura que passasse, utilizando seus chifres como um chamariz. Ironicamente, a víbora cornuda pode ter sido a inspiração da vida real para a mística Cerastes! Na verdade, a víbora cornuda caça, escondida sob a areia (deixando somente os chifres, os olhos e o nariz expostos) e marcante em qualquer pequeno animal (principalmente de roedores e lagartos) que se aproxima. observadores antigos podem ter exagerado o tamanho e a periculosidade da cobra, dando origem ao mito Cerastes, que lembrou Laurenti ao nomear a víbora cornuda séculos mais tarde. Os chifres da víbora cornuda, no entanto, não são utilizados como isca; até à data, ninguém sabe realmente em que os chifres são usados, ou porque algumas víboras têm chifres, outras não.


4 Cobra dente-de-sabre ou Asp Buraqueira

O nome da espécie é Atractaspis bibronii. Nenhuma lista sobre cobras Insólitas estaria completa sem a presença da Buraqueira O Asp buraqueira é uma pequena cobra da África, que passa a maior parte do seu tempo no subsolo. Ele se alimenta de roedores, e tem dentes afiados alargada que funcionam basicamente como dentes de sabre peçonhentos, projetando-se para fora da boca quando em uso. Isso significa que a Asp buraqueira pode morder sem sequer abrir a boca, que é muito útil, pois evita que entre sujeira a cobra na boca durante a luta. As presas também são flexíveis e podem ser movidos independentemente uma da outro, o que significa que a cobra pode apunhalar sua presa de lado, com uma presa, e uma vez que já matou sua vítima, ele pode usar as presas móveis ativamente para manipular o corpo da presa para facilitar a deglutição. Víboras buraqueiras são venenosas, e existem casos de crianças que morrem após a picada, entretanto, em adultos humanos o veneno geralmente não é letal. No entanto, devido às propriedades cardiotóxicos e necrose do veneno da cobra, e a sua capacidade de injetá-lo mais profundo do que outras cobras (devido à longa presa "dente de sabre"), manipular um asp buraqueira deve sempre ser evitado.


 3 Cobra Yamakagashi (Rhabdophis tigrinus)

Rhabdophis tigrinus, também conhecida como yamakagashi ou Cobra japonesa da água, esta espécie é encontrada principalmente na Ásia Oriental. É pequena, raramente ultrapassando um metro de comprimento, é muito tímida, tanto no fato de que elas eram considerados inofensivas por um longo tempo, até que alguém morreu de uma picada de yamakagashi nos anos 80. Felizmente, devido ao seu temperamento dócil, essas cobras são muito pouco prováveis de morder e mortes continuam extremamente incomum. Além disso, uma vez que suas presas venenosas estão localizados na parte de trás da mandíbula, não podem injetar seu veneno tão facilmente como outras cobras. Elas se alimentam principalmente de rãs e sapos. Suas cores são brilhantes, olham do tipo de normal, no entanto, elas têm um mecanismo de defesa muito interessante. Recentemente, descobriu-se que essas cobras se alimentam de sapos venenosos, elas não só são imunes ao veneno do sapo, mas podem "seqüestrar" esse veneno e armazená-lo em duas glândulas que elas têm no pescoço. Quando ameaçadas, os lançam o veneno do sapo armazenados nas glândulas do pescoço. Esta adaptação surpreendente, não só protege a cobra da maioria dos predadores, mas também permite salvar seu próprio veneno para a caça ao invés de desperdiçá-lo em algo grande demais para comer!


