domingo, 26 de dezembro de 2010

Aranhas macho preferem fazer sexo com virgens

Estudo realizado por cientistas da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, publicado na revista Animal Behavior aponta que aranhas do sexo masculino que só podem ter relações sexuais uma ou duas vezes na vida preferem tê-las com aranhas fêmeas virgens. Se a aranha é virgem, torna-se mais interessante do que por seu porte.

Muitas aranhas têm apenas uma oportunidade de sexo na vida porque há fêmeas que comem o macho após a cópula. Os que escapam, têm apenas mais uma chance de relação sexual. Isso ocorre porque, durante o sexo, o macho intencionalmente solta uma de suas duas genitálias dentro da fêmea, para evitar que ela fique grávida de outras aranhas.

Os estudos surpreenderam os cientistas, que também descobriram que fêmeas maiores tendem a ser mais férteis, e por isso imaginavam que seriam as preferidas dos machos.

Ao colocarem 42 fêmeas junto a 21 machos - duas para cada um - os cientistas perceberam que a maioria se dirigia à virgem - a outra não era, mas tinha porte maior. As aranhas virgens soltam feromônios* que alertam os machos sobre sua situação.

*Os feromônios ou feromonas são substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie (intraespecífica), permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações específicas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço físico ocupado pelo excretor. Existem vários tipos de feromônio, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros.

Com informações do site LiveScience.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar