segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Qual animal é mais inteligente - cão ou gato?

São os cães mais espertos do que gatos, ou gatos são mais inteligentes que cães? Kate Douglas da New Scientist detalha os resultados de estudos recentes concebido para medir a inteligência de cão e gato. Alguns dos destaques são os seguintes.

Cérebros: Os gatos têm mais capacidade de processamento do que os cães
Embora o tamanho do cérebro não seja um bom indicador de inteligência, o número de neurônios do córtex é. Nesta medida, os gatos têm a vantagem sobre os cães, com 300 milhões de neurônios no córtex de um gato em comparação com 160 milhões em um cão. Isto sugere que os gatos têm mais capacidade de processamento de informação (Roth & Dicke, 2005).

Compreensão: Cães e Gatos Respondem a Gestos Humanos na Comunicação Social
Cães inteligentes podem mostrar um impressionante nível de entendimento, com uma capacidade de seguir apontando gestos feitos por humanos e usar os seus olhares, para trazer objetos ou situações a atenção de seus proprietários (Douglas, 2009). Embora a evidência sugere que os gatos são cognitivamente semelhantes a cães (por exemplo, eles são igualmente capazes de usar gestos humanos apontando como uma pista para localizar o alimento), porque eles geralmente não são motivados, nem complacentes quando se trata de participação em pesquisas, é difícil aferir o seu nível de entendimento (Miklósi et al., 2005).


Solução de Problemas: Caninos são afetados pela hierarquia de dominância
Os cães foram submetidos a investigação muito mais do que os gatos e os gatos não fazem uma boa pesquisa temas dada a sua falta de motivação para agradar, por isso não se sabe muito sobre suas habilidades de resolução de problemas. No entanto, a capacidade de resolver problemas de cães também podem ser difíceis de determinar, porque eles tendem a confiar em seus proprietários a assumir um papel de liderança. Os caninos muitas vezes olham para os seus proprietários para resolver problemas logísticos, em vez de tomar a iniciativa, o que pode levá-los a um mau desempenho em tarefas de resolução de problemas a menos que seus proprietários os incentivem (Douglas, 2009).

A pesquisa mostrou que um cão subordinado, normalmente têm melhor desempenho, depois de testemunhar um outro cão engajado no comportamento desejado para resolver problemas, e que ambos os cães subordinados e dominantes fazem melhor depois de ver um ser humano resolvendo o problema. Isto ilustra a importância da hierarquia de dominância na aprendizagem canina e desempenho (Pongrácz et al., 2007).

Vocalização - os cães têm o intervalo, os gatos sutileza
Dado que os gatos não costumam miar a outros gatos e lobos adultos raramente, é provável que as vocalizações dos animais de companhia surgiu devido a um desejo de se comunicar com os seres humanos e, portanto, pode ser um reflexo da inteligência social. Caninos ter mais flexibilidade vocal quando se trata de indicar o tom, freqüência, faixa de comprimento, tonalidade, e outros fatores, por isso são mais capazes de comunicar seus sentimentos e intenções (Douglas, 2005). Mas estudos mostraram que as vocalizações gato tem algumas características interessantes e incomuns.

Novas evidências sugerem que os gatos são capazes de ronronar com uma frequência que tem um efeito subliminar semelhante ao do ser humano é um bebê chorão. Este ronronar, conhecido como o "ronronar de solicitação", é um pouco diferente do ronronar regular e é usada para pedir comida (McComb et al., 2009). Há também evidências de que o ronronar proporciona alívio da dor e acelera o processo de cicatrização.



Percepção - Sentidos do gato são mais poderosas que as dos cães
Os gatos e cães têm sentidos muito melhores de audição e olfato que os seres humanos, mas um gato pode ouvir os sons que vão desde 45-64,000 hertz, enquanto que um cão só pode ouvir num raio de 67-45,000. Além disso, o gato médio tem mais receptores de cheiro que o cão médio (algumas raças de cães, como o cão de caça, são as exceções a esta regra). Além disso, os gatos têm uma vantagem sobre os cães quando se trata de visão noturna, porém os cães podem ver melhor na luz baixa do que seres humanos (Douglas, 2005). Os sentidos bem desenvolvidos de gatos pode explicar porque muitas vezes eles aparecem para ver, ouvir ou cheirar coisas que as pessoas (e até mesmo cães) não consegue perceber.

Inteligência Varia entre animais individuais
É difícil determinar como os gatos e os cães são inteligentes, porque em ambientes naturais, elas se aplicam a sua inteligência para os problemas que são importantes para cães e gatos, e não aqueles de interesse para os seres humanos. Além disso, as pessoas que passaram tempo com muitos gatos ou cães devem ter notado que alguns são mais inteligentes do que outros. Cada espécie tem seus gênios, bem como seus estúpidos membros. O mais inteligente dos gatos é provavelmente muito mais inteligente que o cão mais estúpido, e vice-versa, porque os animais individualmente variam amplamente baseados na genética, experiência e outros fatores.



Fonte: suite101.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...