2 Serpente Voadora (Chrysopelea)

Serpentes voadoras são encontradas nas florestas tropicais da Índia e sudeste da Ásia, e, apesar de seu nome bastante alarmante, eles não podem voar. Eles são, no entanto, planadoras. Quando uma "cobra voadora" quer ir de uma árvore para outra, ele se lança para o ar, combinando a sucção em sua barriga e fazendo um movimento de ondulação lateral cobra cria em chupar seu estômago achatando o corpo em até duas vezes a sua largura de trás da cabeça até a abertura anal, que fica perto da final da cauda da cobra, faz com que a seção transversal do corpo da serpente assemelhar-se a seção transversal de um disco voador, assim provocando um achatamento e alargamento do seu corpo e transformando-se em uma alada pseudo-côncavo. Tão surpreendente que possa soar, essas Cobras são ainda melhores planadores que os esquilos voadores. Embora os esquilos possam deslizar até 60 metros de uma árvore para outra, a Cobra Voadora pode deslizar até 100 metros ou mais, e elas realmente "escorregam" em pleno ar, o que lhes confere uma melhor estabilidade e um certo grau de controle sobre sua "fuga" . Serpentes voadoras são venenosas, mas não é perigosa para os seres humanos. Eles se alimentam principalmente de lagartos e outros pequenos animais, e passam a maior parte do seu tempo em cima de árvores.


1 Cobra do mar

Serpentes do mar são sem dúvida as mais inusitadas de todas as cobras. Eles pertencem à mesma família como cobras e serpentes corais (Elapidae), mas eles se adaptaram a um estilo de vida completamente marinho, em algumas espécies, as adaptações são simplesmente incríveis. Existem 62 espécies reconhecidas até o momento, e elas são encontrados nos oceanos Pacífico e Índico, todas são extremamente venenosas, com algumas espécies, como a serpente do mar de bico, com o veneno até dez vezes mais potente que o de um cobra. Uma espécie de serpente do mar, a cobra do Mar Belcher, é considerado por especialistas como a mais tóxica de todas as cobras marinhas ou de outra forma. Felizmente, as serpentes do mar são geralmente dóceis e mortes a humanos são extremamente raras. A maioria das cobras do mar dão à luz filhotes vivos, isso significa que elas não precisam voltar à praia para desovar como as tartarugas marinhas fazem (exceto para algumas espécies). Como resultado, eles têm praticamente perdido as ampla escalas em sua barriga, que outras cobras usam para se mover em terra, e as cobras do mar são completamente indefesas fora da água. Algumas espécies são realmente tão bem adaptado para o mar, que podem até mesmo absorver o oxigênio diretamente da água, através de sua pele! Elas também possuem glândulas especiais na sua língua, que expelem o excesso de sal do organismo.

Há mais. Como as cobras marinhas usam seu veneno para caçar, não querendo desperdiçá-los mordendo predadores, e assim eles desenvolveram alguns métodos incríveis de defensa. Uma espécie de serpente do mar conhecida como o Lipped Krait possui um corpo amarelo, uma cabeça preta e uma cauda arredondada negra que se parece com a cabeça. A serpente caça sondando fendas e buracos em recifes de coral com a cabeça, o que significa que não pode ver os predadores ao fazê-lo, porém, como a cauda se parece tanto com a cabeça da serpente, potenciais predadores como os tubarões são enganados em acreditar que a cobra está alerta e pronta para atacar e, normalmente, deixam-na para evitar um esperado confronto. Mas talvez, a mais incrível serpente do mar seja a Golden Sea Snake. Esta espécie tem fotorreceptores em sua cauda, que lhe permite detectar as variações de luz e, eventualmente, detectar a aproximação de predadores durante a alimentação, como descrito anteriormente. É isso mesmo, em algum grau, a Golden Sea Snake pode ver com seu rabo! Até onde vai a evolução das serpentes do mar? Nós ainda temos muito a aprender sobre elas, mas mesmo o que nós sabemos é o suficiente para fazê-las ganhar o primeiro lugar nesta lista.

Fonte:listverse.com

Quer saber os significados de sonhar com cobra? Leia Sonhar com cobra. Significado




5 comentários:

  1. a cobra mais venenosa do mundo e a sogra

    ResponderExcluir
  2. acabei de assistir um filme que fala sobre a vibora cornuda chama-se o ataque das viboras. mto bom. achei a vibora cornuda linda , e é mto perigoza ne. mais otimo site esse :D

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...