quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Espanto: Grilo é a espécie com o maior testículo do mundo em relação ao próprio peso

NOVA YORK - Pesquisadores das universidades de Cambridge e Derby afirmam que o grilo da espécie Platycleis affinis tem, proporcionalmente, o maior par de testículos do mundo. Os testículos do inseto representam nada menos do que 14% de sua massa corporal, mostra estudo publicado nesta quarta-feira na revista 'Biology Letters'. Em segundo lugar está a mosca Drosophila bifurca, com testículos que são 10,6% de sua massa.

- Não conseguimos acreditar no tamanho do órgão. Ele parece preencher toda a cavidade abdominal do grilo - afirma o cientista Karim Vahed, coordenador do estudo e professor da Universidade de Derby.

Vahed quer descobrir por que esta espécie tem testículos tão grandes. Pesquisas sobre evolução indicam que o tamanho do órgão está ligado ao comportamento sexual das fêmeas da mesma espécie. Quanto maior o testículo, maior o grau de promiscuidade entre os animais.

- Teoricamente, testículos maiores indicariam uma produção maior de espermatozóides. Mas este não é o caso do grilo.

O bushcricket tuberosa (Platycleis affinis) tem testículos que equivalem a 13,8 por cento da sua massa corporal - o equivalente a um homem transportando testículos de porte de pneus pesando 10 quilos (22 libras).
"Não pude acreditar no tamanho destes órgãos. Pareciam preencher todo o abdômen", disse Karim Vahed, ecologista comportamental da Universidade britânica de Derby.

Foto lançado em 08 de novembro pela Royal Society mostra umbushcricket tuberosa (Platycleis affinis), que tem o maior testículos em relação à massa corporal comparado a qualquer criatura no mundo. O bushcricket tuberosa (Platycleis affinis) tem testículos que equivalem a 14 por cento da sua massa corporal - o equivalente a um homem adulto transportando  testículos pesando cerca de 10 quilos (22 libras).



O Globo e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...