sexta-feira, 11 de março de 2011

As corujas estão mudando de cor na Finlândia, dizem cientistas

Cientistas na Finlândia afirmaram que os invernos mais quentes dos últimos anos está fazendo com que alguns de corujas do país para mudar de cor. A pesquisa feita na Universidade de Helsínquia, sugere corujas marrons são mais capazes de sobreviver ao clima mais quente que o cinza-corujas penas. Victoria Gill relatórios.

corujas pode ser marrom ou cinza
Apesar do seu nome, tawny corujas realmente vêm em duas cores. E na Finlândia, o congelamento, invernos com muita neve dão cinza pálido aves uma vantagem de camuflagem sobre os seus mais escuros marrom-emplumadas homólogos . Mas como o inverno finlandês obter mais leves , as corujas cinzentas estão desaparecendo.

A equipe da Universidade de Helsinque reuniu anos no valor de 30 e de população de dados genéticos sobre corujas. Eles descobriram que os pássaros herdou sua cor da plumagem de seus pais. O tawnys cinza, assim sendo melhor escondido predadores na neve, parece ser dotado de outras vantagens genéticas que os tornam mais saudáveis ​​e mais fortes. Mas, apesar disso, a população coruja marrom está ultrapassando o dos cinzentos, porque os invernos mais quentes têm melhorado marrom 'corujas chances de sobrevivência.

O pesquisador chefe, Dr. Patrik Karell, disse que isso mostrou que as aves estavam evoluindo em resposta à mudança climática, assim que o tawny coruja pool genético está realmente ficando marrom. Esta é a primeira evidência da mudança do clima ter esse efeito no reino animal .

Victoria Gill, da BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar