quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cães são mais inteligentes que gatos

É uma questão que donos de animais têm perguntado desde que se começou a domesticar os nossos amigos peludos: Qual animal é mais inteligente, o cão ou o gato? Um estudo realizado no ano passado concluiu que os cães foram claramente vencedores , devido à sua capacidade de resolução de problemas - cães descobrem como puxar uma corda para ter uma recompensa, mesmo quando confrontados com duas cordas, enquanto que os gatos não entendem muito bem o conceito, de acordo com a Ciência Viva. E agora, um novo estudo sobre o tamanho do cérebro e do comportamento social parece confirmar os resultados, informa o jornal inglês Telegraph.


RIO - Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford acaba de comprovar o que todos os donos de cães já suspeitavam. O melhor amigo do homem é, de fato, bem mais inteligente que os gatos. O estudo, publicado na revista especializada 'Proceedings of the National Academy of Sciences' desta semana, avaliou a evolução cerebral de diversos mamíferos ao longo de 60 milhões de anos.

Os pesquisadores descobriram que a inteligência animal está diretamente relacionada a dois fatores. O primeiro é o grau de sociabilidade dos animais. Bichos que preferem viver em bando são mais espertos que os mamíferos solitários. O outro é o tamanho do cérebro em relação ao corpo.
"Os cães sempre foram considerados os animais mais sociais, enquanto os gatos gostam de seguir com suas próprias coisas sozinhos. Mas parece que a interação é boa para o cérebro e se estende a outras espécies, como nós.. "
- Os cachorros sempre foram considerados mais sociáveis que os gatos. Descobrimos que esta interação maior entre alguns animais, como os cães, estimula o desenvolvimento cerebral - explica a pesquisadora Susanne Shultz, coordenadora do estudo.

Segundo ela, a pesquisa comprova que a sociabilidade ajudou a aumentar as conexões cerebrais dos cães ao longo dos anos.

- Espécies com um maior grau de sociabilidade evoluíram muito mais rápido que as solitárias.

De acordo com Susanne, o estudo comprovou também que os cães, ao contrário dos gatos, tem uma boa capacidade de resolver problemas.

O Globo e outros

Um comentário:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...